P. 1
II Prêmio Jovem Conservacionista: apoie!

II Prêmio Jovem Conservacionista: apoie!

|Views: 972|Likes:
Published by Silvio Marchini
Envolvendo as novas gerações no cuidado com o maior patrimônio natural da Terra.
Envolvendo as novas gerações no cuidado com o maior patrimônio natural da Terra.

More info:

Published by: Silvio Marchini on Feb 07, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/06/2013

pdf

text

original

Envolvendo as novas gerações no cuidado com o maior patrimônio natural da Terra

Os jovens brasileiros são herdeiros do maior patrimônio natural da Terra: a Amazônia! Há mais de uma década. . a Escola da Amazônia vem oferecendo a jovens brasileiros uma oportunidade excepcional de conhecer de perto a realidade da região.

Vencedores do prêmio apresentam s eus trabalhos e falam – como “embaixadores da Amazônia” – a alunos de um colégio em São Paulo . com o Prêmio Jovem Conservacionista. damos aos jovens da Amazônia a chance de compartilhar com outros jovens bras ileiros o que sabem sobre s eu mundo.Agora.

e nas escolas da Amazônia a situação não é diferente. O PJC visa encontrar e incentivar esses jovens. do que qualquer outro país. A maior parte dessa riqueza está na Amazônia. longe demais para se importar com aquilo que lhes parece ser apenas um lugar exótico e distante e sobre o qual não têm nenhuma responsabilidade.escoladaamazonia. conhecimentos e habilidades adquiridos hoje por nossos jovens.de boa vontade. trouxe centenas de jovens de São Paulo para conhecer a região em seus Workshops de Conservação e Desenvolvimento. preocupados e em busca de soluções sustentáveis para a região. mais animais e plantas diferentes. a grande maioria dos jovens brasileiros vive fora da Amazônia. Em meio a isso tudo. o PJC parte da premissa de ninguém está em melhor lugar para chamar a atenção dos jovens brasileiros para a importância da Amazônia e da conservação do nosso patrimônio natural do que os próprios jovens. em benefício da natureza e da sociedade. Jovens sempre tiveram círcul os extensos de relacionamento e forte poder de influência uns sobre os outros. As redes sociais e outros avanços da era digital elevaram esse poder dos jovens a um novo patamar. reconhecendo e valorizando o papel desses atores no desenvolvimento sustentável da região.e professores . .org] Os jovens brasileiros são herdeiros do maior patrimônio natural da Terra. O Brasil abriga mais rios e florestas tropicais. O Prêmio Jovem Conservacionista foi criado para direcionar e amplificar o poder de influência dos jovens. Além disso. ou se vão continuar sendo desperdiçados em queimadas e desmatamento enquanto a região permanece como uma das mais atrasadas do país. que tem como objetivo divulgar e incentivar a adoção de melhores práticas de uso e conservação dos recursos naturais na Amazônia por meio do envolvimento de jovens estudantes. De fato.O QUE É O Prêmio Jovem Conservacionista (PJC) é uma iniciativa da Escola da Amazônia. nosso país se destaca pela baixa qualidade do ensino. No entanto. existem alunos . [www. vai depender dos valores. seus professores e suas escolas. com apoio do Programa Empreendedores da Conservação (E-Cons). POR QUE FOI CRIADO Escola da Amazônia Fundada em 2002 e ganhadora do Whitley Awards – o Oscar da Conservação – em 2007. e apresentou a floresta a milhares de crianças e jovens da fronteira do desmatamento em suas oficinas Um Dia na Flo resta . Se os recursos naturais da Amazônia vão ser usados de modo a proporcionar qualidade de vida às pessoas e proteção à biodiversidade.

O projeto identifica jovens do ensino médio que se destacam por sua liderança. Os jovens são capacitados em oficinas de meio ambiente e comunicação. para que estes cumpram o papel de influenciar um público maior. Twitter. principalmente por meio das novas Tecnologias de Informação e Comunicação. consequentemente. Os melhores produtos das oficinas compõem uma exposição itinerante que percorre as escolas da região. etc. o envolvimento e o intercâmio proporcionados pelo prêmio contribuem para aumentar o interesse pelas questões socioambientais e a auto-estima dos jovens. Instagram. dos professores e das próprias escolas participantes. Comunicação horizontal . mensagens sobre melhores práticas de uso e conservação dos recursos naturais na Amazônia. – para amplificar seu poder de influência. o PJC traz benefícios para o ambiente. O prêmio propriamente dito é a oportunidade de atuarem como “ Embaixadores da Amazônia ”.COMO FUNCIONA O PJC identifica. capacidade de comunicação e influência sobre outros jovens e outros membros de suas comunidades. a educação e. trocar informações. representando a região e divulgando a causa junto a jovens estudantes dos melhores colégios nos principais centros do Brasil. Youtube). junto aos futuros tomadores de decisão do país. O PJC concentra seus esforços em indivíduos selecionados. Viagens e intercâmbios nos quais os jovens têm a chance de se divertir. ou seja. São características do PJC: Foco no indivíduo . criatividade. . a qualidade de vida dos participantes e da sociedade. Incentivos dentro do âmbito da educação . informação de relevância para a sustentabilidade na região. capacita e incentiva jovens influentes a gerar e disseminar. Os jovens selecionados são apoiados para que eles mesmos gerem e disseminem. Desse modo. O PJC se beneficia da familiaridade e interesse dos jovens acerca dessas tecnologias – fotografia e vídeo. Habilidades para o Século 21 O PJC promove o desenvolvimento das habilidades que são consideradas essenciais aos futuros líderes e que têm sido descritas como “os 4 Cs do aprendizado para o século 21”:     Comunicação Colaboração Criatividade Pensamento Crítico Uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação . aprender e ensinar ainda mais. O reconhecimento. na sua própria linguagem. redes sociais (Facebook.

CICLO DO PRÊMIO JOVEM CONSERVACIONISTA .

I PRÊMIO JOVEM CONSERVACIONISTA A primeira edição do PJC envolveu alunos do ensino médio da escola rural Ouro Verde.com/watch?v=8rI1FBRWPv0) e Lorenço Silva Aguiar (Conservação é Vida.youtube. em Alta Floresta.com/watch?v=Z9TXCUQoG5o) . e premiou em maio de 2012 os jovens Paulo Roberto Andrade Lopes (O Ouro Verde da Amazônia. www. localizada no Arco do Desmatamento da Amazônia. www.youtube.

.

Pela iniciativa da Escola da Amazônia. PR 80810-340. da qual é o Diretor Executivo. em Belém. o interesse e o cuidado pela natureza. (66) 3521-8513 | www.escoladaamazonia. Programa Empreendedores da Conservação.QUEM FAZ SILVIO MARCHINI Idealizador do Prêmio Jovem Conservacionista e da Escola da Amazônia. da School for International Training. 651. Fundação Ecológica Cristalino (FEC) Avenida Perimetral Oeste. Contato: Silvio Marchini silvio@escoladaamazonia.org Fotos: Edson Grandisoli Escola da Amazônia.org. Como fotógrafo. Alta Floresta. Pesquisador e educador. é Diretor Pedagógico da Escola da Amazônia desde 2003. Atua como professor de Ensino Médio e presta consultoria na área de Educação para a Sustentabilidade em escolas públicas e particulares.org | (19) 3301 1387 Copyright © 2013 by Escola da Amazônia | www. . É membro do Instituto Pró-Carnívoros. Sociedade de Pesquisa em Vida Silvestre e Educação Ambiental (SPVS) Rua Victório Viezzer. Curitiba. tem utilizado suas imagens como forma de despertar a curiosidade. trabalhou no Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais em Manaus e foi diretor acadêmico do programa Recursos Naturais e Ecologia Humana na Amazônia.br. (41) 3094-4600 | www. autor de coleções de livros didáticos e paradidáticos e também atua como fotógrafo de natureza. MT 78580-000. recebeu o Prêmio Whitley em Londres. Tem PhD em Conservação da Vida Silvestre pela Universidade de Oxford. 2001. colunista no Oeco e palestrou no TEDx Amazônia. colabora com diversas instituições. UFMG e ICMBio-Cenap.escoladaamazonia. Bacharel.org. Inglaterra. entre elas USPESALQ.programaecons. Licenciado em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos e Terrestres pela Universidade de São Paulo (USP). EDSON GRANDISOLI Professor de Biologia e Ciências há 18 anos.

vai depender dos valores. conhecimentos e habilidades adquiridos hoje por nossos jovens.” . ou se vão continuar sendo desperdiçados em queimadas e desmatamento.“Se os recursos naturais da Amazônia vão ser usado s de modo a proporcionar qualidade de vida às pessoas e proteção à biodiversidade.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->