P. 1
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO BIMODAL NO SÉCULO XXI

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO BIMODAL NO SÉCULO XXI

|Views: 29|Likes:
Published by Nonato Nery

More info:

Published by: Nonato Nery on Mar 30, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/04/2013

pdf

text

original

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO BIMODAL NO SÉCULO XXI

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO BIMODAL NO SÉCULO XXI
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEBRASÍLIACESB INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA-IESB
CURSO DE PEDAGOGIA: PRIMEIRO PERÍODO 1A/2012 DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I – CONTEXTO ESCOLAR DOCENTE: Roberta Guedes (rovagueli@ig.com.br) EQUIPE DISCENTE: 1- FERNANDA ROCHA SANTOS: 12111110188 (fernandadarochasantos@hotmail.com) 2- INGRID R.AGUIAR DA SILVA: 12111110080 (ingridefrancisco@hotmail.com) 3-RAIMUNO NERY: 12111110007 ( raynery_sousa@gmail.com.br) ABORDAREMOS O TEMA SEGUINDO OS SEGUINTES PASSO:

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO BIMODAL NO SÉCULO XXI
Trabalho Apresentado à Disciplina Projeto Integrador I no Curso de Pedagogia Matutino Ministrada pelo Profa. Ma Roberta Guedes para fins de obtenção de nota parcial. A2 2° Bimestre Turma A Matutino.

RESUMO O presente trabalho trata importância do papel transformado do professor como mediador focado na construção do processo educativo para a eficácia do ensino/aprendizagem. Abordagem acerca da mediação do professor inserido no processo educativo, capaz usar as tecnologias digitais e dominar o ambiente virtual em prol de uma educação inclusiva que supera paradigmas reacionários. Conforme o Assunto A

...... Ambiente Virtual de aprendizagem............ A mediação do tutor engloba tarefas individuais. ................06 A IMPORTÂNCIA DAS TICs NA EDUCAÇÃO........................................................................................ O presente trabalho trata importância do papel transformado do professor como mediador focado na construção do processo educativo para a eficácia do ensino/aprendizagem..................... no momento atual.................07 A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAs)..... está sofrendo inúmeras mudanças decorrentes da reorganização econômica mundial.................. ......10 REFERÊNCIAS..... Conforme o Assunto A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO BIMODAL.........IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO BIMODAL.......... Mediação pedagógica........................................... Palavras-chaves: Tecnologias da Informação e Comunicação.............. ...........................09 CONSIDERAÇÕESFINAIS...........07 ETIQUENET: COMPORTAMENTO ADEQUADO DE PROFESSORES E ESTUDANTES NO AVAs............................................11 PREFÁCIO O Educador é o único profissional que forma os demais profissionais e merece ser valorizado e respeitado............. SUMÁRIO INTRODUÇÃO........................................................................ ....... Educação Bimodal.................................................. ............................................................. até o convite para o aluno participar da discussão. Abordagem acerca da mediação do professor inserido no processo educativo............ O tutor apresentar postura de orientador......... capaz usar as tecnologias digitais e dominar o ambiente virtual em prol de uma educação inclusiva que supera paradigmas reacionários.........08 APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE TICs IMPLANTADOS PELO GOVERNO FEDERAL E GDF.............. É importante dizer que as pessoas precisam perceber a necessidade de aliar a prática pedagógica com a tecnologia a fim de enriquecer as aulas e direcionar os alunos para as novas propostas de aprendizagem............. A educação.... motivador.........................

