L i s t a d e e x e r c í c i o s d e B i o l o g i a : Introdução à Genética Molecular

Prof.ª Caroline Di Benedette
3°EM A- Fevereiro de 2009 1. (UFV) Em vez de seqüenciar as bases nitrogenadas de todos os cromossomos de uma planta com um genoma muito grande, pesquisadores selecionaram partes desse genoma para seqüenciar. Somente as seqüências de DNA que correspondem ao conjunto dos RNA mensageiros transcritos no fruto serão estudadas. O DNA a ser seqüenciado foi sintetizado em laboratório, tendo como molde as moléculas de RNA extraídas dos frutos. a) Se os cientistas fossem seqüenciar todo o genoma dessa planta, haveria diferença se o material genético viesse do fruto ou da folha da planta? Justifique. b) No estudo das seqüências que tiveram como molde RNA mensageiro, faria diferença se esse RNA mensageiro fosse extraído das folhas ou dos frutos? Justifique.

Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida

Molécula de RNAm: 5´ AUA UGC GAU CGG CUA UCC AUG GCC UAU AGG CUA CGC AGG AAU AAC UAA 3´

Analise a tabela e faça o que se pede: a) Cite a seqüência do anticódon correspondente ao códon de iniciação. b) Qual a seqüência de aminoácidos que resultará da tradução da molécula de RNA mensageiro? Ver figura anterior. c) Qual a seqüência de aminoácidos que resultará da tradução da mesma molécula de mRNA, após uma deleção do TERCEIRO nucleotídeo? 2. (Unesp) Em um segmento da cadeia ativa de DNA, que servirá de molde para a fita de RNA mensageiro, há 30 timinas e 20 guaninas. No segmento correspondente da fita complementar do DNA há 12 timinas e 10 guaninas. Levando-se em consideração essas informações, responda. a) Quantas uracilas e quantas guaninas comporão a fita do RNA mensageiro transcrito do DNA ativado? b) Quantos aminoácidos deverão compor a cadeia de polipepitídeos que será formada? Justifique sua resposta. 3. Considere um segmento de molécula de DNA com a seguinte seqüência de bases: AAT – CAA – AGA – TTT – CCG. Quantos aminoácidos poderá ter, no máximo, uma molécula de proteína formada pelo segmento considerado? a) 15 b) 10 c) 5 d) 3 e) 1

4. Analise as alternativas abaixo, relacionadas com o código genético:

I. Um mesmo códon pode codificar mais de um aminoácido. II. Um aminoácido pode ser codificado por diferentes códons. III. O código usado na espécie humana é o mesmo dos vírus. Estão corretas: a) I e II b) I e III c) II e III d) Apenas II e) I, II e III

5. Uma proteína é constituída por 350 aminoácidos. Quantos nucleotídeos apresenta a cadeia do ADN que codificou tal proteína? a) 150 b) 350 c) 450 d) 700 e) 1 050

6. Descreva a seqüência de RNAm transcrita a partir da seguinte seqüência gênica: (Suponha que o gene encontra-se na fita de baixo do DNA)

ATG GGATAT AAT GGT GGA CAT AAT TGG GAC TTT GTA TAA TAC CCT ATA TTA CCA CCT GTA TTA ACC CTG AAA CAT ATT
RNAm: Seqüência de aminoácidos:

Utilizando a tabela do código genético abaixo, determine a seqüência de aminoácidos do gene em questão. ,,

ATENÇÃO! Códons de finalização: UGA UAA UAG

Siglas dos aminoácidos e suas correspondências: Lys, lisina; Phe, fenilalanina; Leu, leucina; Ile, isoleucina; His, histidina; Val, valina; Thr, treonina; Met, metionina; Asp, ácido aspártico; Glu, ácido glutâmico; Ser, serina; Gly, glicina; Ala, alanina; Pro, prolina; Tyr, tirosina; Cys, cisteína; Arg, arginina. a) Suponha que tenha ocorrido, durante a síntese da 2ª fita de DNA, uma mutação de substituição no 4° códon, onde a primeira base tenha sido substituída por uma Guanina. Qual será a seqüência de aminoácidos após a mutação?

b) Suponha que tenha ocorrido uma substituição na 3ª base do terceiro códon do RNAm por uma Adenina. Qual será a seqüência de aminoácidos após a mutação?

c) Se uma deleção ocorrer na 1ª base do 2° códon do DNA, qual será a seqüência de aminoácidos após a mutação?

d) A proteína resultante do gene em questão será modificada, caso haja uma substituição da uracila por uma citosina no 7° códon do RNAm? Justifique.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful