Diodo Zener Básico

Diodo Zener Básico
Eng.: Roberto Bairros dos Santos. Um empreendimento Bairros Projetos didáticos>
Este artigo descreve o conceito básico do diodo zener, sua identificação, aplicação, principais características e análise circuitos com diodo zener.

1

.................................................................................................................................................................................................. 11 2 ..................Diodo Zener Básico Conteúdo 1 2 3 4 5 6 7 Introdução:....................................................................................................................................... 4 Curva característica do diodo Zener: ....................................................................................................................... 5 Potência no diodo zener: ......................................................... 3 Funcionamento: ............ 6 Aplicação:.................................. 8 O diodo zener como regulador: ............................... 7 Analise de circuito com diodo zener!....

uma lata corrente passa a circular no diodo desencadeando um fenômeno chamado corrente de avalanche que acarreta a queima do componente. Este dispositivo é apresentado normalmente em encapsulamento de vidro e possui dimensões bastante pequenas em relação ao diodo convencional. normalmente consideramos esta corrente como sendo zero. Quando a tensão de ruptura é atingida. Símbolo e apresentação do diodo zener! 3 . em um diodo convencional. mas também permite que a corrente flua no sentido contrário desde que a tensão aplicada seja maior do que a tenção de ruptura zener que é conhecida como tensão zener em homenagem a Clarence Zener que descobriu suas características elétricas. O nome dos terminais é o mesmo do diodo convencional: anodo e Catodo! A apresentação do diodo zener é mesma do diodo convencional o terminal do catodo possui uma faixa de identificação. desta forma devemos evitar que a tensão de ruptura seja aplicada no diodo convencional! O símbolo do diodo zener é mostrado na figura abaixo.Diodo Zener Básico 1 Introdução: O diodo zener é um tipo especial de diodo que permite que a corrente flua no sentido normal d condução como qualquer diodo. O diodo convencional quando inversamente polarizado apresenta uma extremamente baixa corrente reversa.

2V entre os seus terminais.2V quando inversamente polarizado apresenta uma queda de tensão de 3.6V o fenômeno predominante é a avalanche diodo.6V apresenta o melhor comportamento uma vez que o efeito da temperatura é cancelado. Um diodo zener de 5.6V deve ser escolhido para circuitos críticos! 4 . A principal diferença entre estes dois fenômenos é a característica térmica inversas. o diodo zener com tensão zener de 3. Por exemplo. exceto que o dispositivo é desenhado de forma a possuir uma tensão de ruptura bem baixa. Os dois tipos de diodos são construídos de forma similar e o efeito é o mesmo. no entanto a corrente não é ilimitada mas determinada pela potência do diodo e deve ser controlada pelo circuito externo. mas quando a tensão é inferior a 5. com isto a tensão reversa fica restrita a valor bem definido. esta tensão é chamada de tensão zener. O diodo zener é construído de forma a ter uma junção “PN” altamente dopada de forma que a tensão de avalanche seja controlada.6V o efeito avalanche zener é o predominante. desta forma o diodo zener de 5.Diodo Zener Básico 2 Funcionamento: O diodo zener exibe praticamente a mesma propriedade. Acima de 5. normalmente um resistor! A região de dopagem pode apuradamente controlada de forma a ficar dentro de uma tolerância de 5% na maioria dos casos as faixas mais largas pode chegar a 10%! Outro fenômeno que produz um efeito similar é chamado de efeito avalanche do diodo. ao avalanche zener apresenta um coeficiente negativo e a avalanche diodo apresenta um coeficiente positivo.

7 V! A tensão Vz é normalmente determinada para uma corrente de teste indicada no manual como IZT! Curva característica do zener! Quando o zener está operando na região de ruptura a tensão apresenta uma variação em função da corrente. isto significa que o diodo zener operando como zener pode ser representado por uma fonte com valor igual à Vz e uma resistência em série RZ.Diodo Zener Básico 3 Curva característica do diodo Zener: A figura abaixo mostra a curva característica do diodo zener.A figura abaixo mostra o circuito equivalente do zener inversamente polarizado! Circuito de um diodo zener inversamente polarizado! 5 . quando o diodo zener está inversamente polarizado a curva apresenta uma quebra rápida de direção (joelho) quando a tensão zener é igual a tensão VZ tensão zener! No sentido direto a quebra de tensão VF acontece ao redor de 0. O valor desta resistência é pequeno ficando ao redor de 5 Ω.

você pode usar a fórmula da potência isolando IZM.Iz Muitas vezes na especificação do fabricante inclui-se também a corrente máxima que um diodo pode suportar. esta potência não pode ultrapassar a potência máxima do diodo! A potência é calculada em função da corrente que circula pelo zener e pela tensão zener! Um diodo zener comum tem a potência de 500 mW. é possível encontrar zener de potências maiores! Pz = Vz. pois. normalmente este circuito é constituído por um resistor. Um circuito externo deverá limitar a corrente no zener em um valor menor do que a corrente máxima. mas. em função da máxima potência que o mesmo pode suportar. Assim: I ZM = Pz VZ Onde: IZM = máxima corrente de zener especificada PZM = potência especificada VZ = tensão de zener Se você quiser saber a máxima corrente permitida em um determinado zener. 6 .Diodo Zener Básico 4 Potência no diodo zener: Uma grandeza importante é a potência consumida pelo zener.

7V. logo. O circuito básico é mostrado na figura abaixo. se o diodo zener é ligado de forma ser polarizado diretamente ele funciona como um diodo comum.Diodo Zener Básico 5 Aplicação: O diodo zener tem sua principal aplicação para estabilizar a tensão em circuitos de fonte de alimentação. neste caso o diodo zener funciona como um estabilizador de tensão. Observe que o diodo está inversamente polarizado. Quando o diodo zener é montado inversamente polarizado ele funciona como zener controlando a tensão em paralelo com os seus terminais. Você deve observar que o diodo zener está montado de forma invertida. Assim quando você analisar um circuito com diodo zener deve usar a mesma técnica do diodo comum. A corrente It é calculada sobre o resistor R1! V −V It = 1 Z R1 7 . Caso contrário o zener está funcionando como zener e a tensão seus terminais será a tensão zener! Circuito básico do diodo zener como regulador de tensão. ligado em paralelo com o circuito a ser protegido evita que a tensão ultrapasse a tensão zener suprimindo picos de tensão chamados de transientes. Outra aplicação do diodo zener é como supressor de ruído. Se a corrente passar na direção da seta o zener está diretamente polarizado e a tensão em seus terminais é de 0. neste tipo de aplicação o diodo zener é usado como referência de tensão. funcionando como zener.

para isto você deverá simular uma corrente circulando na malha onde está o zener.6 It = 1 Z = = 1.Diodo Zener Básico 6 Analise de circuito com diodo zener! Você usará a mesma técnica do diodo convencional para analisar circuitos com diodo zener. se a corrente passar no sentido da seta o diodo está diretamente polarizado! Se estiver diretamente polarizado você deverá considerar o zener como uma fonte de tensão de 0.7V. O primeiro passo é determinar se o zener está diretamente ou inversamente polarizado. Se o zener estiver inversamente polarizado você deverá considerar o zener como uma fonte de tensão igual a tensão zener VZ! Exemplo 1: Determinar a corrente total no circuito da figura abaixo considerando que o zener é de 500mW (0. então o diodo está corretamente aplicado! 8 .53mA = 8.53mA R1 12 A potência consumida pelo zener é de: Pz = 5.56mW A potência consumida do zener é menor do que 500 mW.5W) analise se o zener está corretamente aplicado? Solução: V −V 24 − 5.6Vx1.

6mA! 1K 9 .Diodo Zener Básico Exemplo 2: Determine a corrente no resistor R2 considerando o circuito da figura abaixo e a tensão zener do diodo zener Z1 igual a 5. O diodo zener simplifica o circuito! IZ = 5.6V? Circuito do exemplo 2: Solução: Primeiro você deverá analisar se o zener está operando como zener ou como diodo convencional. servir como estabilizador da tensão de entrada V1! Desta forma o cálculo da corrente fica muito simples. então.6V = 5. se você considerar somente a malha que passa por R2 e Z1 os componentes R1 e a fonte não interferem na corrente de saída.6V! Observe que a pergunta é referente à corrente no resistor R2. e resistor está em paralelo com o zener. Esta é exatamente a função do zener. o zener está operando como zener e a tensão entre os seus terminais é de 5. para isto use a corrente simulada desenhada abaixo! Observe que a corrente cruza o zener no sentido contrário da seta. logo.

2V e a corrente no zener deva ser igual a corrente na carga R2? Circuito do exemplo 3: Solução: Primeiro você deve analisar o circuito da malha de saída (malha 2)calculando a corrente no resistor de saída R2.2V = 24.4mA Olhando a malha 1: I1 = I 2 + I Z = 24.73KΩ = 730Ω I1 48. Depois calcule a corrente no diodo zener baseado na sua potência.4mA = 48.4mA + 24.8 10 .2V R1 = R = = 0. Finalmente calcule o valor do resistor analisando a malha de entrada (Malha 1) sabendo que a corrente no resistor R2 é a soma da corrente que passa pelo zener mais a corrente no resistor R2! A figura abaixo mostra o circuito com o desenho das duas malhas! Olhando a malha 2: I2 = 12. considerando a tensão zener de 12.4mA 0.5K Calculando a corrente no diodo zener: I Z = 24.Diodo Zener Básico Exemplo 3: Determine o resistor R1 .8mA Calculando R1: V 48V − 12.

Se a tensão de entrada aumentar ou diminuir isto irá alterar a corrente d entrada IN. A tensão de saída é igual à tensão zener. A corrente na carga IL é determinada pelo valor da resistência de carga através da equação abaixo. e não deve ficar menor do que corrente da carga calculada via equação IZ! A corrente máxima que o zener suporta é calculada através da potência do zener I ZM = Pz VZ 11 . Analisando a malha de saída (malha 2).Diodo Zener Básico 7 O diodo zener como regulador: O circuito abaixo mostra o diodo zener como estabilizador. A corrente não pode ultrapassar a corrente máxima do zener. A corrente na carga é determinada somente pelo valor da carga uma vez que a tensão zener não varia! IL = VZ RL Analisando a malha 1 a corrente de entrada IIN é determinada pela lei dos nós através da equação abaixo e pela queda de tensão no resistor RS: I IN = I L + I Z V V − VZ I IN = RS = IN RS RS A equação acima pode explicar o funcionamento do circuito como regulador. O diodo estabiliza a tensão VO sobre a carga RL mesmo que a tensão de entrada Vin ou o valor da resistência da carga RL varie! Circuito de diodo zener como regulador! A tensão de saída VO é grampeada pelo diodo zener VZ. por isto o diodo zener é o elemento regulador da tensão! Para analisar o circuito você deve dividi-lo em duas malhas: Malha de saída (Malha 2) e de entrada (Malha 1). como a corrente na carga é constante o que vai variar é a corrente no zener: Se Vin aumentar a corrente no zener aumenta! Se Vin diminuir a corrente no zener diminui! A questão é qual o limite de variação que o circuito admite? O limite de corrente será determinado pelo zener.

6mA 1. a tensão inversa no diodo ficará abaixo da tensão zener e este deixará de operar como zener passando a operar como um diodo aberto! Se a resistência da carga RL aumentar corrente no zener irá aumentar. neste caso o limite será quando o circuito estiver completamente aberto toda a corrente irá circular pelo zener. 24 = 2.2 I Z = 16. Exemplo 1: Determinar a corrente zener no circuito abaixo para a máxima e mínima tensão entrada. assim o resistor em série deverá ser calculado para limitar a corrente IN para o máximo valor igual à IZM! Se a resistência diminuir a corrente no zener irá diminuir. Para a tensão de 44V o circuito está desenhado abaixo.4mA 10K 44 − 24 I IN = = 16. O zener usado é um zener de 500 mW e tensão zener de 24V e a tensão de entrada variando ±10%? Circuito do exemplo 1: Solução: A tensão de entrada varia ±10% entre 44 V a 36 V.4mA = 14.6mA − 2. agora o limite será aquele em que a corrente no zener for igual a zero. pois abaixo deste o zener deixa de operar como regulador funcionando como um diodo aberto! Nos dois caso o excesso de corrente é absorvido pelo zener.Diodo Zener Básico Se a corrente cair abaixo de IL calculada acima.2mA! IL = 12 .

A corrente no zener nunca ultrapassa os limites de 21 mA ou cai abaixo do limite 0 mA! Conclusão o circuito consegue estabilizar a tensão de saída em 24 V mesmo com a entrada variando ±10 %! Exemplo 2: Determinar a corrente zener no circuito abaixo para a máxima e mínima resistência de carga d entrada.6 mA. 13 .4mA 10K 36 − 24 I IN = = 10mA 1.2 mA e quando a tensão cai para 36V a corrente cai para 7.2 I Z = 10mA − 2.6mA! IL = Abaixo é calculada a corrente máxima no zener: I ZM = 500 = 21mA 24 Observe que para a tensão de 44V a corrente no zener é de 14.Diodo Zener Básico Para a tensão de 36 V o circuito é analisado abaixo 24 = 2.4mA = 7. O zener usado é um zener de 500 mW e tensão zener de 12V e a carga variando entre o valor dado e o infinito (circuito aberto)? Circuito do exemplo 2.

5.Diodo Zener Básico Solução: Cálculo da corrente zener para a carga igual a 100 Ω.6V Conclusão: No caso do circuito com carga a corrente zener é menor do que a corrente máxima.6V I IN = = 102mA 0.6V = 56mA 0. Neste caso a corrente no zener é a mesma no resistor Rs! I Z = I IN = 24V − 5. mas no caso do circuito aberto a corrente é maior do que a máxima.6V = 102mA 0.18 Cálculo da corrente máxima no zener: I ZM = 500mW = 89. este circuito não admite carga zero! 14 . assim. 5.1k 24V .3mA 5.18 I Z = 102mA − 56mA = 46mA IL = Cálculo da corrente quando a carga é retirada.