You are on page 1of 7

Física e Química A – 11ºano Teste (26/03/2012

)
Duração do teste: 60 minutos Nome: ______________________________________________________ Professor: ____________________________________________ Classificação

Versão 1

1

Determine a energia mecânica que a rapariga possui quando se encontra parada no início do escorrega.2 . Determine a velocidade com que a rapariga chega à base do escorrega. 1 . é lançada para a piscina. (Nota: Sugere-se a escrita das equações das posições para os movimentos segundo o eixo dos xx e segundo o eixo dos yy.2 . analisaram-se as condições de segurança que deveriam ter os escorregas de um parque aquático. O telescópio espacial Hubble é o maior observatório que alguma vez foi colocado em órbita. Determine a altura.2 .2 . 1 . 1 . 1 .) 2 . a que a base do escorrega se encontra da superfície da água. (D) A profundidade da piscina onde a pessoa cai após sair do escorrega é independente da altura h0. Aquando um salto para a piscina.4 .1 x 104 Kg. Considere desprezáveis todos os atritos até a rapariga entrar na água.8 x 103 m/s e está a uma altitude de 6. Para isso. (B) Quanto maior o valor de v. maior o valor de v.1 . Tem massa 1. considerando a pessoa um projéctil horizontal. relacionou-se a altura (h0) do escorrega com a velocidade (v) adquirida por uma pessoa quando atingia a sua base e esta velocidade com o alcance horizontal (A) que essa pessoa teria. quando este termina. 1 . velocidade orbital 7. 1 . (C) O valor da velocidade com que uma pessoa chega à água não depende do valor de v. Recorde as conclusões obtidas na referida actividade e responda às questões que se seguem. (E) A massa da pessoa não influencia a energia cinética com que ela chega à base do escorrega.2 .3 .1 . maior o valor de A.1 . h. Classifique cada uma das seguintes frases como verdadeira (V) ou falsa (F). Analise agora o caso concreto do escorrega da figura seguinte: Considere que uma rapariga de 50 kg desliza.2 . 2 .11 x 105 m da superfície da Terra. (A) Quanto maior o valor de h0. sem atrito. ao longo do escorrega e. Verifique se a velocidade calculada na alínea anterior depende da massa da rapariga.

3 . enquanto descreve a sua órbita. a que corresponde uma determinada nota musical.2 . M). se a altitude acima da superfície da Terra se reduzisse a metade e o valor da velocidade orbital também se reduzisse a metade. se a altitude acima da superfície da Terra se mantivesse constante e o valor da velocidade orbital se reduzisse a metade. o valor da força… (A) duplicaria. uma vez que emite um som puro. (D) reduzir-se-ia a um quarto. (C) reduzir-se-ia a um quarto. 3 . fazendo vibrar as partículas constituintes desse meio em torno das suas posições de equilíbrio. em consequência do sinal sonoro emitido pelo diapasão. enquanto descreve a sua órbita em torno da Terra. O diapasão (figura 3) é um pequeno instrumento metálico muito utilizado na afinação de instrumentos musicais. G. se a altitude acima da superfície da Terra se mantivesse constante e o valor da velocidade orbital duplicasse.1 . (B) duplicaria.3 . Calcule o valor da resultante das forças que actuam no telescópio Hubble. se a altitude acima da superfície da Terra aumentasse para o dobro e o valor da velocidade orbital se mantivesse constante. Escolha a opção que complete correctamente a afirmação seguinte. gerando uma onda sonora. 2 . 2 .2 . O sinal sonoro produzido pelo diapasão propaga-se através de um determinado meio. Comparando com F. Admita que F é o valor da resultante das forças que actuam no Hubble. com uma frequência bem definida. Deduza a expressão que traduz o raio do movimento orbital do telescópio em torno da Terra em função de (T. A figura 4 refere-se a uma onda sinusoidal e traduz a periodicidade temporal do movimento vibratório de uma partícula do ar.

