20/abril - INTRODUÇÃO Apresentação e planejamento do curso: metodologias, materiais, bibliografias. “O que sabemos sobre o nosso corpo?

” Autonomia, saberes e controles. A importância do “retorno ao corpo” na atualidade. 04/maio - DISCURSOS Os discursos racistas/patriarcais sobre os corpos das mulheres: discursos médico, religioso e jurídico. O papel da mídia e da moda. A crítica feminista e antirracista. 18/maio – PROCRIAÇÃO (PARTE 1) Concepção, contracepção, parto e aborto. Biopolítica no século XXI. Bionegócio. Políticas controlistas: eugenia, racismo e imperialismo. 01/junho – PROCRIAÇÃO (PARTE 2) Engenharia da procriação. O controle sobre óvulos, espermatozóides e embriões. A indústria da reparação dos tecidos, a indústria farmacêutica e a corrida pelos óvulos. A globalização do trabalho reprodutivo: a indústria da maternidade substitutiva. 15/junho – POLÍTICAS PÚBLICAS Políticas públicas: o que temos e o que queremos. Racismo, migosiginia e lesbofobia institucionais e a saúde das mulheres. Movimentos sociais, controle social e cooptação. 06/julho - ENCERRAMENTO Discussões, avaliações e estratégias de ação/articulações.

Facilitadora da formação: Ana Reis
*Os encontros são exclusivos para mulheres. *Quem puder, levar contribuição de comes e bebes!

Horário (de todos os encontros): 14h às 18h. Local: União de Mulheres de São Paulo – Rua Coração da Europa, 1395 – Bela Vista, São Paulo.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful