TRIBU NAL DE CONTAS DO ESTAD O

GABINETE DO CONSELHEIRO NOMINANDO DINIZ
JURISDICIONADO PROCESSO ASSUNTO DECISÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM 04.873/13 REPRESENTAÇÃO CONTRA A TOMADA DE PREÇOS Nº 09/13 SUSPENSÃO CAUTELAR DO PROCEDIMENTO

DECISÃO SINGULAR – DS2 – TC-00005/13
Em 02/04/13 o Sr. Tybério Macedo Mangueira, representante da empresa NSEG Construções e Incorporações Eireli-ME, encaminhou representação a esta Corte contra a Tomada de Preços nº 09/13 realizada pela Prefeitura Municipal de Belém, com o objetivo de contratação de empresa para a execução de serviços de coleta e transporte de lixo domiciliar, entulhos e metralhas, na cidade de Belém. O interessado insurge-se contra duas exigências contidas no item 3 do edital licitatório: a) Prova de propriedade de uma retroescavadeira e uma caçamba basculante; e b) alvará de licença ambiental emitido pela SUDEMA. A DILIC examinou a documentação encaminhada e concluiu existirem indícios suficientes de irregularidades no Edital da Tomada de Preços nº 09/13 em exame e sugeriu a suspensão cautelar da abertura do procedimento e ainda a expedição de notificação à autoridade responsável para prestar esclarecimentos. A análise técnica da representação e do edital licitatório evidenciou indícios de exigências aos licitantes que restringiriam indevidamente a possibilidade de competição, afrontando a Lei nº 8.666/93. Observe-se, ainda que a sessão de abertura está marcada às 14:30 do dia 04/04/13, o que exige a concessão imediata da medida cautelar, de modo a evitar a continuidade de procedimento em desacordo com a legislação. A sugestão da Unidade Técnica tem fundamento no disposto nos Arts. 87, X e 195, ambos do Regimento Interno deste Tribunal. Pelo exposto, DECIDO: 1. Determinar a imediata suspensão cautelar da Tomada de Preços nº 09/13, realizada pela Prefeitura Municipal de Belém; 2. Proceder à citação do Prefeito Municipal de Belém para apresentar esclarecimentos acerca das constatações técnicas, observado o prazo regimental.

TRIBU NAL DE CONTAS DO ESTAD O Tendo em vista que a sessão para recebimento das propostas está marcada para amanhã (04/04/13), à Secretaria da 2ª Câmara para, por meio telefônico e envio de fax, comunique ao Prefeito Municipal de Belém do teor da presente decisão, providenciando a publicação da presente decisão na próxima edição do Diário Oficial Eletrônico.

Publique-se, registre-se, intime-se e cumpra-se. João Pessoa, 03 de abril de 2013.

_______________________________________________________ Conselheiro Nominando Diniz - Relator

TC - 04.873/13

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful