You are on page 1of 55

Prof. Luiz Fernando Rispoli Alves DECAT/EM/UFOP 2011

“Base para a elaboração de bons projetos de Iluminação e suas manutenções”

LUZ é radiação eletromagnética de fótons que se propagam a uma velocidade (v) de aproximadamente *(299.792,9) 300.000 km/seg., freqüência (f) de 1015 Hertz e, portanto possuído seus comprimentos de onda (λ) próprios para intervalos a analisar. λ = v/f *Einstein , em sua teoria da relatividade, afirma que esta é a velocidade limite superior para a matéria. Prefiro afirmar...... até o momento!!!!!

Angstron = 1/10.000 de Microm  . > 760 nm -9 º Aº .Fonte: Manual Luminotécnico da OSRAM Espectro Visível – 380 a 760 nm (*nanômetros) Espectro Invisível – UV. 200 a 380 nm * nm .nanômetro = 10 m = 10A IV.Microm = 1/ 1000 de Milímetro M -milimicrom = 1/1000 de Microm .

maiores freqüências (maior nº de vibrações por segundo) nestas faixas do espectro eletromagnético dotadas de fótons. portanto. São mais energéticos e por isso considerado como de maior potencial de ação fotoquímica sobre os materiais orgânicos sensíveis e no caso os pigmentos das obras de arte. .Radiação Ultravioleta-UV: possui menores comprimentos de onda e.

ONDA OBTENÇÃO (UV-A) próximo 310 a 400 Luz Solar e Vapor Mercúrio Alta Pressão Vapor de Mercúrio Alta Pressão Lâmpada Fluorescente Tubo Quartzo sem Fósfor (UV-B) intermediário (UV-C) Remoto 280 a 310 200 a 300 Quadro no 2 Fonte: Apostila Rispoli/UFOP As principais características das radiações ultravioletas são: a) elevada ação química. b) excitação da fluorescência de diversas substâncias.DENOMINAÇÃO COMP. c) efeito bactericida etc. .

Radiação Infravermelha–IV: Possui maiores comprimentos de onda e menor freqüência. o que amplia a velocidade das reações químicas nocivas às obras. . é a de maior capacidade de promover aquecimento radiante. È uma radiação de menor potencial de ação fotoquímica sobre os materiais orgânicos mas. Produz o efeito “craquelê”.

.

. indo do quase violeta ao vermelho.Radiação Visível: Contém todos os espectros cromáticos responsáveis pela formação das sensações visuais.

Fonte – Nelsom Solano Vianna et .

Decomposição espectral ou Dispersão da Luz branca .

“Decomposição Espectral” Arco Íris .

Processo fotobiológico de conexão do Homem com o mundo através da Visão . Tempo médio de acomodação visual é de 14 seg. Abertura regulada pela fonte de maior intensidade presente no campo visual do observador.Entrada da informação.

RETINA COM SEUS CONES E BASTONETES A PUPILA REGULA A QUANTIDADE DE ENERGIA A SER PRECESSADA .

Sensibilidade Visual (indicadores importantes) .Eficiência visual – ( luz e cor) .Acuidade visual – (velocidade de percepção) -Sensibilidade de percepção –(Contraste. luz e Sombra) .

EFICIÊNCIA VISUAL RELATIVA Visão Diurna (predominância dos cones)– Fotópica Visão Noturna (predomina os bastonetes) – Escotópica Visão á distância (amarelo “puro”) .

portanto não não possui o supra-sumo da visão colorida!!! Ela é tricromática. . ou seja. Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. P 72 da Nº 51. uma visão superior por ser tetracromática.AVES e a maioria dos RÉPTEIS e alguns PEIXES. RGB. O Homem. possuem quatro cones.

transmitindo informações ao cérebro sobre a luz recebida. Cada cone possui um pigmento que consiste em certa variante da proteína opsina. a camada de neurônios que transmite sinais visuais para o cérebro. ligada a uma molécula pequena chamada retinal.Nos vertebrados a visão das cores começa com as células cônicas na retina . ativa neurônios da retina o que dispara impulsos no nervo óptico. A excitação da célula cônica pela energia dos fótons. . intimamente ligada à vitamina A.

.INSETOS percebem a luz UV.. “Siriris” ou “Aleluias” são falsos operários(cupins) que se transformam em reprodutores alados que deixam a colônia e vão em direção a luz para procurar seus parceiros para se acasalarem e formar novas colônias.. logo isso deve ser levado em conta nos projetos para iluminar monumentos. .

O cérebro precisa comparar sinais de cones de diferentes pigmentos visuais.A VISÃO DE CORES DOS HUMANOS .um único cone não consegue revelar ao cérebro o comprimento de onda da luz absorvida. . .Interação entre três tipos de células cônicas (RGB) sensíveis ás cores na retina.

O processo visual consta de duas partes:  O estímulo físico da luz sobre os olhos  A sensação que esse estímulo provoca O estímulo é objetivo A sensação é subjetiva Fonte:Arqtº. Nelson Solano .

CORES PRIMÁRIAS G R – Red G – Green B – Blue R B SISTEMA ADITIVO .

2700. 5500 e 6500K .• TC – Temperatura de Cor. 4100. 3100.

.

IRC – Indice de Rendimento Cromático .

COR e VISÃO !!! “AMBIENTE CONSTRUIDO” .Exemplo de LUZ.

.. .Técnicas e análises ..

ESCOLA DE MINAS NORMAL PREPARADA .

PRAÇA TIRADENTES – OURO PRETO .

“Estação Arco Verde” .METRO-RIO.

CABO FRIO .

CA. .MONTREAL.

MONTREAL. . CA.

Teatro Manaus .

Teatro Manaus .

.

Praça do Teatro Manaus .DIA - .

Praça do Teatro Manaus .noite com sódio - .

Praça do Teatro Manaus .noite. V. Metálico com características improprias para o caso - .

Praça do Teatro Manaus .noite com sódio- .

noite com V. Metálico Com pequeno IRC- .Praça do Teatro Manaus .

EMPIRE STATE -cenário - .

MONTREAL. . CA.

MONTREAL. . CA.

.MONTREAL. CA.

.

.

.

.

.

INOVAÇÕES LEDs .

INOVAÇÕES LEDs .

Conclusão : .