You are on page 1of 1

COMPOSTAGEM E SUAS VANTAGENS PARA A SOCIEDADE

O QUE É A COMPOSTAGEM? É um processo biológico de transformação da matéria orgânica, por ação de microrganismos, num composto fertilizante natural, semelhante ao solo. A matéria orgânica são restos de comida e resíduos verdes do seu jardim, horta ou quintal. VANTAGENS DA COMPOSTAGEM Ao fazer a compostagem evitamos que os resíduos orgânicos, que podemos colocar na composteira, sejam depositados em aterro sanitário. O produto final que obtemos na compostagem, o composto, é um excelente fertilizante para o solo. Assim, para além de aproveitar material que iria ocupar espaço no aterro, estamos a produzir “terra” fertilizante de excelente qualidade para o seu terreno.

• • • • • • • •

O que você pode usar: - Resto de leite; - Filtro de café usado; - Borra de café; - Cascas de frutas; - Sobras de verduras e legumes; - Iogurte; O que você não pode usar: - Restos de comida temperada com sal, óleo, azeite… qualquer tipo de tempero; - Frutas cítricas em excesso, por causa da acidez; - Esterco de animais domésticos, como gato e cachorro; - Madeiras envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plásticos, papel plastificado; - Cinzas de cigarro e carvão; - Gorduras animais (como restos de carnes); - Papel de revista e impressos coloridos, por causa da tinta. Podemos incorporar as minhocas na compostagem, pois elas ajudam a decompor o material orgânico, digerindo-o e transformando–o em nutrientes, que são repostos no solo. As minhocas do subsolo cavam túneis e, assim, criam passagens na terra para o ar, para a água e para as raízes das plantas. São ótimas operárias, comem de tudo e suas fezes, o húmus é altamente rico ajudando na nutrição do solo.

O composto resultante da compostagem melhora a fertilidade do solo; Ajuda a evitar doenças nas plantas; Aumenta a sua capacidade em termos de absorção de ar e água; Enriquece o solo com nutrientes; Reduz o uso de pesticidas; Melhora a textura do solo; Evita o acumulo de lixo nas cidades; Diminui o número de vetores transmissores de doenças.

TRABALHO DA TURMA DO 6° ANO – UNIDADE I Professora: Bianca A. Araújo.