You are on page 1of 4

Resumo de Química – 3º Teste Periódico

Isômeros: Compostos de mesma fórmula molecular que apresentam
propriedades diferentes devido a fórmulas estruturais diferentes. Ex.: C 2H6O pode ser CH3 – CH2 – OH (um álcool) ou CH3 – O – CH3 (um éter).

Isomeria Plana: ocorre quando a diferença entre os isômeros pode ser
explicada por fórmulas estruturais planas. Os casos mais comuns dela são: isomeria de cadeia, de posição, de compensação (metameria), de função e tautomeria. 1. Isomeria de Cadeia (ou de Núcleo): é aquela em que os isômeros têm cadeias (ou núcleos) diferentes.

2. Isomeria de Posição: ocorre quando os isômeros têm a mesma cadeia carbônica, mas diferem pela posição de ramificações ou de ligações duplas ou triplas. Nesse tipo, os isômeros pertencem sempre à mesma função química.

3. Isomeria de Compensação (ou Metameria): ocorre quando os isômeros diferem pela posição de um heteroátomo na cadeia carbônica.

Isomeria Geométrica (ou cis-trans): pode acontecer em compostos com duplas ligações ou em compostos cíclicos:  Compostos com duplas ligações: Os compostos apresentam ao menos uma dupla ligação entre os átomos de carbono e dois ligantes diferentes em cada carbono de dupla. No isômero cis.OH) ligada a um carbono com uma ligação dupla. Ela divide-se em geométrica (cis-trans) e óptica. Isomeria de Função (ou Funcional): ocorre quando os isômeros pertencem a funções químicas diferentes 4. Os casos mais comuns são entre: aldeído e enol. No isômero trans.  Composotos cíclicos: O composto deve apresentar pelo menos dois átomos de carbono do ciclo com dois ligantes diferentes. Os isômeros cis e trans diferem pela fórmula espacial. Tautomeria: é o caso particular de isomeria funcional em que os dois isômeros ficam em equilíbrio químico dinâmico. cetona e enol. os ligantes iguais ficam em lados opostos ao palno da dupla. Isomeria Espacial(ou estereoisomeria): é aquela que somente pode ser explicada por meio de fórmulas estruturais espaciais. os ligantes iguais ficam do mesmo lado do plano da dupla ligação. O enol é caracterizado pela presença de uma hidroxila (. .4.1.

sendo os desvios “anulados”).  Para apresentar tal isomeria.  O composto pode ainda não apresentar desvios.Isomeria Óptica: substâncias que têm a propriedade de desviar o plano de vibração da luz. o reflexo mostrado é o da direita.  O desvio na luz polarizada (é a luz que apresenta ondas eletromagnéticas vibrando num único plano) pode ser para a direita (dextrogiro) ou para a esquerda (levogiro). o composto precisa de pelo menos um carbono quiral ou assimétrico. .  Carbono Quiral (assimétrico): ter os quatro ligantes diferentes  Essa assimteria é parecida com a de um espelho. formando uma mistura racêmica (50% de dextrogiro e 50% de levogiro. esses desvios são chamados de opticamente ativos (enantimorfos). sendo assim chamados de opticamente inativos. quando você coloca a mão esquerda em frente ao espelho. apresentando as mesmas propriedades e o angulo oposto de desvio.

 O número de isômeros opticamente ativos (IOA) em um composto com vários carbonos assimétricos diferentes é dado por: 2n.  O número de isômeros opticamente inativos (IOI) em um composto com vários carbonos assimétricos diferentes é dado por: 2n/2 = 2n-1. racêmico (compensação externa) e o meso (compensação interna).: Aprovado pela Professora Eloísa! Quaisquer dúvidas podem me procurar! Aluno 3040 Eliezer . Ex. IOA = 8 e IOI = 4  Quando um composto tem dois carbonos assimétricos iguais. ele irá apresentar 4 tipos de desvio: dextrogiro. levogiro.