CAPÍTULO XXIII – A LEI GERAL DA ACUMULAÇÃO CAPITALISTA (P.

187-248) 1 – Demanda crescente da força de trabalho com acumulação, com composição constante do capital Composição do capital em c e v (proporção) Perspectiva do valor(composição-valor do capital) c →meios de produção v →valor da força de trabalho = Σglobal dos salários Perspectiva da matéria (composição técnica do capital): c→massa de meios de produção utilizados v→montante de trabalho exigido para seu emprego Há estreita correlação entre as duas composições. Para expressar esta correlação, Marx chama a composição-valor (à medida que é expressada por sua composição técnica e espelha suas modificações) de: Composição orgânica do capital e c Composição do capital = composição orgânica do capital v CAPITAIS INDIVIDUAIS de um ramo da produção têm entre si composição mais ou menos diferenciada. A MÉDIA das composições destes → COMPOSIÇÃO do capital GLOBAL desse ramo A MÉDIA GLOBAL DAS COMPOSIÇÕES MÉDIAS de todos os ramos da produção → COMPOSIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL DE UM PAÍS É esta última que iremos tratar em seguida. Se K = c+v Aumento de K → aumento de v. Se a composição do capital permanecer inalterada, então cresce a demanda por trabalho e o fundo de subsistência dos trabalhadores proporcionalmente ao capital. O capital produz m que parte é adicionada anualmente ao capital original. Este incremento cresce na medida em que cresce o capital. A escala de acumulação é ampliável mediante a modificação na repartição da mais-valia em capital e renda. As necessidades de acumulação de capital podem superar o crescimento da força de trabalho ou do nº. de trabalhadores: t t D > S → Aumento de salários Situação na Inglaterra século XV e primeira metade do século XVIII. Acumulação de capital é, portanto, multiplicação do proletariado, o que levou Smith, Ricardo, etc., a identificarem a acumulação com consumo de toda a parte capitalizada por trabalhadores produtivos. Pelas condições até agora supostas, favoráveis ao trabalhador este tem uma relação de dependência ao capital SUPORTÁVEL. O aumento do salário significa diminuição do trabalho não pago,. Mas essa diminuição não pode ir até ameaçar o próprio sistema. O patrão sempre permanece patrão (Smith). Ou aumenta o salário desde que não prejudique o progresso da acumulação. W = f(acumulação) e não o contrário.

É diferente da acumulação e da concentração. realiza-se numa alteração qualitativa contínua de sua composição: ∆c > ∆v. SISTEMA DE CRÉDITO: mecanismo social para a centralização de capitais. S. O crescimento do capital social realiza-se no crescimento de muitos capitais individuais. ACUMULAÇÃO.A. A concorrência leva ao barateamento das mercadorias. em um determinado tempo cresce com a sua produtividade. Diminui a demanda por trabalho. Isto leva a uma mudança na c relação entre massa de trabalho e massa de meios de produção . transformando-se em capital. originalmente ampliação quantitativa. A centralização reforça e acelera os efeitos da acumulação.Se cresce o trabalho não pago. sobem os salários e o trabalho não pago diminui proporcionalmente. afeta a composição técnica do capital. . Cresce também o número de capitalistas (por ex.. aumentando a parte constante à custa da parte variável.. esta depende da escala de produção. no mesmo espaço de tempo. CENTRALIZAÇÃO: expropriação de capitalista por capitalista. 2 – Decréscimo relativo da parte variável do capital com o progresso da acumulação e da concentração que a acompanha A massa de meios de produção que um trabalhador transforma em produto. Centralização: pode ocorrer pela mera mudança da distribuição de capitais já existentes. Fusões. este depende da produtividade do trabalho. mais matéria-prima é processada. partilha) que se confrontam como concorrentes. Concentração = reprodução ampliada. O limite da centralização pode ser uma única empresa(um capitalista ou uma sociedade). Os capitalistas maiores derrotam os menores e os capitais destes se transferem para a mão do vencedor. A elevação do W está entre limites que não afetam os fundamentos do sistema capitalista mas asseguram sua reprodução em escala crescente. mais tarde = v 50% v 20% Lembrar dos conceitos: cooperação . até que haja uma reação: uma parte menor da renda é capitalizada e desacelera-se a acumulação e o salário sofre um contragolpe. 3 – Produção progressiva de uma superpopulação relativa ou exército industrial de reserva A acumulação de capital. Exemplo: com a divisão manufatureira do trabalho e a utilização da maquinaria. v c 50% c 80% Originalmente = .

cresce a população e a população trabalhadora. enquanto os desempregados são condenados à ociosidade forçada. mas relativamente pequeno.242 2. DADOS pg. a massa de riqueza acumulada é lançada em ramos antigos ou recém abertos da atividade econômica. as grandes massas humanas estão disponíveis. característico da indústria moderna. Ela constitui um Exército Industrial de Reserva disponível. aos ditames do capital. A própria população trabalhadora produz. É um material humano sempre pronto para ser explorado. A superpopulação relativa reduz o raio de ação da lei da oferta e da procura de mão-de-obra.924. com pequeno crescimento. . através do crédito. Essa é a lei populacional do modo de produção. Pg 201 nota. quando a composição do capital se alterava lentamente. Os salários são determinados pela proporção entre estes dois aspectos da classe trabalhadora (empregados e desempregados) que oscila periodicamente de acordo com o ciclo industrial (decenal).A acumulação é acompanhada pela centralização de seus elementos. Os dois aspectos são um meio de enriquecimento do capitalista individual. não esteve presente em nenhum outro momento anterior. com o capital de mesmo valor ele compra mais forças de trabalho: trocando mão-de-obra mais qualificada por menos qualificada. que depende da parte variável do capital (v). que pertence ao capital. nem mesmo no período de infância da produção capitalista. é acompanhada pela revolução técnica do capital original. sem quebra da escala de produção. a demanda por trabalho. Este ritmo. com a ampliação do capital. Cresce uma população trabalhadora adicional relativamente supérflua ou subsidiária que as necessidades do capital não conseguem aproveitar. 199 .714 79. Como a revolução técnica do capital adicional. Com o crescimento do capital global. 102. Os empregados têm que se submeter ao sobretrabalho e à submissão. madura por imatura.011. os meios de sua própria redundância relativa.pessoas ocupadas na agricultura (Inglaterra e País de Gales): 1851 1861 Na indústria de lã fiada: 1851 1861 Continua em outros setores. se comparado à grande expansão da atividade no setor.447 1. masculina por feminina.110 Apenas um setor foi exceção. CICLOS industriais . adulta por adolescente ou infantil. Se. com o aumento do capital global. Essa população excedente é produto necessário da acumulação e alavanca dessa mesma acumulação. Como ∆c > ∆v. havendo um crescimento proporcional da demanda de trabalho. O capitalista põe em ação com o mesmo v mais trabalho mediante maior exploração(não mais trabalhadores). cai progressivamente.

Pg. LEI ABSOLUTA GERAL DA ACUMULAÇÃO CAPITALISTA Pg. o pauperismo pode ser dividido em três categorias: 1 – os aptos ao trabalho – expande-se nas crises e diminui na retomada dos negócios. O trabalhador esgotado(com mediana idade) é excluído ou passa para um escalão mais baixo. Quanto maior a camada lazarenta da classe trabalhadora e o exército industrial de reserva. etc. 206 Líquida: cresce e retrai-se com o tamanho da indústria (ciclo) Latente: população do campo.). viúvas. mutilados pelas máquinas . aleijados. A Lei Geral da acumulação capitalista. Também há uma preferência por trabalhadores jovens. 2 – órfãos e crianças indigentes – são candidatos ao exército industrial de reserva e podem ser rápida e maciçamente incorporados ao exército ativo de trabalhadores.4 – Diferentes formas de existência da superpopulação relativa. Pauperismo: excluindo o lumpemproletariado (vagabundos. cuja MISÉRIA está na razão inversa do suplício de seu trabalho. Duração média de vida Manchester Classe Abastada Operária Duração 38 anos 17 anos Classe Abastada Operária Liverpool Duração 35 anos 15 anos Casamentos precoces entre operários. delinqüentes. maltrapilhos. incapacitados para o trabalho – que ultrapassaram a idade útil para o trabalho.. doentes. Contradição: Há superpopulação mas também há falta de certos trabalhadores. prostitutas . Isto porque a divisão do trabalho acorrenta os trabalhadores a determinados ramos de atividades.. prêmio pela exploração dos filhos dos trabalhadores.: trabalho domiciliar).. Mas quanto maior esse exército de reserva em relação ao ativo. .. aguardando a hora de se dirigir para as cidades Estagnada: com ocupação irregular (Ex. 3 – degradados. tanto mais maciça a superpopulação consolidada. máximo de trabalho e mínimo de salário. tanto maior o pauperismo oficial. 209 A grandeza proporcional do exército industrial de reserva cresce com as potências da riqueza.