You are on page 1of 9

6º ano - ATIVIDADES- FÁBULA "O LOBO E O CORDEIRO" As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens

que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento. O LOBO E O CORDEIRO

Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato. Eis que se avista um lobo que por lá passava em forçado jejum, aventureiro inato, e lhe diz irritado: - "Que ousadia a tua, de turvar, em pleno dia, a água que bebo! Hei de castigar-te!" - "Majestade, permiti-me um aparte" - diz o cordeiro. - "Vede que estou matando a sede água a jusante, bem uns vinte passos adiante de onde vos encontrais. Assim, por conseguinte, para mim seria impossível cometer tão grosseiro acinte." - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado. - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?" - "Ah, não? Então deve ter sido teu irmão." - "Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano." - "Então, algum parente: teus tios, teus pais... Cordeiros, cães, pastores, vós não me poupais; por isso, hei de vingar-me" - e o leva até o recesso da mata, onde o esquarteja e come sem processo. A razão do mais forte é a que vence no final (nem sempre o Bem derrota o Mal). La Fontaine 1. Responda às questões de acordo com o texto.

a) “Um cordeiro matava a sede nas águas limpas de um regato”. a) regato b) jejum c) aventureiro d) inato e) aparte f) jusante 7. Uma fábula é narrada em 3ª pessoa. b) “Seria impossível cometer tão grosseiro acinte”. 3. Essa caracterização é importante para a história? 4. Observe as falas a seguir e informe de quem é cada uma delas. o narrador não participa da história.a) b) c) d) e) Quem são as personagens? O que o texto fala sobre elas? O que o lobo diz ao cordeiro quando o vê bebendo a água? O que o cordeiro respondeu ao lobo diante o que ele falou? Que fez o lobo com o cordeiro? 2. A linguagem utilizada no texto é formal ou informal? Retire um fragmento que comprove sua resposta. A forma como o lobo se dirige ao cordeiro é a mesma a ele? O que demonstra essa forma de tratamento? 5. Releia o primeiro parágrafo do texto e localize as palavras que permitem caracterizar o LOBO e a ÁGUA. isto é. 6. 8. Reescreva as frases a seguir com outras palavras. 2 g) acinte h) recesso i) esquarteja . sendo portanto. Pesquise o significado das palavras a seguir usando o dicionário. um narrador-observador.

Ouvindo tais palavras. Mestra Raposa. Tão lindo é: uma beleza alada! Fora de brincadeiras. "se eu não era nascido?" 9."Mas como poderia" . e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado”."Peço-vos perdão mais uma vez. Que elemento o narrador usa para mostrar o diálogo entre as personagens? Fábulas de la Fontaine: O Corvo e a Raposa Mestre Corvo. e a voz quer mostrar: Abre o bico e lá vai o queijo pelo ar! A Raposa o agarra e diz: . Esta lição vale um queijo. pois eu não tenho mano. Jurou. No bico segurava um belo queijo.Senhor. tarde demais noutra igual não cair." d) . É de certeza o Rei da Bicharada. não acha? O Corvo.a) Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato. b) . Assim lhe diz em tom entusiasmado: . Alberta Menères 3 . atraída pelo cheiro. Tradução e adaptação de M. envergonhado. vendo o queijo fugir."Mas turvas. mas deve ser engano.Olá! Bom dia tenha o senhor Corvo. que feliz O Corvo fica. numa árvore poisado. c) .pergunta assustado o cordeiro -. Aprenda que o vaidoso se rebaixa Face a quem o resolve bajular. se o seu canto Tiver das suas penas o encanto.

13. 14. que beleza de plumas! Oxalá pudesse ouvir a tua voz. bom trabalho para todos.1..vendo o queijo fugir/" 7.. 4. Então.com Asas. 10. 9. a) Alada .." 18. O corvo não só acreditou no falso elogio como ainda quis mostrar como era verdadeiro. 12... "Olá.. 1. Os Sons dos Animais Regougar Crocitar Assobiar 4 .Ui. 14 e 15 encontra-se a moralidade da Fábula. o Corvo abre o bico e o queijo cai. 17. abrindo o bico que segurava o queijo.Ah. 6.. aqui repleta de ironia. perdi o meu belo queijo! 19. Ela cativou o corvo elogiando a sua suposta beleza.. 16. 13. acreditase facilmente num elogio que nos façam. O Corvo sente-se envaidecido. 3.exprime uma saudação.Derivada por prefixação e sufixação."" .elogiar com falsidade. "Se o seu canto/ tiver das suas penas o encanto/" 5. Nos versos 13. 3. 4. a manha e a insinceridade são características atribuídas à raposa. 11. A moralidade da fábula consiste em mostrar como a vaidade nos faz aceitar a bajulação que apenas pretende explorar-nos. En + vergonha + ado .. Neste texto. ". as características mais evidentes são a arte de mentir e de se aproveitar das fraquezas alheias para os seus próprios fins. A raposa sentiu-se atraída pelo queijo. Sim: "O Corvo. Corvo-fêmea. Quando se é vaidoso. 8. A raposa fica com o queijo.. b) Bajular . 2. 15. O Corvo e a raposa intervêm nesta fábula. 2. O Corvo é elogiado pela Raposa. Sentiria a justiça escondida dentro daquela fraude e trataria de rejeitar a vaidade. mesmo que este não só não seja sincero como ainda pretenda manipular-nos para fins inconfessáveis. A esperteza. "Olá" .

enquanto a Cegonha bicava em vão no líquido. Dias depois foi a vez de a Cegonha retribuir o gesto. . num prato raso.respondeu a Cegonha. enfiando o comprido bico pelo gargalo. . Serviu-lhe a sopa num jarro largo embaixo e estreito em cima. um pitéu de que ambas gostavam muito. .perguntou.Não achas? 5 .Estás a gostar da minha sopa? . . vendo a Raposa lamber a sopa com um ar todo deliciado.exclamou a Cegonha. querida amiga! . se nem consigo comer? .Grasnar Coaxar Cacarejar Grunhir Ladrar Miar Mugir Palrar Relinchar Rugir Uivar Zumbir Zurrar A RAPOSA E A CEGONHA Um dia. a Raposa convidou a Cegonha para jantar e serviu-lhe sopa.Hummmm. está deliciosa.Como posso saber. pelo que convidou a Raposa para comer com ela na sua casa à beira do lago. sem conseguir comer nada.

pelo que devemos ter muito cuidado com aquilo que fazemos aos outros 2. 6 ..! MORAL: Por vezes pagam-nos na mesma moeda.gargalo. 4... uma vergonha! E o pior deste caso É que as mandou servir num prato raso. II 1...Não te achei graça nenhuma... Dias mais tarde." ". se despediu da Cegonha...diz por palavras tuas o que é uma fábula. Tentou várias vezes sem sucesso até que.Claro que a Raposa não achava nem podia achar nada. Foi a vez de a cegonha a convidar. Dona Cegonha bem estendia o bico: Debicou.deliciado." 2Palavras Resmungando Deliciosamente Retribuir Infeliz Prefixo Sufixo 3..Qual é moralidade desta fábula? 6.Classifica o narrador do texto. resmungando entredentes: . pois o focinho não passava pelo gargalo estreito do jarro.razo. mas não comeu fanico. E a raposa atrevida Lambeu as papas todas de seguida.Caracteriza as personagens do texto. bastante mal humorada..Diz os antónimos de: ". para se vingar. debicou...Diz 4 palavras da família de : Fome A RAPOSA E A CEGONHA Teve um dia a raposa a fantasia De convidar para a ceia a Comadre Cegonha." ".O que fez a cegonha depois de ter sido humilhada pela raposa? 5. 3. A raposa é mesquinha: só havia Umas papas de milho..

Como consegue a cegonha dar uma lição à raposa? Transcreva a passagem do texto que resume essa lição. Entrou. 1. Editorial Verbo 1. Lá foi bater à porta da cegonha. Justifique. Que a raposa anda sempre esfomeada. As fábulas de La Fontaine farão sempre parte do nosso imaginário.5. Serviram-lhe o pitéu.7. De rabinho entre as pernas e de orelha caída. «Eu não sou de cerimónias.3. muito mais que colocar animais na nossa pele.1. O bico da cegonha. Do apetite não lhes digo nada. 1. 1. cumprimentou muito risonha. Numa vasilha de gargalo esguio. 2 . os “animais” que somos. Caracterize a raposa. Fábulas. após o jantar oferecido pela sua comadre? 1. E toda se lambia Ao cheiro que sentia Da vitela guisada. refira a que sintetiza a moral implícita desta fábula. à hora em ponto. recorrendo. o conto é para vocês. Manhosos aldrabões. La Fontaine. Já ficam avisados: Há-de chegar-lhes. A fábula. Quais terão sido os sentimentos da cegonha. Classifique o narrador quanto à sua presença. corrida.6. Mas o focinho da comadre era de outro feitio. é a forma mais simples de vermos. Das opções apresentadas. Lá voltou em jejum para casa.«Com muito gosto». 1. para a castigar. 1.4. ora essa!» E à hora combinada. tarde ou cedo. a vez De serem enganados.2. podia lá entrar. volve a outra a toda a pressa. no fundo. esse. Que comportamento(s) da raposa confirma(m) essa caracterização? 1. se possível. ao texto. E achou o jantar pronto.

Mais vale asno que me leve do que cavalo que me derrube 3 .

2012/2013 A FÁBULA 6º ANO 4 .

Related Interests