A equação que exprime a posição. (G) A frequência de vibração de uma partícula do ar é de 425 Hz. (F) A velocidade de propagação do sinal aumenta se a amplitude da vibração diminuir. Um satélite descreve periodicamente uma órbita circular em torno da Terra.Considere que a velocidade de propagação deste sinal no ar tem módulo igual a 340 ms-1.0 s. exercida pela Terra (T) sobre o satélite (S) . Uma partícula de um meio em que se propaga uma onda efectua um movimento oscilatório harmónico simples.0 × 10–2 sin (24π t) (SI). (B) (C) (D) 5 . x. 4 . (A) A distância entre duas partículas do ar que se encontram no mesmo estado de vibração é de 10 nm. em função do tempo. estando sujeito apenas à força gravítica exercida pela Terra. (D) Uma partícula do ar afasta-se. (H) No ar. Seleccione o diagrama que representa correctamente a força.68 m. 4 . da partícula que efectua este movimento. e a velocidade. no máximo. (A) . durante o seu movimento em torno da Terra. a onda sonora tem um comprimento de onda de 0. (B) O período de vibração de uma partícula do ar é de 1. (C) No ar. Relativamente à situação descrita.0 × 10-3 s. classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes. o sinal emitido percorre 1700m em 5. 10 nm em relação à sua posição de equilíbrio. (E) O produto do comprimento de onda pela frequência de vibração é constante e igual a 340ms-1. do satélite. t . é x = 2.

Calcule a velocidade angular.1 0 . Qual o número de voltas por minuto? Determine o ângulo que o comboio descreve numa volta completa. Seleccione a alternativa CORRECTA. 6 . Calcule a frequência do comboio em Hz. Um comboio eléctrico de brincar. 6 . O comboio leva 100 s a dar 10 voltas à pista. Qual o valor da fracção de volta que o comboio dá num segundo. 6 . em radianos. 6 . 6 . (A) A amplitude do movimento é de 24 m. 6 . As configurações das linhas ocorreram num intervalo de tempo inferior a metade do período e estão separadas 0.5 m. Determine a rapidez com que o comboio se desloca.2 . (C) O período do movimento é de 2. (C) O valor da velocidade de propagação desta é 100. 7 . Determine o ângulo que o comboio descreve num décimo de volta. 6 . de massa 1 kg. (A) O valor da amplitude é de 16 cm.10 s. Caracterize a força resultante que actua sobre o comboio. (B) O comprimento de onda é λ = 10 m.Seleccione a alternativa CORRECTA.9 .4 . 7 .1 .5 . (D) A frequência angular do movimento é de 24 s–1.0 m/s.6 . 5 . 6 .1 . descreve uma trajectória circular de raio 0.0 × 10–2 s.7 . Indicar o período do movimento.3 . 6 . (B) A frequência angular do movimento é de 24 π rad s–1. A Figura representa o gráfico de posição-espaço do movimento no sentido do eixo dos xx de uma corda sujeita a pulsos periódicos de igual intensidade. 6 . 6 .8 . Calcule o espaço percorrido pelo comboio durante 5 minutos.

Sobre estes dois sons pode afirmar-se que (escolha a opção correcta): (A) A frequência fundamental de B é superior à frequência de A. 1 0 . 6 .(D) A frequência de vibração é 0. Considere as ondas de pressão de dois sons. a partir do instante representado pela curva a tracejado. 9 .2 . (D) A altura do som. Considere três sons. cujas ondas de pressão estão representadas na Figura. em determinados momentos é normal os intérpretes de vários instrumentos estarem a tocar a mesma nota musical. 7 . A característica que nos permite distinguir qual o instrumento que está a tocar é (escolha a opção correcta): (A) O timbre. (B) O som A é o mais fraco. (C) A frequência. Quando uma orquestra filarmónica toca um concerto. (C) O som A pode ter sido produzido por uma guitarra. (D) O som B é apenas constituído por um som harmónico. A. poderia ser (escolha a opção correcta): 8 . além da frequência fundamental. (B) A intensidade. Classifique as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F): (A) Os três sons são complexos. (B) A frequência fundamental de B é igual à frequência de A. A e B. (C) O som A é o mais grave.4 Hz. B e C. (D) O som C é o mais intenso. representadas na Figura. A equação que poderia descrever o movimento da partícula situada na posição x = 0.

7 . (Despreza a resistência do ar). 2 . 3 . O valor da velocidade no instante antes de atingir o solo. para cima com velocidade inicial de módulo 10 m/s. A altura máxima atingida pela pedra. 1 1 . verticalmente. Um rapaz lançou uma pedra. 1 1 . 1 1 . O tempo de subido. O tempo necessário para a pedra passar de novo junto do rapaz e o valor da velocidade nesse instante. Determina: 1 1 . A pedra sobe e depois cai em queda livre até atingir o solo.(E) Os sons B e C podem ser harmónicos de A. 1 1 . 4 . 1 . do terraço de um edifício a 45 m do solo.