Estudar

+

Língua Portuguesa
Funcionamento da Língua

1. Família de Palavras
Risca a palavra que não pertence à mesma família das restantes.
a)
b)
c)
d)
e)

ARTE – ARTISTA – AUTOR – ARTEFACTO
VAPOR – EVAPORADO – VAPOROSO – POROSO
DEPENA – PENHA – PENALIDADE – PENOSO
LIVRE – LIVRESCO – LIVREIRO – LIVRO
GOTA – DESGOSTO – GOSTAR – GOSTOSO

Forma palavras da mesma família de:

Água

Terra

____________
____________
____________
____________

____________
____________
____________
____________

Fogo

Ar

_____________
_____________
_____________
_____________

_____________
_____________
_____________
_____________

2. Formação de palavras
Completa o quadro, de modo a explicar o processo de formação de palavras.

Palavras derivadas

Palavras compostas

Palavra
prefixo

Palavra primitiva

sufixo

justaposição

aglutinação

Injustamente
Pontapé
Maremoto
Antropologia
Planalto
Destravar
Autógrafo
Rosa-dos-ventos

1

para o fim-de-semana. amanhã. Palavras Homófonas sinto / cinto à / há vez / vês lasso / laço roído / ruído ó / oh Palavras Homógrafas hábito / habito mágoa / magoa trânsito / transito sábia / sabia exército / exercito a) b) c) d) e) Cada ______________ gosto mais de estudar sem ouvir o ____________ da televisão. aperto muito o ___________ mas. quando está mais ________________.Estudar + 3. que está no ___________. ________________________________________________ (s. colocar) b) O branco é uma cor que lembra pureza. o Cão-Polícia”. ________________________________ ______________________________________ c) Trouxe.____________ que raiva. porque o ___________ estava completamente engarrafado. j) Quando escrevo muitas vezes. Pus (verbo pôr) – colocar em algum lado ______________________________________ b) Se não levar. Para parecer mais magra. assento) c) Para crer em Deus é preciso fé. ________________________________________________ (s. . vive uma velha senhora. _____________ a série “Rex”. desejar) 2 . ________________________________ ______________________________________ Escreve frases com palavras parónimas. Descobre. k) A minha avó dá-me dinheiro quando _______________ de ano. o meu sapato está todo ____________ pelo meu cão! h) Não cheguei a horas ___________ aula. por isso não me maço mesmo nada.___________ Diogo. a) Ontem. as palavras homónimas e escreve o seu significado. ________________ a escrita. um maço de revistas que adoro. ________________________________________________ (s. a) Não vou por essa rua. não ____________ que passei para o 10º ano. que me conta histórias incríveis. l) Comprei uns sapatos novos. pus uma pomada que o veterinário receitou. muito ____________. não me livro de uma falta de material. Tenho o _____________ de desligar o telemóvel antes de entrar nas aulas. numa ferida com pus do meu cão. o livro de História para a aula. i) No prédio em que _______________. nas frases seguintes. mas _______________ um sapato que me ___________ o pé. na Sic? O meu tio. f) Que grande ____________ teve o meu pai quando morreu o seu melhor amigo! g) . ______________-me melhor. Relação entre as palavras Relações de som e grafia Selecciona dos quadros as palavras adequadas e completa as frases.

vimos um lindo quadro com um _______________ e uma camponesa.Estudar + Relações semânticas Descobre os sinónimos das seguintes palavras: a) embriagado b) prisão c) admirado d) pleno e) enorme ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ Descobre os antónimos das seguintes palavras. f) No museu. d) O concerto tinha um _______________ e não uma maestrina. quer com o masculino quer com o feminino dos nomes destacados. c) Deram-me uma mochila.: O coro cantava optimamente. Ex. g) O telejornal foi apresentado por uma ________________ e por um jornalista. estava a ser julgado um _____________ e não uma ré. a) velhice b) regressar c) barulho d) amanhecer e) emagrecer ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ Descobre hipónimos dos seguintes hiperónimos: ESCOLA _________________ _________________ _________________ _________________ _________________ _________________ CIRCO ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ 4. Nomes ou substantivos Descobre. ______________________________________ b) A raiz da árvore era enorme. ______________________________________________ c) O meu tio visitou esse país africano. corriam __________________ e cavalos. o nome ou substantivo e escreve a subclasse a que pertence. b) Eu não sou um comilão mas a minha irmã é uma grande ___________________. d) Tens boa memória? e) Que alegria enorme! f) A minha turma é grande. Coro > nome colectivo a) O Brasil fica longe. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ Completa as frases. só bebi um café. ________________________________________ 3 . a) O meu pai como cidadão e a minha mãe como ______________ cumprem sempre os deveres de eleitores. a) Em cima do móvel havia papel e lápis. em cada frase. b) Hoje. c) No hipódromo. Passa para o plural as frases. e) No tribunal.

Pronomes Substitui as palavras destacadas pelo pronome pessoal correspondente. ______________________ _________________________________________________________________________ e) Amanhã. _________________________________________________________________________ c) Os surdos são muito expressivos. _________________________________________________________ c) Aquele belo monumento merece ser visitado. _________________________________________________________________________ e) A minha tia foi comigo e com a minha irmã ao circo. os meus amigos visitarão o Museu da Água com o professor de Ciências. _________________________________________________________ e) Conheço poucos países. ________________________________________ c) Os meus pais compraram a árvore de natal. o Euro 2004 foi mais importante que os Jogos Olímpicos. _________________________ _________________________________________________________________________ 7. Advérbios Reescreve as frases. _________________________________________________________________________ 6. _________________________________________________________________________ d) O teste de História foi dificílimo.: Ele cumpre com rigor as tarefas. como no exemplo. ________________________________________________ b) O Tiago ofereceu aos pais um livro. _________________________________________________________ f) Leio sempre os mesmos jornais.Estudar + d) O animal selvagem que estava na jaula era o leão. _________________________________ d) Ontem. Ele cumpre rigorosamente as tarefas. _____________________________ _________________________________________________________________________ e) O réu ouviu a decisão do juiz. _________________________________________________________ 8. 4 . Ex. a) O Luís não faltou ao teste. _________________________________________________________________________ b) Nem sempre os antibióticos são o melhor remédio. _________________________________________________________ d) Levaremos os sacos que pudermos. Adjectivos Descobre o grau em que se encontram os adjectivos nas frases seguintes: a) Para mim. eu e o meu pai levámos o meu irmão ao médico. ______________________________________________ f) O atlas foi-me dado pelo meu amigo chinês. Determinantes Descobre o determinante existente em cada frase e identifica-o. a) Quantos aviões partiram para Londres? _________________________________________________________ b) Muitas pessoas morreram em acidentes de automóvel. ___________________________________ _________________________________________________________________________ 5.

Conjunções Completa as frases com as conjunções e locuções conjuncionais apresentadas. ______________________________________ c) O problema foi resolvido de imediato. já acabou a confusão! 5 . ______________________________________ g) É provável que a festa seja no sábado. __________________ o outro grupo resolvia o questionário gramatical. de modo a expressar a ideia indiciada entre parênteses. de novo. b) Os meus pais têm grande influência _____________ mim. Interjeições Completa as frases com as interjeições ou as locuções interjectivas adequadas. devias passar à acção.Estudar + a) Ando sempre à pressa. (oposição) d) É preciso que estudes. __________________________________________ 9. que ficou _______________ armário. ________________ tenhas sucesso no exame. ______________. _______________________________________ d) Irei visitar-te. e a Catarina. 10. desde por com sobre em em vez de durante com das de da por cima do excepto a) Correu na pista de atletismo ______________ os outros atletas ________________ muito tempo. uma óptima nota. ______________________________________ h) Tiveste. com certeza. (consequência) c) O teste não correu muito bem. _______________ a classificação foi razoável. ________________ tem boas notas. contanto que porém que embora enquanto porque para que do mesmo modo que ou por isso a) Um grupo preparava a leitura. Preposições Completa as frases com as preposições e as locuções prepositivas apresentadas. _______________ _________________________________________________________________________ f) Levanto-me a custo quando durmo mal. (simultaneidade no tempo) b) Ela estuda. d) Todas as crianças se esconderam ____________ baixo _____________ mesa. c) ___________________ de falares tanto. _____________ o Miguel. _______________________________________________ e) Ao contrário do que pensas. mas eu decido ____________ função __________________ minhas opiniões. a) __________ Como estás? b) __________ Estou mesmo irritada! Mas. em breve acabaremos este trabalho. que foi ____________ ele. e) ________________ o 7º ano que ela gosta muito ___________ Português. __________________________________________________ b) Ele cumprimentou-me com educação. (fim) 11.

3 O empregado respondeu ao chefe indelicadamente. causam tremendos prejuízos. 1. a) A Claúdia. ______________ Queremos dormir! g) __________ Que rapariga tão gira! h) __________ O teste já acabou. foi um rei muito corajoso. b) D. a namorada do João. as palavras ou expressões que desempenham as funções sintácticas de predicativo do sujeito. Estou tão aliviada! i) __________ Não esperava encontrar-te aqui! ___________ Estou mesmo contente! j) __________ Corre. 6 . a revolução dos cravos. b) Os alunos fizeram o teste. 1. Identifica o complemento determinativo nas seguintes frases: a) A aula de ginástica é cansativa. c) O 25 de Abril. 1. vais conseguir! k) _________ Quem fala? l) __________ Levaram-me a carteira! m) _________ Que estrondo! n) __________ Que nojo! 12. nas frases. Nas frases seguintes.5 Muitos leitores recorrem às bibliotecas itinerantes.6 O meu professor continua a ser dirigente do clube. abalos telúricos.Estudar + c) __________ tudo corra bem! d) __________ Passagem perigosa! e) __________ Desapareça daqui para fora! f) __________ Estamos fartos de tanto barulho. é uma boa rapariga. Pedro. 1. distingue o aposto do atributo.1 O inspector investigou o caso. o Justiceiro. Elementos da oração / funções sintácticas Descobre. é um dia memorável. 1.2 Nós somos só amigos. 1.4 Eles parecem inseparáveis. de complemento directo e de complemento indirecto. d) Os sismos.

e) Fomos de autocarro até ao centro da cidade. b) Sentaram-se comodamente. ____________________________ _________________________________________________________________________ 7 . a sopa está quente. c) A professora ensinou a lição. Os meninos foram jantar. d) A Maria comeu a maçã. comam a sopa! 13. Sublinha o vocativo nas seguintes frases: Ó meninos. ______________________________________ b) Eu desconhecia o final da história. d) Fui com a minha amiga ao jardim ontem à tarde. Pedro. Voz activa / voz passiva Passa as frases para a voz passiva. c) A Joana festejou o aniversário em casa com os familiares no dia 2 de Maio. não digas asneiras! Meninos. a) Os jornalistas revelarão toda a verdade.Estudar + c) O vestido de seda é azul. Ó mãe. d) A princesa tem cabelos de oiro. o jantar está na mesa. b) A lição foi estudada pelos alunos. Identifica os complementos circunstanciais nas seguintes frases: a) A Maria foi ao cinema com o Luís. ___________________________________________ c) Tu beijaste a Carolina? ____________________________________________________ d) Os amigos descobrem sempre as mentiras do Pedro. e) O bolo foi comido pela Maria. e) A noiva estava vestida de branco. Identifica o complemento agente da passiva nas seguintes frases: a) A casa foi construída pelos homens.

: A minha mãe disse-me: . Discurso directo / Discurso indirecto Reescreve as frases. ora temos sorte. ______________________________________________________________________ e) Ainda que não goste de pescar. Orações subordinadas Nas frases seguintes. pois era necessário enaltecer os feitos dos Portugueses. ____________________________________ b) O tapete foi roído pelo teu cão? _____________________________________________ c) Os vencedores são aplaudidos pelos adeptos. ______________________________________________________________________ e) Houve um sismo na Tailândia de grau nove na escala de Richter. ______________________________________________________________________ f) Na vida. _________________________________ d) A paisagem era considerada magnífica por todos nós. ______________________________________________________________________ c) Não é um cão como os outros são. passando-as do discurso directo para o discurso indirecto. o cão foi ter com ele. a) Perguntei à Ana: “Qual a razão desse ar preocupado?” _________________________________________________________________________ b) A Ana respondeu: “Esqueci-me outra vez dos teus livros de Inglês. Orações coordenadas Identifica o tipo de orações coordenadas. ______________________________________________________________________ c) Este ano. ______________________________________________________________________ 15. a) A taxa de natalidade é baixa nos países desenvolvidos.Estudar + Passa as frases para a voz activa. ______________________________________________________________________ d) Não tenho explicações de Matemática nem preciso de ter. a) A verdade nunca me será contada por ela. ______________________________________________________________________ d) Não direi que a Manuela é uma pessoa simpática. ___________________________ _________________________________________________________________________ 14. a) Assim que o Pedro saiu da água. porém é elevada nos países subdesenvolvidos. como no exemplo.“Não comas os chocolates todos!” A minha mãe disse-me que não comesse os chocolates todos. vou contigo à pesca. por conseguinte o nível de destruição foi enorme. teremos exame de Português e Matemática e faremos provas globais das outras disciplinas. ______________________________________________________________________ b) A criança faz habilidades para que se repare nela. sublinha a oração subordinada e identifica-a. Ex. ______________________________________________________________________ f) Não víamos o que ele fazia. ______________________________________________________________________ 16. ora temos azar. ______________________________________________________________________ b) Luís de Camões escreveu “Os Lusíadas”.” _________________________________________________________________________ 8 .

no dia seguinte. Ele afirmou: . _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Reescreve as frases. passando-as do discurso indirecto para o discurso directo. (dever) __________________________________________________ 9 . (intenção) Hei-de ir ao cinema.Estudar + c) “Não há problema. dando-lhes o sentido proposto. sorrindo. (necessidade) __________________________________________________ b) Encontrar-me com o Diogo. vou chegar a horas. Tipos e formas de frase Identifica os tipos e as formas das frases. ________________________________________________ 18. Ex. a) O Rui prometeu à mãe que a ajudaria nas tarefas domésticas durante o fim-de-semana. ia chegar a horas.: Ir ao cinema.Amanhã. a) Não ias sair esta noite? ___________________________________________________ b) Este é que é o teu namorado? ______________________________________________ c) Não bebas o meu sumo! ___________________________________________________ d) Que lindo cão! ___________________________________________________________ e) Fica lá com a esferográfica. (compromisso) __________________________________________________ c) Ler “O Velho e o Mar” de Hemingway. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 17. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ c) O João pediu-me para guardar segredo.: Ele afirmou que. Conjugação perifrástica Modifica as frases. a) Fazer os trabalhos de casa. para estudarmos o funcionamento da língua” – afirmei eu. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ b) Perguntei à Rita se ela queria ir ao cinema. Ex. (fim do processo) __________________________________________________ d) Aprender a tocar viola. (duração do processo) __________________________________________________ e) Escolher um curso que me agrade. Hoje trouxe os apontamentos de Português. como no exemplo. (intenção) __________________________________________________ f) Levar o cão a passear.

_________________________________________________________________________ e) Nós discutimos essa questão. Os pais também abraçaram a Inês e o Diogo. _________________________________________________________________________ c) Ela pediu um presente ao avô. Ex. Eles mostraram a ilha aos amigos.Estudar + g) Comprar um guarda-chuva. _________________________________________________________________________ d) A Inês e o Diogo abraçaram os pais. Vós discutistes a questão também. seguindo o exemplo.: Emprestei a minha bola ao António. a) Eu entreguei um livro ao meu professor. Conjugação pronominal Utiliza a conjugação pronominal. Nós comemos o bolo. _________________________________________________________________________ 10 . O meu professor leu o livro. _________________________________________________________________________ b) A mãe fez um bolo delicioso. O António perdeu a minha bola. O avô deu o presente. (certeza) ___________________________________________________ 19. _________________________________________________________________________ f) Eles filmaram uma ilha desconhecida. Emprestei a minha bola ao António e ele perdeu-a.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful