Prova Escrita de Língua Portuguesa 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova 22/1.

ª Chamada 2010 PARTE C
Lê as estrofes 33 e 34 do Canto I de Os Lusíadas, a seguir transcritas, e responde, de forma completa e bem estruturada, ao item 9. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. Sustentava contra ele* Vénus bela, Afeiçoada à gente Lusitana Por quantas qualidades via nela Da antiga, tão amada, sua Romana; Nos fortes corações, na grande estrela Que mostraram na terra Tingitana*, E na língua, na qual quando imagina, Com pouca corrupção* crê que é a Latina. Estas causas moviam Citereia*, E mais, porque das Parcas* claro entende Que há de ser celebrada a clara Deia* Onde a gente belígera* se estende. Assi que, um, pela infâmia que arreceia, E o outro, pelas honras que pretende, Debatem, e na perfia* permanecem; A qualquer seus amigos favorecem.
Luís de Camões, Os Lusíadas, ed. preparada por A. J. da Costa Pimpão, 5.ª ed., Lisboa, MNE/IC, 2003 ele – Baco.

terra Tingitana — Norte de África. corrupção — alteração; mudança. Citereia — Vénus. Parcas — as três divindades que, segundo a mitologia clássica, presidiam aos destinos dos homens. Deia — deusa. belígera — guerreira. perfia — porfia; teimosia nas palavras e nas ações.

9.

Redige um texto expositivo, com um mínimo de 70 e um máximo de 100 palavras, no qual explicites o conteúdo das estrofes 33 e 34. O teu texto deve incluir:  uma parte introdutória, em que identifiques o episódio a que pertencem as estrofes e as duas personagens que, nestas estrofes, defendem posições opostas relativamente aos portugueses;  uma parte de desenvolvimento, na qual indiques o motivo da discussão entre essas duas personagens e três razões que suportam a posição sustentada pela personagem que defende os portugueses;  uma parte final, em que justifiques a importância deste episódio na glorificação do herói de Os Lusíadas.

Critérios de Correção
....................................................................................................... 10 .................... Aspetos de conteúdo (C) 6 Níveis de desempenho Identifica o episódio a que pertencem as estrofes (a) e as personagens (b). Integra os cinco elementos previstos (c, d, e, f, 6 g). Identifica o episódio a que pertencem as estrofes (a) e as 5 personagens (b). Integra quatro dos elementos previstos. Identifica o episódio a que pertencem as estrofes (a) e as 4 personagens (b). Integra três dos elementos previstos. Identifica o episódio a que pertencem as estrofes (a) e as 3 personagens (b). Integra um ou dois dos elementos previstos. Identifica o episódio a que pertencem as estrofes (a) e as 2 personagens (b). 2 Dá outra resposta. 0 0 Aspetos de organização e correção da expressão escrita 4 (F) Produz um texto predominantemente expositivo, bem organizado (articulando uma parte inicial, uma parte de desenvolvimento e 4 uma parte final) e correto nos planos ortográfico, de pontuação, lexical, morfológico e sintático*. Produz um texto com marcas de exposição, em que se reconhecem, pelo menos, duas das três partes estruturantes do 2 plano do texto e que é correto nos planos ortográfico, de pontuação, lexical, morfológico e sintático*. Produz um texto com uma estrutura indiscernível*. 1 1 Cenário de resposta Identifica o episódio: (a) «Consílio dos Deuses (no Olimpo)». Identifica as duas personagens: (b) Vénus e Baco. Indica o motivo da discussão: (c) os deuses discutem o sucesso da viagem dos portugueses. Indica três razões que suportam a posição defendida por Vénus: (d), (e), (f) considera os portugueses muito semelhantes aos romanos / reconhece aos portugueses enorme coragem / vê os portugueses como um povo predestinado ao sucesso / considera a língua portuguesa muito próxima do latim / sabe que será celebrada nos locais onde os portugueses chegarem. Justifica a importância do episódio na glorificação do herói: (g) o destino do herói é de tal forma importante que obriga os deuses a reunirem-se em assembleia. Nota – A ordem de apresentação da informação proposta no item não é vinculativa. ITENS N.º 9. DESCRITORES COTAÇÃ O

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful