Treino Autogeneo de Schultz

Fecha os olhos e sente apenas a tua respiração, procurando expirar mais longamente do que inspiras (10 segundos) Lentamente, deixa que uma sensação de relaxação invada todo o teu corpo Começa por imaginar que na tua mão direita tens um balão vazio para onde sopras todas as tuas preocupações… quanto mais o balão se enche mais longe ficam todos aqueles pensamentos que te preocupam… neste momento tens à tua frente um balão cheio para onde sopraste todas as tuas preocupações… larga agora esse balão e sente-te a relaxar cada vez mais à medida que o balão sobe… até desaparecer no horizonte… esquece-te dos problemas do dia-a-dia… este momento é só para ti… procura desfrutá-lo da melhor forma.

Sentes-te confortável e relaxado na posição em que estás... não há qualquer tensão muscular.

Braço direito Concentra-te agora no teu braço direito, mais especificamente na tua mão direita

Mão direita 1ª Passagem Agora… imagina que uma luz branca – que vai reparar, relaxar e harmonizar todos os músculos por onde passar – entra pelas pontas dos dedos da tua mão, onde se concentra. Liberta agora essa luz… e sente-a a percorrer os dedos da mão e todos esses pequenos músculos a relaxarem … palma da mão (sente toda a tensão desses músculos a libertarse)… costas da mão (todos esses músculos se relaxam por onde a luz passa), lentamente… até chegar ao pulso em que adquire a forma de um anel.

2ª Passagem Novamente pontas dos dedos da mão direita, concentra mais uma vez aquela luz branca que tudo repara, relaxa e harmoniza nas pontas dos dedos da tua mão… Agora, liberta essa luz e sente-a a espalhar-se pelos dedos da mão (sente toda a tensão desses músculos a libertar-se ainda mais)… pela palma da mão (sente a luz a percorrer todos esses pequenos músculos que relaxam ainda mais)… pelas costas da mão (todos esses

Agora… lentamente vai puxando esse anel de luz pelo teu antebraço em direcção ao cotovelo e deixa que todos esses músculos relaxem cada vez mais. por onde a luz passa… lentamente…. em que mantém a forma de um anel. 3ª Passagem Concentra mais uma vez aquela luz branca reparadora. Estou calmo e relaxado. mais e mais… à medida que o anel de luz sobe e se espalha lenta e profundamente… até chegar ao cotovelo do teu braço direito.músculos se vão soltando cada vez mais)… à medida que a luz envolve toda a mão até chegar ao pulso em que ganha a forma de um anel. relaxa e harmoniza. Muito tranquilo. mais uma vez… puxa esse anel em direcção ao teu cotovelo direito e sente todos os músculos a relaxarem. até chegar ao cotovelo do braço direito. lentamente… em direcção ao cotovelo da mão . 3ª Passagem Concentra de novo o anel de luz no pulso da mão direita… Liberta agora essa luz reparadora… e sente todos os músculos do teu antebraço a relaxarem. até que a luz chega ao pulso em que ganha a forma de um anel. lentamente. em que mantém a forma de um anel. lentamente. relaxante e harmonizadora nas pontas dos dedos da tua mão direita… Liberta mais uma vez essa luz e deixa que qualquer tensão residual desapareça de todos os músculos da mão… visualiza os músculos da mão a soltarem-se cada vez mais e mais profundamente… muito profundamente. lentamente…. Procura pensar apenas nas seguintes palavras: a minha mão direita está muito pesada… muito pesada. à medida que a luz sobe lentamente. É uma luz que tudo repara. 2ª Passagem Novamente o anel de luz à altura do pulso da mão direita… visualiza-o… e. Deixa que estas palavras se repitam como se de um eco se tratasse Antebraço direito 1ª Passagem Visualiza agora o anel de luz à altura do pulso da mão direita.

a libertarem-se de toda a tensão… e a ficarem cada vez mais relaxados… lentamente. lentamente. muito pesado…muito pesado. relaxado e muito tranquilo. mais soltos e ainda mais relaxados… à medida que a luz sobe… lentamente… até chegar ao ombro 3ª Passagem Concentra mais uma vez o anel de luz à altura do cotovelo do teu braço direito… E… mais uma vez… liberta essa luz que tudo harmoniza. muito pesado. Estou calmo. O meu braço direito está muito pesado. 2ª Passagem Visualiza mais uma vez esse anel de luz à altura do cotovelo do braço direito… Liberta essa luz e concentra a tua atenção nesses músculos que vão ficando cada vez mais calmos. Procura pensar apenas nas seguintes palavras: o meu antebraço está pesado. lentamente… até chegar ao ombro. repara e acalma (…és tu que a controlas) … por onde ela passa… sente todos esses músculos a relaxarem cada vez mais. lentamente. Deixa que a força da gravidade retire toda as tensões para fora de ti Braço direito 1ª Passagem O anel de luz continua a subir do cotovelo em direcção ao ombro do braço direito… À medida que o anel de luz sobe sente todos esses músculos a soltarem-se. até que a luz chega ao ombro.direita… sente todos esses músculos a relaxarem ainda mais e mais profundamente. lentamente. mais e mais… à medida que a luz sobe… lentamente. muito pesado Sem qualquer tensão… como se existisse um íman que a tivesse retirado para fora Estás mais calmo e relaxado… muito tranquilo . a soltarem-se à medida que o anel de luz sobe até chegar ao cotovelo do braço direito.

3ª Passagem Concentra mais uma vez aquela luz branca reparadora. Estou calmo e relaxado.A TUA DIGESTÃO CONTINUA-SE A FAZER NORMALMENTE E O TEU BATIMENTO CARDÍACO TAMBÉM Braço esquerdo Concentra-te agora no teu braço esquerdo. relaxante e harmonizadora nas pontas dos dedos da tua mão esquerda… Liberta mais uma vez essa luz e deixa que qualquer tensão residual desapareça de todos os músculos da mão… visualiza os músculos da mão a soltarem-se cada vez mais e mais profundamente… muito profundamente. mais especificamente na tua mão esquerda Mão esquerda 1ª Passagem Agora… imagina que uma luz branca – que vai reparar. liberta essa luz e sente-a a espalhar-se pelos dedos da mão (sente toda a tensão desses músculos a libertar-se ainda mais)… pela palma da mão (sente a luz a percorrer todos esses pequenos músculos que relaxam ainda mais)… pelas costas da mão (todos esses músculos se vão soltando cada vez mais)… à medida que a luz envolve toda a mão até chegar ao pulso em que ganha a forma de um anel. concentra mais uma vez aquela luz branca que tudo repara. relaxa e harmoniza nas pontas dos dedos da tua mão… Agora. 2ª Passagem Novamente pontas dos dedos da mão esquerda. onde se concentra. até que a luz chega ao pulso em que ganha a forma de um anel. lentamente… até chegar ao pulso em que adquire a forma de um anel. relaxar e harmonizar todos os músculos por onde passar – entra pelas pontas dos dedos da tua mão. . Liberta agora essa luz… e sente-a a percorrer os dedos da mão e todos esses pequenos músculos a relaxarem … palma da mão (sente toda a tensão desses músculos a libertarse)… costas da mão (todos esses músculos se relaxam por onde a luz passa). Muito tranquilo. Procura pensar apenas nas seguintes palavras: a minha mão esquerda está muito pesada…muito pesada.

lentamente. Procura pensar apenas nas seguintes palavras: o meu antebraço está pesado. É uma luz que tudo repara. mais uma vez… puxa esse anel em direcção ao teu cotovelo esquerdo e sente todos os músculos a relaxarem. lentamente…. Estou calmo. relaxado e muito tranquilo. muito pesado…muito pesado. mais e mais… à medida que o anel de luz sobe e se espalha lenta e profundamente… até chegar ao cotovelo do teu braço esquerdo. em que mantém a forma de um anel. até chegar ao cotovelo do braço esquerdo. 3ª Passagem Concentra de novo o anel de luz no pulso da mão esquerda… Liberta agora essa luz reparadora… e sente todos os músculos do teu antebraço a relaxarem. Deixa que a força da gravidade retire toda as tensões para fora de ti Braço esquerdo . em que mantém a forma de um anel. a soltarem-se à medida que o anel de luz sobe até chegar ao cotovelo do braço esquerdo.Deixa que estas palavras se repitam como se de um eco se tratasse Antebraço esquerdo 1ª Passagem Visualiza agora o anel de luz à altura do pulso da mão esquerda. Agora… lentamente vai puxando esse anel de luz pelo teu antebraço em direcção ao cotovelo e deixa que todos esses músculos relaxem cada vez mais. 2ª Passagem Novamente o anel de luz à altura do pulso da mão esquerda… visualiza-o… e. lentamente. por onde a luz passa… lentamente…. lentamente… em direcção ao cotovelo da mão esquerda… sente todos esses músculos a relaxarem ainda mais e mais profundamente. relaxa e harmoniza. à medida que a luz sobe lentamente.

muito pesado. mais e mais… à medida que a luz sobe… lentamente. lentamente. mais soltos e ainda mais relaxados… à medida que a luz sobe… lentamente… até chegar ao ombro 3ª Passagem Concentra mais uma vez o anel de luz à altura do cotovelo do teu braço esquerdo… E… mais uma vez… liberta essa luz que tudo harmoniza.1ª Passagem O anel de luz continua a subir do cotovelo em direcção ao ombro do braço esquerdo… À medida que o anel de luz sobe sente todos esses músculos a soltarem-se. lentamente… até chegar ao ombro. repara e acalma (…és tu que a controlas) … por onde ela passa… sente todos esses músculos a relaxarem cada vez mais. 2ª Passagem Visualiza mais uma vez esse anel de luz à altura do cotovelo do braço esquerdo… Liberta essa luz e concentra a tua atenção nesses músculos que vão ficando cada vez mais calmos. O meu braço esquerdo está muito pesado. lentamente. a libertaremse de toda a tensão… e a ficarem cada vez mais relaxados… lentamente. muito pesado Sem qualquer tensão… como se existisse um íman que a tivesse retirado para fora Estás mais calmo e relaxado… muito tranquilo A TUA DIGESTÃO CONTINUA-SE A FAZER NORMALMENTE E O TEU BATIMENTO CARDÍACO TAMBÉM Os teus braços estão pesados e profundamente relaxados… Esta sensação de relaxamento expande-se até ao teu rosto (sente todos os músculos da tua cara a relaxarem)… e desce até aos teus ombros (sente todos estes músculos a soltarem-se de uma forma profunda) . lentamente. até que a luz chega ao ombro.

Concentra-te agora na tua perna direita. lentamente… até chegar ao tornozelo em que adquire a forma de um anel. onde se concentra. relaxa e harmoniza nas pontas dos dedos do teu pé… Agora. relaxar e harmonizar todos os músculos por onde passar – entra pelas pontas dos dedos do teu pé. Deixa que estas palavras se repitam como se de um eco se tratasse . concentra mais uma vez aquela luz branca que tudo repara. 3ª Passagem Concentra mais uma vez aquela luz branca reparadora. Muito tranquilo. relaxante e harmonizadora nas pontas dos dedos do teu pé direito… Liberta mais uma vez essa luz e deixa que qualquer tensão residual desapareça de todos os músculos do pé… visualiza os músculos do pé a soltarem-se cada vez mais e mais profundamente… muito profundamente. Liberta agora essa luz… e sente-a a percorrer os dedos do pé e todos esses pequenos músculos a relaxarem … parte de baixo do pé (sente toda a tensão desses músculos a libertar-se)… parte de cima do pé (todos esses músculos se relaxam por onde a luz passa). mais especificamente no teu pé direito. Pé direito 1ª Passagem Agora… tal como para as mãos… imagina que uma luz branca – que vai reparar. Procura pensar apenas nas seguintes palavras: o meu pé direito está muito pesado… muito pesado. Estou calmo e relaxado. até que a luz chega ao tornozelo em que ganha a forma de um anel.Perna Direita. liberta essa luz e sente-a a espalhar-se pelos dedos do pé (sente toda a tensão desses músculos a libertar-se ainda mais)… pela parte de baixo do pé (sente a luz a percorrer todos esses pequenos músculos que relaxam ainda mais)… pela parte de cima do pé (todos esses músculos se vão soltando cada vez mais)… à medida que a luz envolve todo o pé até chegar ao tornozelo em que ganha a forma de um anel. 2ª Passagem Novamente pontas dos dedos do pé direito.

“Estou calmo. muito pesados. relaxado e muito.Tíbia direita 1ª Passagem Visualiza agora o anel de luz à altura do tornozelo do pé direito. Agora puxa esse anel de luz em direcção ao joelho e sente todos esses músculos a ficarem pesados. atravessando o tornozelo por inteiro. lentamente em direcção ao teu joelho. visualiza este anel de luz enquanto sobe. visualiza o anel de luz no tornozelo da perna direita. muito tranquilo. Visualiza o anel de luz… Agora… lentamente vai puxando esse anel de luz em direcção ao teu joelho… sente todos esses músculos a ficarem pesados. Pensa apenas nas seguintes palavras: todos estes meus músculos estão pesados. relaxa e harmoniza. muito pesados…profundamente pesados. mais e mais… à medida que o anel de luz sobe lentamente. Sente todos os músculos a ficarem profundamente relaxados por onde a luz passa… até chegar ao joelho da perna direita em que mantém a forma de um anel. 3ª Passagem Mais uma vez.” Deixa que a força da gravidade retire toda as tensões e as afaste para longe de ti Fémur direito 1ª Passagem O anel de luz que se encontra ao nível do joelho da perna direita começa agora a subir em direcção à tua anca… Sente toda essa grande massa muscular a relaxar à medida que . lentamente… até chegar ao joelho da tua perna direita. 2ª Passagem Concentra novamente este anel de luz à altura do tornozelo. a relaxarem cada vez mais. lentamente. profundamente pesados à medida que a luz sobe lentamente… até chegar ao joelho da perna direita. É uma luz que tudo repara.

Sente todos esses músculos a libertarem-se de toda a tensão e a ficarem profundamente relaxados. Pé esquerdo 1ª Passagem Concentra agora aquela luz branca que tudo repara. lentamente… lentamente… até chegar ao tornozelo em que adquire a forma de um anel. lentamente. muito pesada. Liberta agora essa luz branca que tudo repara. lentamente… até chegar à anca 3ª Passagem Concentra mais uma vez o anel de luz no joelho direito. relaxa e harmoniza nas pontas dos dedos do teu pé esquerdo. acalma e harmoniza e sente toda essa musculatura a relaxar-se. 2ª Passagem Visualiza mais uma vez esse anel de luz à altura do joelho da perna direita… Liberta agora essa luz e sente todos esses músculos a soltarem-se. a ficarem mais calmos e ainda mais relaxados… à medida que a luz sobe… lentamente. a ficar pesada… por onde a luz passa. lentamente. . a soltarse. mais especificamente no teu pé esquerdo. profundamente pesada Sem qualquer tensão… como se existisse um íman que a tivesse retirado para fora Sente-te mais calmo e relaxado… muito tranquilo Perna Esquerda.o anel de luz sobe lentamente. à medida que sobe. Liberta agora essa luz… és tu que a controlas… por onde a luz passa sentes todos os músculos a relaxarem… parte de baixo do pé (deixa que toda a tensão muscular se liberte)… parte de cima do pé (sente todos esses músculos a soltarem-se)… por onde a luz passa… lentamente. Pensa apenas: A minha perna direita está pesada. lentamente. lentamente… até chegar à anca. lentamente até chegar à tua anca. Concentra-te agora na tua perna esquerda. lentamente.

relaxa e harmoniza. lentamente…. concentra o anel de luz branca à altura do tornozelo e visualiza o anel de luz a subir. 2ª Passagem Mais uma vez. a afastar-se de todos os músculos do pé… visualiza os músculos do pé a soltarem-se cada vez mais e mais profundamente… muito profundamente…. Agora… lentamente. Pensa apenas: o meu pé direito está muito pesado…muito pesado. a desaparecer.… à medida que o anel de luz sobe lentamente. começa a puxar esse anel de luz em direcção ao teu joelho… e vai sentindo todos esses músculos a ficarem soltos. lentamente… até chegar ao teu joelho. até que a luz chega ao tornozelo em que ganha a forma de um anel. Deixa que estas palavras se repitam dentro de ti como se de um eco se tratasse Tíbia esquerda 1ª Passagem Visualiza agora o anel de luz branca à altura do tornozelo do pé esquerdo… a atravessar o teu tornozelo por inteiro. É uma luz purificadora que tudo repara. Estou calmo e relaxado… muito relaxado… muito tranquilo. todos esses pequenos músculos a relaxarem ainda mais)… parte de cima do pé (todos esses pequenos músculos se soltam cada vez mais) … à medida que a luz vai envolvendo todo o pé até chegar ao tornozelo em que ganha a forma de um anel. 3ª Passagem Novamente pontas dos dedos do pé esquerdo…. . relaxados e muito pesados. lentamente… até chegar ao joelho da tua perna esquerda. relaxa e harmoniza… nas pontas dos dedos do teu pé… Agora. toda aquela luz branca energética está lá concentrada. Solta mais uma vez essa luz… e sente qualquer tensão residual que ainda possa subsistir. liberta essa luz e sente-a a espalhar-se pelos dedos do pé (sente toda a tensão desses músculos a libertar-se ainda mais)… parte de baixo do pé (consegues sentir.2ª Passagem Concentra mais uma vez aquela luz branca… que tudo repara. perfeitamente. enquanto todos esses músculos se soltam e relaxam cada vez mais profundamente….

2ª Passagem Concentra mais uma vez o anel de luz branca à altura do joelho da perna esquerda… Agora. a ficarem pesados. vai puxando esse anel de luz em direcção ao joelho e sente todos esses músculos a soltarem-se. por onde a luz passa. Liberta agora essa luz. Agora. relaxado e muito. a relaxarem-se. cada vez mais pesados. relaxados e pesados… à medida que a luz sobe… lentamente. deixa que o anel de luz branca (que tudo repara. muito pesados…profundamente pesados. “Estou calmo.” Deixa que a força da gravidade retire todas as tensões e as afaste para longe de ti Fémur esquerdo 1ª Passagem Agora. profundamente pesados à medida que a luz sobe. muito pesados. essa luz branca que tudo repara. lentamente… até chegar à anca 3ª Passagem Visualiza mais uma vez o anel de luz à altura do joelho da perna esquerda. harmoniza e purifica… Sente todos esses músculos a ficarem pesados.3ª Passagem Visualiza mais uma vez o anel de luz à altura do tornozelo da perna esquerda. Pensa apenas nas seguintes palavras: todos os meus músculos estão pesados. Sente todos esses músculos a libertarem-se de toda a tensão e a ficarem profundamente relaxados… relaxados e pesados. harmoniza e purifica) comece a subir do joelho em direcção à tua anca… deixa que toda essa grande massa muscular se solte à medida que o anel de luz sobe… lentamente…. . até chegar à tua anca. lentamente. lentamente… até chegar à anca. lentamente. à medida que sobe. muito tranquilo. liberta essa luz… és tu que a controlas… consegues sentir cada vez melhor todos esses músculos a soltarem-se. profundamente pesados e flácidos…. muito pesados. lentamente… até chegar ao joelho da perna esquerda. a ficarem mais relaxados.

relaxado e pesado Sentes-te em total harmonia contigo. profundamente pesada Sem qualquer tensão… como se existisse um íman que a tivesse retirado para fora Sente-te mais calmo e relaxado… muito tranquilo Sentes-te bem. calmo e relaxado. não tens qualquer dor. todo o equilíbrio da natureza está em ti. sente as tuas mãos e os teus braços relaxados e revitalizados… consegues sentir perfeitamente as tuas mãos e braços Sente agora os teus pés e pernas relaxadas e revitalizadas… consegues sentir perfeitamente os teus pés e pernas Sentes-te bem . estás profundamente calmo. muito pesada. com os outros. Não sentes qualquer desconforto ou dor… antes pelo contrário Estás relaxado. mas tens consciência de todo o teu corpo. com tudo o que te rodeia… em total equilíbrio com a natureza… tu és a natureza. sentes-te confortável.Repete agora para ti: a minha perna esquerda está pesada.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful