P. 1
letras brasileiras atualizado

letras brasileiras atualizado

5.0

|Views: 61|Likes:
Published by Adriana Vargas

Aditamento do projeto Letras Brasileiras.

Aditamento do projeto Letras Brasileiras.

More info:

Published by: Adriana Vargas on Feb 25, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/17/2013

pdf

text

original

Projeto Letras Brasileiras

“Brasil - Escrevendo uma nova história”
Clube dos Novos Autores – CNA

Identificação do Projeto
O Projeto Letras Brasileiras será realizado a nível nacional. Foi elaborado na data de 14 de Fevereiro, tendo o início previsto a partir de 15 de Abril de 2013, sem perspectiva para se findar, pois este está atrelado ao funcionamento do Clube dos Novos Autores.

Indicação do Proponente
Clube dos Novos Autores, sem sede física, pois se trata de uma união de autores que se encontram diariamente, desde o ano de 2009, através de um grupo online, discutindo suas ações e metas em tempo real. Cito os endereços virtuais: - http://cna-clube-dos-novos-autores.webnode.com/ - http://clubnovosautores.blogspot.com.br/ - http://www.facebook.com/groups/131535263673974/ - http://www.facebook.com/ClubedosNovosAutores?ref=hl

Coordenadora do projeto:
Adriana Vargas de Aguiar, brasileira, portadora da RG 605050 SSP MS, CPF 527.994.681-87, residente e domiciliada na Rua Etelvina do Nascimento, nº 424 Bairro Mata do Jacinto, Campo Grande – MS. CEP 79033-170, também coordenadora do Clube dos Novos Autores, via dados: http://cna-clube-dos-novos-

autores.webnode.com/equipe/

Patrocinadora da Publicação dos livros:
MODO EDITORA LTDA ME, CNPJ 05.509.429/0001-22, com sede na Rua Guatemala, 376 – Vila Jacy – CEP 79006-331 – Campo Grande/MS, doravante designada simplesmente MODO, representada por Luiz Carlos Pinho. Cito o site: http://modoeditora.com.br/

Histórico de experiência do Clube dos Novos Autores
Desde do ano de 2009, com a união de cinco autores com finalidade de divulgar a literatura nacional, mediante a resistência e dificuldade de se ter uma obra vinda de autores brasileiros em blogs, mídia e estantes, estes auto promoviam ações literárias no blog, eram entrevistados de modo online por escolas de ensino fundamental e divulgavam os títulos até então desconhecidos na internet. Em 2011, cumpriu-se o objetivo de divulgar seus membros por editoras que não cobravam publicações, tamanha a união na divulgação de nossos títulos. Em 2012, entramos para a mídia, com o apoio e parceria da Modo Editora, inserindo seus autores ao movimento. No início deste ano, recebemos o selo da Veja@blog como um dos melhores blogs nacionais. Conquistamos o respeito dos blogs e da sociedade internauta, que nos apoia, incentiva, e se voluntaria no trabalho de divulgação, reconhecendo a seriedade, boavontade e preocupação com a raiz do problema da falta de leitura no país, que não se trata apenas da invasão dos livros estrangeiros nas livrarias, e sim, a falta de um maior incentivo àquela pessoa que hoje iniciará a primeira leitura de um livro. Nossa luta será para que este livro seja nacional. Iremos implantar nosso projeto em cada capital brasileira com finalidade de apresentar, ao Brasil, seus autores, implantando cirandas de leituras, palestras sobre nossa caminhada e os motivos que nos levaram a lutar arduamente por um País com maior justiça literária.

Objetivo do projeto
Difundir a leitura e publicar no seio nacional, autores carentes detentores de talento literário anônimo, difundindo a valorização dos frutos literários brasileiros. Estarão sendo disponível a autores de escolas ou Universidades 10 (dez) publicações anuais disponibilizadas pela Editora patrocinadora. Elevar o número de leitores no Brasil através do desafio sugerido pelo projeto, no incentivo à leitura dos novos autores brasileiros nas escolas, estreitando os laços entre autores e o público leitor. Buscar apoio de nossos representantes da Cultura, a cooperação e união junto à sociedade em prol de uma reformulação e consciência literária, ajudando-nos a chegar até a mídia, mostrando a importância deste projeto na

divulgação de autores brasileiros, dando-se assim, uma revolução literária por meio de uma efetiva ascensão da literatura. Não somos visados por falta da aparição de nossos livros e autores na mídia nacional brasileira.

Caracterização do Problema e Justificativa
Os problemas mais freqüentes hoje, vistos pela maioria dos autores nacionais, segundo pesquisas e experiências vivenciadas por nós, são esses:  Falta de apoio à literatura com o dito – algo a mais.

A formação de nossa consciência literária é defasada. Nossas referências, após a época dos grandes clássicos nacionais, tornaram-se o modismo e influência estrangeira, o que fez muito de nós, perder sua identidade, e não ser apreciado pela sociedade literária que lê, na atualidade, livros estrangeiros.  A maioria das editoras não quer publicar autores nacionais.

Devido a forte tendência do mercado que torna o investimento em autores brasileiros não conhecidos uma grande incógnita sem a certeza de retorno rápido do que foi investido. Haja vista que, concomitantemente a isso, não há propostas de consolidação de mercado consumidor para estas obras. Assim sendo, a tradução de livros estrangeiros já renomados é abraçada como diretriz de mercado, formando a consciência e costume literário em nosso país. 

A maioria dos livros nas livrarias é de autores estrangeiros.

Nossos livros servem de mesa para apoiar a literatura de outra nacionalidade. Existe livraria que possui até mesmo um sistema muito burocrático para aceitar livros nacionais em suas lojas, devido ao grande número ainda de preconceito e temor ao investir em livros nacionais. Fonte do problema – falta de leitores para comprar os livros nacionais. Livros nacionais são vendidos nas livrarias pelo método de consignação, levando do autor a porcentagem de 40 a 55% da venda, para pagamento em até 90 dias. Leitores reclamam que vão às livrarias e somente encontram livros estrangeiros com promoções que valem a pena.  A literatura nacional passou a ser mais comentada.

Acreditamos que temos uma pequena participação neste desempenho, porém, os blogs literários ainda não compram nossos livros, dando preferência a postar tais títulos e continuar comprando os estrangeiros no momento de investir na leitura. Por quê? Porque nossos livros ainda não são considerados totalmente páreo aos estrangeiros no momento de ter que escolher um livro para a aquisição. Fonte do problema – insegurança e preconceito.  Divulgação apenas na internet tornou-se enfadonha e ultrapassada.

Os interesses nestes canais são o incentivo às informações de escândalos ou tragédias. Nossos quotes, trechos, capas e sinopses, tornam-se efeito viral ou spam. Fonte do problema – falta de apoio de um canal da mídia que tenha um alcance maior, que mostre mais os valores e importância de se revelar o desenvolvimento da arte literária hoje no País.  Preconceito com a produção nacional.

O maior problema de aquisição de nossas obras, infelizmente, é o preconceito. Preconceito das editoras, preconceitos das livrarias, preconceito dos leitores, preconceito da mídia, preconceito até mesmo dos próprios autores. A evidente diferenciação de livros nacionais e estrangeiros estão nas Bienais, lota-se os estandes, de leitores que enfrentam filas homéricas para comprar um livro autografado de um autor estrangeiro. Enquanto os autores nacionais ficam como feirantes, oferecendo seu produto para vencer a concorrência. A diferença entre a aceitação de um livro estrangeiro e o livro nacional está na formação da consciência que recebemos do mercado.

Sugestões para ajudar na formação de uma nova consciência
Este projeto deve ser recepcionado e executado, porque é a união de muitos autores que se reuniram para construí-lo, e foi criado em face do maior problema literário hoje no Brasil, infelizmente, embora muitos ainda negam, o preconceito. Não podemos extrair o preconceito das consciências já formadas, mas podemos começar por aquela consciência que ainda não é poluída pela formação antagônica à nossa cultura, implantando programas de incentivos à leitura, nas entidades responsáveis pela educação e nos canais da mídia, tais como:

Revistas e Jornais: – Entrevistas aos autores nacionais – Divulgação de livros – Divulgação de Eventos – Quotes promocionais – Sorteios - Matérias sobre lançamentos - Divulgação da campanha caça-talentos dirigida a estudantes da classe carente brasileira.

Rádio e Televisão: – Debates; – Quiz com o público sobre uma obra do grupo de autores do Clube dos Novos Autores; – Sorteios de nossas obras, patrocinando desta forma, algum quadro do programa; – Realização de concursos com finalidade de publicação, oferecemos o patrocínio pela Editora Modo ao ganhador – Cobertura de Eventos e Feiras – Palestras sobre Mercado Editorial - Programas e quadros com oficina literária para autores iniciantes – Entrevistas - Divulgação da campanha caça-talentos dirigida a estudantes da classe carente brasileira.

Sugestões para ajudar na formação de uma nova consciência
Este projeto deve ser recepcionado e executado, porque é a união de muitos autores que se reuniram para construí-lo, e foi criado em face do maior problema literário hoje no Brasil, infelizmente, embora muitos ainda negam, o preconceito. Não podemos extrair o preconceito das consciências já formadas, mas podemos começar por aquela consciência que ainda não é poluída pela formação antagônica à nossa cultura, implantando programas de incentivos à leitura, nas entidades responsáveis pela educação e nos canais da mídia, tais como:

O que é Letras Brasileiras?
Letras Brasileiras é o movimento ideológico que tem como causa, lutar pela ascensão da literatura no País, havendo a extração e descobertas de autores nacionais anônimos, extraído de escolas e comunidades, publicando este autor e o preparando para o mercado. O projeto em questão é a extensão do movimento literário - Clube dos Novos Autores – trata-se de uma cooperação MÚTUA entre autores de várias regiões brasileiras no mercado literário, que juntos, associaram-se com a finalidade de divulgar, promover, expandir suas obras e retirar das gavetas, os talentos escondidos pela massa vigente, em um país que pouco se lê. Diante de tal dificuldade, o Letras Brasileiras torna-se a ferramenta propulsora que irá levar sua consciência aos berços brasileiros, onde se nasce o prazer ou a descoberta pela leitura. Temos como objetivo difundir esta ideia nos meios de comunicação, e desenvolver nosso trabalho junto às comunidades carentes brasileiras. Não tivemos nenhum apoio ou fontes financiadoras para tanto, todas as conquistas e realizações foram de nossa iniciativa junto ao nosso público leitor e parcerias com blogs literários. Estaremos indo pela primeira vez, este ano, em uma Bienal do livro, apresentar o projeto Letras Brasileiras aos leitores.

Alguns vídeos de nosso trabalhado aliado ao público nacional e autores:    http://www.youtube.com/watch?v=pFdPtv3JKjI http://www.youtube.com/watch?v=jDzD-iKFInE http://www.youtube.com/watch?v=jgkNSFevsBI

http://www.youtube.com/watch?v=6n5Vs_uSa3w

A quem se dirige?
Esta campanha é dirigida a todos que fazem parte de uma nação chamada Brasil e se importam com seu progresso intelecto e cultural. O projeto em pauta é dirigido para a mídia e os detentores da responsabilidade pela educação no País. A Mídia tem um papel importantíssimo nesta empreitada – esta possui o alcance e a extensão da voz. Os detentores da educação possuem a ferramenta humana e a experiência própria para ser transmitida. O Letras Brasileiras possui a determinação e os meios para se efetuar o projeto.

A quem se dirige?
Esta campanha é dirigida a todos que fazem parte de uma nação chamada Brasil e se importam com seu progresso intelecto e cultural. O projeto em pauta é dirigido para a mídia e os detentores da responsabilidade pela educação no País. A Mídia tem um papel importantíssimo nesta empreitada – esta possui o alcance e a extensão da voz. Os detentores da educação possuem a ferramenta humana e a experiência própria para ser transmitida. O Letras Brasileiras possui a determinação e os meios para se efetuar o projeto.

Público alvo:
Temos o objetivo de descobrir talentos até então, anônimos. Selecionaremos textos no gênero – Fábulas (literatura Fantástica) e Romances Juvenis, escritos na modalidade – contos ou prosa longa - com finalidade de publicar gratuitamente pessoas a partir de 14 anos, advindos de Escolas e Universidades, desde que tenha vínculo estudantil ou acadêmico, notoriedade e desenvoltura com a escrita. Não aceitamos crônicas, poesias e outros, apenas os mencionados acima. Os originais devem ser entregues, revisados para análise.

A mídia e a propagação do Projeto:
Qualquer inscrito ou interessado poderá divulgar a mensagem deste projeto, através da mídia local de sua cidade, deste modo, cooperando com a ascensão e reforma literária no País junto à sua parte na comunidade em que vive. Quanto mais pessoas, escolas e Entidades forem alcançadas, mais perto estaremos de alcançar nosso objetivo comum. A mídia tem um papel muito importante neste quesito, pois esta, ao divulgar nosso projeto, anunciando esta oportunidade, chegará onde a voz da internet não alcança, revelando ao País, novos escritores nacionais que mudará a história literária neste berço. Solicitamos a participação de todos os meios de comunicação, tais como rádios, emissoras de televisão, jornais, folhetins, revistas, sites etc. Que estes canais anunciem a existência deste projeto e seu escopo em cada Estado e suas unidades dentro do Território Brasileiro, realizando, juntamente com a sociedade, uma nova consciência literária, que ressalte nossos valores culturais, que até então foram substituídos e abafados nas estantes e livrarias, pela cultura literária estrangeira. Queremos a arte literária na mídia.

Da inscrição:
A) Professores ou coordenadores de projetos, escolas e Universidades, quem apontará este escritor, solicitando pelo emailCNA@gmail, o formulário de inscrição, com o assunto: Inscrição para o projeto Letras Brasileiras. Apresentando o documento probatório que comprove o vínculo do estudante à escola, entidade, Universidade e curso. B) Em casos de autores menores, deverá haver uma autorização por escrito, cuja redação deste seja redigida pelo responsável, coordenador ou professor da escola, Entidade ou Universidade, citando o nome do aluno e curso, com a prévia assinatura de seus representantes ou tutores legais. C) Enviar cópia de documentos pessoais do autor e foto de boa qualidade. D) Enviar comprovante residencial. E) O texto deve ser entregue, revisado, segundo a nova ortografia vigente. A) Antologia, somente se fará segundo os critérios e diretrizes da

editora, com no máximo, 15 alunos.

Do treinamento: Após a escolha dos novos autores brasileiros para a publicação de obras. O CNA realizará oficina literária a este autor, e todo o preparo para que sua obra esteja pronta para a publicação pela Editora Modo, parceira preparada desde antes de seu nascimento para publicar novos escritores brasileiros. As escolas, segundo as possibilidades dos autores do Clube dos Novos Autores estarem disponíveis na cidade em que se encontram, poderão solicitar palestras sobre literatura a nacional, bem como a realização de oficinas, se assim for o caso e necessidade. Em casos de cidades distantes dos grandes centros, poder-se-á agendar reuniões online interativas com os alunos e autores do Clube, através de Skype ou chat do site do CNA, para estarem retirando dúvidas sobre a carreira literária, sugestões para a escrita, até mesmo, solicitando turmas semanais para oficinas online.

Da publicação:
Serão selecionadas e publicadas 10 (dez) obras por ano pela editora Modo. Serão publicadas de acordo com a somatória de pontos – avaliação literária + pontos somados das perguntas que serão feitas a 10 alunos da escola ou Universidade do autor classificado, que lerão um título enviado pela Editora, com intenção de somar pontos para o autor inscrito, implantando e colaborando, deste modo, com a leitura da literatura nacional no País. Das perguntas referentes aos livros nacionais que somarão pontos ao autor classificado: - Serão enviados até 3 (três) exemplares do mesmo título para a classe do aluno. Os livros serão avaliados e escolhidos pelos responsáveis da escola ou Universidade, dentro das normativas pedagógicas de cada secretaria Estadual ou Municipal e, sobretudo, do MINC.

- Os professores e coordenadores selecionarão os alunos que irão fazer a leitura e responder, cada um, a uma pergunta que será elaborada pelo autor da obra, e enviada para a turma, somando dez perguntas para dez alunos;

Patrocinadores de Iniciativa Privada:
Terá seu logotipo ou banner inserido nas redes sociais as quais realizarão a divulgação deste, e nos exemplares da edição dos livros publicados. Estamos aceitando ajuda de custo para a implantação do projeto em que os centros de apoio se encontram a longa distância dos membros do CNA. Toda ajuda será bem-vinda, assim como doações de serviços como impressão, arte digital, passagens, colaboração com custos de eventos e outros.

ANEXOS
Fonte: Instituto Pró-livro
http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/2834_10.pdf

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->