podemos perceber que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxeram vários benefícios para os educandos e educadores. . Entretanto. Estas modificações nem sempre beneficiam a todos. A IMPORTÂNCIA DAS TICs NA EDUCAÇÃO Analisando a sociedade atual. mas também nas ferramentas e recursos tecnológicos. com a palavra e com a fala norteiam todo o processo de mediação pedagógica. motivador. está sofrendo inúmeras mudanças decorrentes da reorganização econômica mundial. demonstrando empatia e conhecimento com os conteúdos estudados.instituições. é o tutor que deve apresentar uma postura de orientador. A mediação pedagógica no AVA será distinta da mediação desenvolvida em experiências educacionais na modalidade presencial. quanto para alunos. E. A educação começa a ter como perspectiva ser uma maneira de preparar a pessoa para um futuro profissional competitivo e que essa tenha condições de sentir que está apta a enfrentar os desafios que a vida apresentar a sua frente. acima de tudo. há um tempo. Paradigmas educacionais estão se transformando e sendo reconstruídos numa nova visão. comunidade. e sua função nos cursos desenvolvidos a distância ainda é primordial. em um novo ambiente cognitivo que está se estruturando. Essas ações são essenciais para desenvolver o bom trabalho docente no processo de ensino e de aprendizagem no AVA. além de identificar casos de alunos propensos à evasão. INTRODUÇÃO A educação. auxilia no processo de ensino e aprendizagem. sendo. com os outros. no momento atual.A mediação do tutor é uma ação que engloba desde a realização de comentários sobre as tarefas individuais. professores. porque estão vinculadas à postura de quem está estruturando a proposta educacional . um modo de relação e não uma ação imediata. O uso das tecnologias. tanto para professores. A relação com o meio. A mediação no AVA está alicerçada especialmente na ação do tutor. a sala de aula era vista como um lugar onde o professor era o único transmissor do saber. até o convite para o aluno participar da discussão. com os signos. em geral.

ETIQUENET: COMPORTAMENTO ADEQUADO DE PROFESSORES E ESTUDANTES NO AVAs Netiqueta é a combinação das palavras NET (em inglês – rede) e ETIQUETA (regras para comportamento em sociedade). a começar pelo giz e os livros. é importante dizer que as pessoas precisam perceber a necessidade de aliar a prática pedagógica com a tecnologia a fim de enriquecer as aulas e direcionar os alunos para as novas propostas de aprendizagem. A forma como o sistema educacional incorpora as TICs afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país. como as vinculadas à propriedade do conhecimento. Para finalizar. por sua vez. devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais. mas devem criar um endereço e um perfil exclusivamente profissional. pode ter direitos reservados. passa a ter o desafio de formar pessoas conscientes. à globalização da educação face à diversidade cultural. seja o mesmo que você é na sala de aula: só escreva mensagem. Ao publicar imagens. que tenham uma bagagem do que é ser um bom cidadão e profissional. lembre-se de que se o conteúdo não for de sua autoria. As redes sociais trouxeram novas possibilidades e desafios para os professores. todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem. Segundo: as TICs como qualquer ferramenta. O Brasil precisa melhorar a competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação. Professores podem usar e-mails e redes sociais na comunicação com os estudantes fora da sala de aula. interferem no amplo uso das TICs na educação. Ao comunicar-se com alunos pela internet. publique imagem que você poderia apresentar a eles na escola. Primeiro: as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias. Terceiro: várias questões éticas e legais. Sem dúvida alguma é um grande desafio e os profissionais envolvidos na área precisam estar preparados para prover todo o suporte necessário aos envolvidos nessa modalidade. ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria.A escola. Nem sempre dar o crédito de .

historicamente sistematizado.é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção. do Ministério da Educação (MEC). às vezes é preciso autorização do autor. assim. por meio de signos e de instrumentos auxiliares. seja presencial ou online. A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAs) O professor na sala de aula presencial tem o poder da “fala”. APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE TICs IMPLANTADOS GDF Trajetória do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no DF – Do Proninfe ao PROINFO Integrado. auxiliar na . Neste contexto.O Proinfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED). enquanto que no espaço virtual. APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE TICs IMPLANTADOS PELO GOVERNO FEDERAL Projeto Nacional de Informática na Educação PROINFO . registramos as ações relativas ao uso das TIC na educação e apresentamos um panorama da caminhada e evolução destas no DF. por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO. que conduzirão alunos e professores na prática educativa. E-PROINFO .uma imagem ou de um texto é o suficiente. A implantação e implementação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Distrito Federal (DF). por meio do Departamento de Infrainstrutora Tecnológica (DITEC). é substituída pelo diálogo. como cursos a distância. O professor sujeito essencial capaz de fazer um elo entre aquilo que o aprendiz traz (conhecimento do senso comum) e o conhecimento científico. interação e colaboração entre os membros do grupo. A mediação pedagógica como a ação de intervenção no aprendizado do sujeito. administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações. em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. A ação de mediação é concretizada essencialmente pelo professor. Buscamos.

E-learning.blogspot. REFERÊNCIAS BOTTENTUIT JUNIOR. D. Marilda A. P.0 no apoio à Tutoria na Formação em Elearning. Web 2.html> Consultado em 12 de maio de 2012. 2007.br/2011/05/ambiente-virtual-deaprendizagem-ava-e.usp. Marcos T. VOIGT. DEMO. As Ferramentas da Web 2. MORAN. José Manuel. 1998. Educação on-line: a dinâmica sociotécnica para além da educação à distância. Campinas. J.0. Saberes necessários à prática educativa. Artigo disponível online http://www. Tecnologia e novas educações. . 2000. EaD 2. 2005. fazendo uso das ferramentas eletrônicas é quem irá desenvolver em sua prática pedagógica as novas tecnologias de ensino utilizando as tecnologias digitais no AVAs. Novas tecnologias e mediação pedagógica. o aprendiz construirá estruturas mentais que darão suporte para o uso da ferramenta tecnologia em qualquer situação orientada pela ETIQUENET. C. 159p. como mediador. Pedagogia da Autonomia. A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM(AVAs) Disponível em <http://marilenab. SP: Papirus. BEHRENS.htm. Paulo. José Manuel. 365p. FREIRE. Curitiba.br/prof/moran Consultado em 06/02/2001 PRETTO..continuidade deste processo.br/2008/05/etiqueta-na-internetetiquenet. E. A IMPORTÂNCIA DAS TICs NA EDUCAÇÃO. CONSIDERAÇÕES FINAIS O professor. N. M. RJ: Vozes. Pedro. Petrópolis. sob programas de INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL E NO DF. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. 133p. Questões para Teleducação. MORAN. p.. B. L. de acordo com o Currículo de Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal.eca. In: 13º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIED). Através dessa proposta.> Acesso em: 11 de maio de 2012.aprendizagem.blogspot. MASETTO.com. Salvador: Edufba. COUTINHO. melhor adequando essas tecnologias educacionais aos interesses e necessidades dos alunos e professores da rede pública de ensino.com. 1998. facilitador do processo de aprendizagem. 7ed. focado na mudança do papel de transmissor para estimulador na reconstrução de um novo paradigma ensino. Disponívelem Acesso em: 12 de maio de 2012 ETIQUENET: COMPORTAMENTO ADEQUADO DE PROFESSORES E ESTUDANTES NO AVAs Disponível em< http://maonaterra. O EDUCADOR precisa redimensionar a relação da tecnologia com a apropriação do seu conhecimento didático-pedagógico. São Paulo: Paz e Terra.193-202.0: para onde caminha a educação a distância?.

Vol. Disponível em: www.1999. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAKHTIN. São Paulo: Editora 34.br/> Acesso em: 11 de maio de 2012. Petrópolis.br/br2000/trabs/2330. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância Coleção Prática Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação: Seed. LEVY.doc. In: Linguagens e interatividade em Educação a Distância ed. BOTTENTUIT JUNIOR. LIMA. Cibercultura. C. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9.1999. Campinas. L. A. PRATT. 2004. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. SP: Associados. O virtual e o hipertextual.df.APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE TICs IMPLANTADOS GDF.2004. A. S. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. História da Informática Educativa no Brasil.PCN . Acesso em: 20 de abril de 2008. 2006. M. As Ferramentas da Web 2. Secretaria de Educação a Distância. PAPERT. COUTINHO.. PALLOFF. L de O. S. Educação a Distância: aspectos histórico-filosóficos . São Paulo: Hucitec.unicamp.se. SP. Campinas. KENSKI. 2003. 1980. MORAES. M. R. São Paulo: Summus. M. Campinas. 2 – MEC PARENTE. ---------------.1738.. R. M. M.394/96). M. I. W. B. Cultura – A dimensão psicológica e a mudança histórica e cultural. Disponível em < http://www.fae. Piaget para principiantes. Logo computadores e educação. Rio de Janeiro: DP&A. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS . (ONGs). J. Trabalho apresentado na III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Rio de janeiro: Editora Pazulin. Educação a Distância. COSTA. Marxismo e filosofia da linguagem .Ensino Médio. A. 2003. Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. P. J. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2004. Campinas: Editora Papirus. Disponível em: Acesso em: 12 de maio 2012. 2005. ed. P. da. OLIVEIRA. São Paulo: Brasiliense. Porto Alegre: Artmed. MOLON. K. SP: Papirus. 2003. (2000). . V.gov. 11. CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL – 2000. RJ: Vozes.0 no apoio à Tutoria na Formação em E-learning. BELLONI. 1985.

R. 2002. A.se. M.. Avaliando Distâncias na Educação. Disponível em: https://www.htm? infoid=183&sid=102&UserActiveTemplate=4abed. SCHMITT. Acesso em: 10 de setembro de 2008. n. R.office. V. L. Educação on-line: a dinâmica sociotécnica para além da educação a distância. jan.Acessocom%2Fdow . Disponível em: www. T. 2007. SOUZA.< Acesso em: 11.11. A formação social da mente.ufrgs. A M. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. C. p. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL.br Acesso em: 04 dez. SP: 2006. Disponível em: https://www. Disponível em: https://www.abed.0. L.live.facebook.abed.PEREIRA. D.gov. 2007. PEREIRA.Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. 2007. Web 2.com/p/PowerPointView.aspx?FBsrc=https %3A%2F%2Fwww.exe/sys/start. Disponível em: http://www. N. Curitiba. In: Revista da FAEEBA. E. Campinas. AVA . Ambientes Virtuais de Aprendizagem.com/admin.br/renote/article/view/13599. Tecnologia e novas educações.193-202./jun. Disponível em:http://edbimodal. de maio de 2012.br/publique/cgi/cgilua. 2009.php? ctrl=posts&blog=1&tab=posts&post_id=1 Disponível em:https://powerpoint. R.113-122. DIAS. v. Alice T.criarumblog.facebook. Salvador: Edufba. Cybis. São Paulo: Martins Fontes. 7. A mediação pedagógica da professora: o erro na sala de aula. ed. E-learning. Disponível em <http://seer.df. (ONGs). Formação de Professores e Cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância . 2005. SANTOS. S.. 17. PRETTO.com/groups/movimentoeducacaointegralnobrasil/Acesso em: 10de maio de 2012.br/publique/cgi/cgilua. Tese de doutorado – Universidade Estadual de Campinas. TORI.org.0: para onde caminha a educação a distância?13º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIED).exe/sys/start.facebook.htm? infoid=183&sid=102&UserActiveTemplate=4abed. Faculdade de Educação. p.com/groups/movimentoeducacaointegralnobrasil/ Acesso em: 10de maio de 2012.facebook. Edméa Oliveira. EaD 2. Acesso em: 10 de setembro de 2008. VYGOTSKY.com/groups/172917396060859/ Acesso em: 10de maio de 2012.org. A C. VOIGT. Disponível em: www..

criarumblog.com/Primeiro-blog-b1/A-IMPORTANCIA-DOPROFESSOR-COMO-MEDIADOR-NA-EDUCACAO-BIMODAL-NO-SECULO-XXI-b1p4.com/Primeiro-blog-b1/A-IMPORTANCIA-DOPROFESSOR-COMO-MEDIADOR-NA-EDUCACAO-BIMODAL-NO-SECULO-XXI-b1p4.htm .Admin · 3 vistos · Deixe um comentário Link permanente para o artigo completo http://edbimodal.htm http://edbimodal.criarumblog.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->