Dmitri Ivanovich Mendeleev

Дми́трий Ива́нович Менделе́ев
08/02/1834
02/02/1907

 Mendeleev foi um cientista russo que agrupou os elementos químicos em uma tabela.

Mendeleev era uma pessoa muito impaciente, mas gostava de jogar paciência que é um jogo em que o objetivo é classificar as cartas na ordem certa e de acordo com o naipe

Ao passar das horas jogando paciência Mendeleev teve a idéia de escrever os nomes dos 63 elementos químicos que ele conhecia com seus devidos peso atômico em pedaços de papeis parecido com cartas de baralho e tentou achar algum padrão para agruparlos.

passou horas refletindo, com isso ele adormeceu e teve um sonho, e no sonho viu um padrão, acordando rapidamente agrupou as cartas como no sonho, achando então o meio de organizar-las, ele colocou os elementos na ordem crescente de peso atômico e também reuniu os elementos nas suas famílias meteis alcalinos, alcalinos terrosos, metais e não metais.

Alem de agrupar os elementos em famílias e colunas Mendeleev achou lacunas onde deveria ter um elemento, mas não havia, com isso ele previu algo, e disse com absoluta certeza que tinham que procurar por esses elementos que estavam faltando. Depois de 5 anos veio o primeiro elemento que Mendeleev previu com peso atômico 68 que é o Gálio e a 15 anos depois veio o germânio com peso atômico 70. Em homenagem a Mendeleev foi dado o seu nome ao elemento de número atômico 101 Mendelévio.

A muitas diferenças entre a tabela original de Mendeleev e a que usamos hoje, pois já descobrimos mais de 40 elementos que Mendeleev não conhecia e hoje os elementos são listados por seu números atômico não mais por seus pesos atômico.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful