A Rosa + Cruz do Oriente Les Rose + Orient d'Croix

A. Identidade
Quem eram os rosacruzes do Oriente (ou Irmãos do Oriente ou Irmãos Asiáticos)? Qual é a sua relação (se houver) com os Rosacruzes do século 17 ou com as ordens Rosacruzes modernas? Citamos a partir da introdução do famoso "Sacramentaire du Rose + Croix" (Manual de Teurgia da ordem publicado pelo falecido Robert Ambelain, que - de acordo com um artigo de Marcel Roggemans - era o líder da Ordem): TRECHOS da INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DO

Sacramentário dos Rosa + Cruzes
por Robert Ambelain

Traduzido do francês por Theodoulos (c) 2001

OS ROSA + CRUZES
A. Sobre a Ordem O leitor que gostaria de estudar a história do movimento Rosacruz (o verdadeiro, dos séculos 17 e 18, e não algumas modernas “reconstituições” americanas/ 1),estará interessado em ler o livro de Sedir: História e Doutrina dos Rosa + Cruzes. Para isso, vamos adicionar o trabalho de Wittemans: História dos Rosa + Cruzes, o pequeno livro de Serge Hutin: História dos Rosa + Cruzes, nosso estudo: Templários e Rosa + Cruzes. Assim, o leitor não iniciado será suficientemente informado sobre o assunto.

/ 1:No entanto, estas ordens são boas escolas de ocultismo, e os seus membros são devidamente preparados para entrar nas ordens iniciáticas tradicionais.(Nota por Ambelain). Seu programa pode ser resumido assim: • tratamento dos doentes, • ajuda anônima aos indivíduos, sociedades e os próprios Estados (quando a sua causa era legítima), • ação política visando à criação de um Estado Universal - em primeiro lugar Europeu, então todo o Mundo,

que estavam mais perto do mundo profano. e particularmente no livro de Daniel (2. o "Arauto de Deus". onde é afirmado que "O próprio Deus é Seu Segredo". que estaria mais próximo de sua fonte e iria abandonar o imaginário comum exotérico.cooperam para a realização do programa geral da Rosa+Cruz. Este nome significa o próprio Deus nas escrituras esotéricas: a Sephira Tzeniutha. Observamos. eles são Cabalistas Cristãos. Em hebraico. enquanto koroz significa "arauto". Rosen Koroz. o Anjo da Proclamação na angelologia judaica. Por uma questão de fato.• ação religiosa visando o restabelecimento de um Cristianismo purificado. Por mais estranha que possa parecer esta nossa afirmação.o racionalismo e o espiritualismo .. é um nome de ministério -uma transformação do rosah koroz hebraico. na verdade. Dr. Este programa foi confiado as organizações menos misteriosas (ou seja. que é mais oculta e esotérica. roz (rosah) significa "segredos". Então. que supostamente viveu no século 13 na Alemanha. Christian Rosenkreutz. esse nome é um nome hieroglífico. que significa "Arauto dos Segredos" ou "Secreto Arauto". a Rosa+Cruz utilizou todo o conhecimento oculto tradicional: • • • • Alquimia e Espagíria Magia Teurgia Astrologia -. o Talmude e a Sagrada Escritura. Entre esses movimentos citaremos Martinismo e FrancoMaçonaria. Esta ordem é nada menos que os Irmãos Rosacruzes do Oriente. também. que se estendeu por vários séculos. # 57). um nome sagrado. no nível político e sociológico .Ao Martinismo. Mas o que é este segredo. que Rosen significa "Príncipe". menos secretas). O nome Rosenkreutz é alemão apenas na aparência. Sua lendário fundador. a sua Sede costumava ser na cidade de Thessaloniki (Grécia). Na verdade. Para a realização do seu vasto plano. Assim. E isso caracteriza perfeitamente o ministério ou a função da Rosa+Cruz.O conhecimento natural e sobrenatural. Gerard Heym fala sobre a Ordem dos Irmãos Asiáticos ou Cavaleiros de São João Evangelista. Sua doutrina combina a Gnose Cristã e a Cabala judaica. rosen significa "príncipe". esse nome faz alusão a Keraziel. Rosah Koroz é Arauto de Deus.. que nos dá uma significação muito semelhante: "Príncipe – Arauto". é um fato que os dois ramos da Franco-Maçonaria . • a Reintegração do Homem e da Natureza em seu estado primitivo. Na revista "Iniciação e Ciência" (1963. Encausse (Papus) tinha recebido uma linhagem dela por um membro do Conselho Supremo . é confiada uma tarefa específica.). e o veículo do Anjo Keraziel.9). por outro lado. Quanto ao "Príncipe do Real Segredo" na Franco-Maçonaria (Rito de Heredom e Rito Escoces). até agora parece "escapar" a qualquer investigação histórica séria. há uma relação evidente com o plano rosacruz primitivo e suas realizações políticas (. Esta Ordem foi reorganizado em 1750 e novamente em 1780.

recebeu a ordenação de Eques A Sancti Ioannis Evangelista (as iniciais são: EASIE). Estes eram conhecidos como os Cavaleiros da Palestina ou Irmãos Rosa-Cruz do Oriente. cujo fundador foi um sábio Egípcio chamado Ormus. o Candidato . Na verdade. os Templários Escoceses. a quem deixou a herança de Conhecimentos Maçônicos. que havia sido convertido ao cristianismo por São Marcos. nem mesmo Teder (sucessor de Papus). que ele próprio havia recebido uma linhagem na cidade do Cairo (Egito). Enquanto isso. TRECHOS a partir de O Santuário de Memphis por Jacques . Estes oitenta e um Maçons estabeleceram a Franco-Maçonaria na Europa.da Ordem Martinista. ninguém tinha tal linhagem. Na verdade. Dentro do Martinismo daquela época. (.ao entrar na Ordem . reunidos sob os padrões de uma nova Ordem que o príncipe havia instituído. sobre a origem desta ordem. e se apresentaram para o arcebispo de Upsala.. antes de 1914.. publicado em 1849). Ormus purifica a doutrina dos Egípcios com os ensinamentos da religião cristã. bem como da Ciência Templária. esta Escola foi unida à primeira por Ormus.) B. os Essênios e outros Judeus tinham fundado uma Escola de Ciência Salomônica. obviamente.Etienne Marconis de Negre Traduzido do francês por Theodoulos (c) 2001 .. as letras ASIE revelam uma qualidade. tendo Garimont como seu líder. . pois eles constituem uma abreviatura ou um selo. Jacques Etienne Marconis de Negre afirma o seguinte.. a tradição maçônica a respeito da origem dos Rosacruzes do Oriente.e dos outros ritos maçônicos também.). apostatas por iniciativa do rei (Robert Bruce). Até 1118. A recepção desta Ordem foi baseada naquela da Ordem do Templo. oitenta e um deles chegaram a Suécia. (Isto é. que o Rito (Maçônico) de Memphis considera como seus fundadores imediatos.. Após a morte de Jacques de Molay. Origens Em "Le Sanctuaire de Memphis" ("O Santuário de Memphis". Aqui está a origem do Rito Escocês Maçônico . os discípulos de Ormus eram apenas depositários da Sabedoria antiga do Egito (purificada pelo Cristianismo).. Podemos afirmar que o continente asiático é completamente irrelevante para essa Ordem de cavalaria esotérica. Em 1150.os Irmãos do Oriente.

Criação Deus é Eterno. a Sociedade dos Filósofos Desconhecidos também uniu-se com "Les Freres d'Orient" criado em Constantinopla em 1090. Doutrina De acordo com R. Os maçons de Memphis permaneceram fiéis às tradições antigas. A preexistência das Almas 3. existem dois Ritos: o Rito de Memphis ou do Oriente e o Rito Escocês.I. esta não é a única tradição a respeito das origens da Ordem. que lhes dava o direito a ser conhecidos como "Superiores Desconhecidos" ou "Supérieurs Inconnus" ou S. sendo Perfeito. bem como Todo-Poderoso. Alexander Sethon. Infinito e Absoluto. dois anos antes. A Reintegração Final ou Apocatástase . Assim.Os templários escoceses foram excomungados pelo Larmenius em 1324. Ambos continuam a atrair seguidores em toda a Europa. a Doutrina dos Irmãos do Oriente pode ser resumida em seis pontos: Pontos tomados da INTRODUÇÃO do Sacramentário dos Rosa+Cruzes por Robert Ambelain 1. sobre a separação dos Maçons de Edimburgo com os maçons de Memphis: 1322. Ele é também infinitamente Benigno e Sábio. 2. Chereau. Os ensinamentos dessa sociedade foram transmitidas de mestre a discípulo e sua forma princípio unificador foi a distinção de receber "A Iniciação". sem qualquer necessidade. a partir do final do século 14. como está escrito. escreve: Alegando conexão com uma antiga ordem de um "caráter Rosacruz".. Estas datas concordam com aquelas dadas pelo Ir. em seu livro "A Cabala e a Tradição Hermética". Ambelain. e Boehme entre as suas fileiras. ou seja. (.) No entanto.. A Tentação e o Pecado Original 4.. Mark Stavish. os outros fundaram um novo Rito. e tendo Heinrich Khunrath. Redenção do Homem 5. Redenção da Natureza 6. chamado Rito de Heredom de Kilwinning ou da Escócia. que remonta a 1643. Sendivogius. C.

D... Desdobramento continua . Tabela Geral do Linhagem Martinista Os "Irmãos do Oriente" são considerados como a fonte do Martinismo (Extraído do site da .

conhecidas) linhagens Martinistas.Ordem Martinista) Nota: Esta tabela apresenta apenas as principais (ou melhor . a russa). Há outras também (por exemplo. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful