You are on page 1of 3

GEOMETRIA ANALÍTICA

CSCJAT3308118@pec.br

Distância entre dois pontos
A simples medida da distância entre dois pontos, que envolve a utilização de réguas e escalas, na geometria analítica, se resume a uma fórmula facilmente dedutível: O triangulo ABC é um triângulo retângulo, portanto vale o teorema Pitágoras, em que a distância AB é a hipotenusa, logo:

1) Sistema cartesiano  Ponto médio

Baricentro de um triângulo

Distâncias

2) Reta

. Este ponto é o centro da circunferência inscrita no triângulo. O ponto onde se interceptam as medianas é o baricentro ou centro de gravidade do triângulo. Condição de alinhamento 3) Circunferência O encentro Chama-se bissetriz de um ângulo à reta que divide o ângulo em duas partes iguais. Ao ponto de intersecção das bissetrizes dos ângulos de um triângulo chamamos incentro. O baricentro Unindo o ponto médio de cada lado do triângulo ao vértice oposto obtém-se um segmento de reta designado mediana.

isto é.com.dias.O ortocentro O ortocentro é o ponto onde se interceptam as alturas do triângulo. as perpendiculares traçadas desde os vértices até aos lados opostos (ou seus prolongamentos).sites.uol.br/ . Fonte(s): http://ago.