P. 1
Martial Gerault

Martial Gerault

|Views: 1|Likes:
Published by zaadig

More info:

Published by: zaadig on Mar 18, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/06/2014

pdf

text

original

Martial GERAULT

A EVOLUÇÃO E A ESTRUTURA DA DOUTRINA-DA-CIÊNCIA EM FICHTE

À MEMÓRIA DE VICTOR DELBOS À Léon BRUNSCHVIGG Homenagem de respeitosa simpatia .

.Esta obra foi apresentada como tese de doutorado à Faculdade de Letras da Universidade de Strasburgo em março de 1930.

. . inspetor da Academia do Eure-et-Loir. professor de alemão do Liceu Jason de Sally.PREFÁCIO Comunicada desde 1922. Paris.agradecemos igualmente a E. 1922-27). Enfim. Marcel Bouteron. que há bem quisto assumir com uma competência e uma diligência destacatas. ao Instituto de Filosofia da Universidade de Strasburgo. E. . estudo a sua vez exaustivo e singularmente lúcido das relações de Fichte com seus contemporâneos. Tal é o caso da obra magistral de Xavier Léon: Fichte et son Temps (3 volumes. Alcan. nos dirigimos um especial testemunho de gratidão a MilliotMaderan. Temos de agradecer a Xavier Léon a amigável boa vontade com a qual ele colocou à disposição muitas obras raras. indisponíveis na França nas bibliotecas públicas. bibliotecário do Vendôme. Depois desta época a literatura fichteana continuou a se enriquecer de obras às quais nos não pudemos fazer mais que rápidas alusões. bibliotecário do Institut de France. professor da universidade de Hidelberg. o ingrato trabalho de revisão das provas. sob diversas formas. Morel. A ele remetemos o leitor. Lepointe. R. juntadas após o término. nos ajudaram em nosso trabalho de biblioteca.que. Curtius. o presente trabalho foi retardado em sua conclusão e publicação por circunstâncias independentes de nossa vontade. E.

que da unidade orgânica que elas tentam. Enciclopédia do Saber. que se opõe – mesmo em um Schelling. moral e religioso. § I.INTRODUÇÃO ANTECEDENTES DOUTRINAIS DA DOUTRINA-DA-CIÊNCIA A. Doutrinada-Ciência. mas os sentimentos estético. O interesse das doutrinas de Fichte. O esforço para a totalidade não possui equivalente ao esforço para a unidade interna e real. antes de tudo pela pesquisa de técnicas e de princípios novos. ao ecletismo ou ao sincretismo arbitrário. graças aos quais poderão se conciliar sem perder sua especificidade. – Dinamismo genético. na totalidade em descobrir ou construir. O problema da unidade entre a dissociação critica e a fusão genética. Este elã para a possessão da unidade interna e genética. Filosofia da Natureza. se traduz. Schelling e Hegel. as múltiplas realidades que constituem a riqueza infinita do universo e que revelam não somente a pura inteligência. vem menos da soma que elas constituem que vão se alargando por se esforçar em integrar o conjunto dos pontos de vista da consciência humana. A preocupação de não multiplicar ou . de tudo diverso da natureza da humanidade.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->