Projeto de uma casa de 71 m² no topo da montanha - Casa.com.

br

http://casa.abril.com.br/materia/projeto-de-uma-casa-de-71-m-no-topo...

Com desenho fácil de ser executado por mão de obra local, essa casa na Serra da Mantiqueira tem fundação de aroeira, grandes aberturas, piso de pedras e deliciosa lareira
Reportagem: Denise Gustavsen

0

Em busca de contato com a natureza, um jovem casal de terapeutas corporaiselegeu um lote no cume da serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, para erguer este chalé. Parte de uma antiga fazenda, o terreno de amplas proporções é muito inclinado. Por isso, os arquitetos Gil Mello e Fernanda Neiva, do escritório paulistano Galeria Arquitetos, decidiram implantar a construção num pequeno platô. Como construir
Infografia: Manoel Vitorino Junior e Sandro Grassetti

1. Fogueira Ela é fácil de fazer – um recorte circular (com 90 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade) no piso de lascas de pedra são tomé. revestida de tijolos refratários, contém um dreno para não acumular água da chuva. num canto da varanda, é um convite a momentos de deleite à noite.

2. Cobertura Com 35% de inclinação, o telhado de 126 m² avança sobre o deck e a varanda. vigas de peroba de demolição apoiam as telhas de barro. Acima do forro, montado com lambri de madeira de demolição, uma manta de TNT evita goteiras e ajuda no controle térmico.

3. Lareira Vizinho de portas de vidro, um kit pronto de um modelo convencional a lenha exibe acabamento de massa grossa desempenada caiada.

4. Estrutura e paredes As vigas que sustentam o telhado estão parafusadas em pilares de tora rústica de aroeira. de tijolo maciço, as paredes foram revestidas de massa grossa desempenada e ganharam acabamento caiado branco no interior.

null 5. Fundações

1 de 1

14/05/2012 14:52