P. 1
Mestre de Obras Modulo II-Projeto Estrutural

Mestre de Obras Modulo II-Projeto Estrutural

|Views: 92|Likes:
Published by Jose Ventura

More info:

Published by: Jose Ventura on Feb 03, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/10/2014

pdf

text

original

MESTRE DE OBRAS

MÓDULO II – Projeto de Estrutural

O Projeto Estrutural, também chamado de Cálculo Estrutural é o dimensionamento das estruturas, geralmente de concreto armado, que vão sustentar a edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno. Esse projeto é de fundamental importância, pois é o responsável pela segurança do prédio contra rachaduras (trincas) e desabamentos.

conseqüentemente.Uma estrutura com lajes. É preciso que haja um perfeito equilíbrio entre o concreto e o aço dentro dos elementos estruturais para que as peças sejam consideradas seguras e. . toda a obra. vigas. pilares e fundações superdimensionados representa custos altos e não significa obrigatoriamente segurança.

Para elaboração do Projeto Estrutural será necessário. . Este laudo é necessário para o dimensionamento adequado das fundações. com todos os tipos de camadas de solos e suas respectivas resistências à compressão. apresenta o perfil do solo abaixo do nível zero. além do Projeto Arquitetônico. ou seja. detalhadamente confeccionado por empresas especialistas em sondagens. Esse documento. o Laudo de Sondagem.

aumentando conseqüentemente as bases das fundações.Sem ele o engenheiro projetista de estruturas deverá prever. resistências do solo inferiores.005% do custo total da obra. com isso. em média. É aconselhável a execução de sondagens. apenas 0. no sentido de reconhecer o subsolo eescolher a fundação adequada. Em construções de mais de dois pavimentos o Laudo de Sondagem é indispensável. por medida de segurança.05 à 0. . As sondagensrepresentam. adequa-se o custo das fundações.

de sondagens em .Exemplo de locação pequenos lotes.

.

.

.

.

.

.

Considerar na escolha da fundação .

.

.

.

Tipos de sondagem .

.

Aspectos que auxiliam na escolha .

Blocos .

.

Sapatas .

Sapatas .

.

.

.

.

.

Radier .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->