You are on page 1of 19

CONDENSADORES

São trocadores de calor, que no CRCMV, têm por finalidade transmitir sobre a forma de calor toda a carga térmica absorvida (Potência Frigorífica desenvolvida) QL e também a energia (térmica) absorvida durante a compressão W.

CONDENSADORES À ÁGUA – neste condensador a água é o fluido que absorve a energia do refrigerante. Nesta classe de condensadores o refrigerante escoa no interior dos dutos.CLASSIFICAÇÃO DE CONDENSADORES CONDENSADORES A AR – significando que a energia removida do refrigerante é diretamente entregue ao ar. Usualmente a água é reciclada termicamente através do seu resfriamento diretamente ao ar atmosférico via um outro trocador de calor denominado torre de resfriamento .

EXEMPLO CONDENSADOR A AR FAN-COIL .

CONDENSADOR A AR .

.

.

CONDENSADORES À ÁGUA .

.

.

.

Este escoamento se dá em contracorrente ou de forma cruzada. Esta escoa em contato direto com o ar sob a forma de gotas ou filmes finos. .TORRES DE RESFRIAMENTO São trocadores de calor destinados a reciclar termicamente a água usada nos condensadores. O resfriamento da água se dá principalmente pela difusão do vapor d’água no ar a partir da interface águaar (cerca de 60%).

.

TORRES DE RESFRIAMENTO – ESCOAMENTO CONTRA-CORRENTE TIRAGEM INDUZIDA .

TORRES DE RESFRIAMENTO – CORRENTES CRUZADAS TIRAGEM INDUZIDA CRUZADA .

CONDENSADORES EVAPORATIVOS .