Texto de: Mevlana Jalaluddim Rumi

Pinturas de: Mahmoud Farshchian

Vem,

Te direi em segredo Aonde leva esta dança.

Cada átomo Feliz ou miserável. Gira apaixonado Em torno do sol.Vê como as partículas do ar E os grãos de areia do deserto Giram desnorteados. .

depois.Desde que chegaste ao mundo do ser. animal. foste mineral. uma escada foi posta diante de ti. te tornaste planta. Como pode isto ser segredo para ti? . e mais tarde. para que escapasses. Primeiro.

com conhecimento.Finalmente. foste feito homem. vê quão perfeito se tornou! . Contempla teu corpo um punhado de pó. razão e fé.

Quando tiveres cumprido tua jornada. decerto hás de regressar como anjo. terás terminado de vez com a terra. . Depois disso. e tua estação há de ser o céu.

Não te apresses. não te afastes pois da companhia de teus pares. . vasculha o escuro. senta com teus pares.Não durmas. A escuridão oculta a água da vida. Os viajantes noturnos estão plenos de luz.

Faltam-te pés para viajar? Viaja dentro de ti mesmo. como a mina de rubis. . e reflete. os raios de sol para fora de ti. transmutará teu pó em ouro puro. A viagem conduzirá a teu ser.

carregaste teus trapos para um lado e para outro. agora fica aqui.Sofreste em excesso por tua ignorância. .

nem eu. eu em ti. Nos mostramos e nos escondemos tu em mim. Eis aqui o sentido profundo de minha relação contigo. Porque não existe. . nem tu. somos uma só alma.Na verdade. entre tu e eu. tu e eu.

As almas. dança. dia. loucas de êxtase dançam. Ao ouvido te direi aonde a leva sua dança. A abóbada celeste. .Oh. levanta! Os átomos dançam. por causa deste Ser.

Quero me enamorar de mim mesmo. ó vós que não sabeis! .Quero fugir a cem léguas da razão. Detrás do véu existe tanta beleza: lá está meu ser. Quero da presença do bem e do mal me liberar.

Embora ontem à noite eu estivesse bêbado da taça. . eu sou tal. Hoje. que a taça se embebeda de mim.Eu soube enfim que o amor está ligado a mim. E eu agarro esta cabeleira de mil tranças.

ao levar teu amor.Sou medido. Não posso comer de dia nem dormir de noite. . ao medir teu amor. Para ser teu amigo Tornei-me meu próprio inimigo. Sou levado.

princípio nem fim. Não temos antes. .Não temos nada além do amor.

colhe-me.A alma grita e geme dentro de nós: . é assim o amor.Louco. colhe-me! . Colhe-me.

Ele murmurou lentamente em meu ouvido: . . pedi a um velho sábio que me contasse todos os segredos do universo.Isto não se pode dizer.À noite. isto se aprende.

disseste. o vinho e a luz. .Aqui estão todas as belezas. .-Vem ao jardim na primavera.

se estás aqui.Que posso fazer com tudo isso sem ti? E. para que preciso disso? .

Após seu retorno ao Irã. e. na época. foi para a Europa estudar as obras de artistas ocidentais. . mais tarde transformado em Ministério de Arte e Cultura. foi nomeado diretor do Departamento de Artes Nacionais e professor da Universidade de Belas Artes de Terã.Mahmoud Farshchian Ostad Mahmoud farshchian é um moderno pintor iraniano. e tem o reconhecimento mundial por seu trabalho. Mudou-se para Nova York. Depois de se formar pela Academia de Belas Artes. em Isfahan. Nasceu em 1929 em Isfahan e já na infância indicava que sua vida seria dedicada à arte e à pintura. trabalhou no Instituto de Belas Artes. vive atualmente em Nova Jersey.

Glaúcia Silva . foi um poeta. Ele nasceu na então província persa de Balkh. também. Muhammad Rūmī e também conhecido como Mawlānā Jalāl-adDīn Muhammad Balkhī ou ainda apenas Rumi ou Mevlana. Jalal significa "majestade" e Din significa "religião". que era parte do Império Bizantino dois séculos antes.Mevlana Jalaluddim Rumi Mawlānā Jalāl-ad-Dīn. (30 de setembro de 1207 — 17 de setembro de 1273). atualmente na província de Khatlon do Tadjiquistão. sob a esfera de influência da região de Khorasan (atual Iran) e era parte do Império Khwarezmio. jurista e teólogo sufi persa do século XIII. na aldeia de Wakhsh. A região estava. nessa época. pois ele viveu grande parte da sua vida na Anatólia. Rumi é. um nome descritivo cujo significado é "o romano". Seu nome significa literalmente "Majestade da Religião".

Basta enviar um e-mail para: powerpointsemanal-subscribe@yahoogrupos. mensagens motivadoras. .Belas apresentações (slides) em PowerPoint. Receba duas mensagens semanais gratuitas. clique em Enviar e já estará inscrito(a) para receber as mensagens.com.br não precisa escrever nada no e-mail. uma na segunda-feira e outra na sexta. a qual deve novamente somente clicar em responder sem escrever nada no e-mail. lindas imagens e textos para criar um ambiente de alegria e bem-estar. nem no campo assunto é só enviar o e-mail e daí a pouco você recebe uma mensagem de confirmação.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful