COMO FAZER UM MOTOR ELÉTRICO CASEIRO

:
O motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em trabalho mecânico. É o mais usado e devido ao seu baixo custo de produção, simples montagem, simplicidade de comando e facilidade de transporte pode ser entendido como um dos grandes desenvolvimentos da humanidade. MATERIAL: * 1 pilha grande * 1 imã * 2m de fio de cobre esmaltado * base de madeira com suporte metálico, veja a figura abaixo:

MONTAGEM: Faça circulos concêntricos com o arame esmaltado deixando as pontas divergindo uma para cada lado, como no desenho anterior. Fixe a pilha grande no suporte metálico para que esta funcione como uma fonte de energia. Raspe totalmente uma das pontas da bobina e a outra extremidade raspe somente uma faixa, de maneira que o fio esmaltado da bobina conduza energia somente quando em contato com a parte raspada. Veja a figura a seguir:

pegue o alicate e rotacione levemente.Fixe bobina sob a parte aérea do suporte e observe que começará a rodar. se ela for feita corretamente certamente o motor funcionará dessa maneira: . e se mesmo assim não rodar pode ser que a faixa semi-raspada da extremidade da bobina não esteja posicionada corretamente. Observe que a faixa crítica deste experimento é somente a extremidade semi-raspada da bobina. Caso não inicie sozinho o movimento você pode dar um impulso inicial. O seu motor está pronto.