P. 1
Silaba-Translineação

Silaba-Translineação

|Views: 12|Likes:
Published by Dulcineia Silva

More info:

Published by: Dulcineia Silva on Apr 15, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/01/2014

pdf

text

original

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GUALDIM PAIS DE TOMAR 2012/2013

Ficha Informativa de Português 5.º ano
Damos o nome de sílaba ao conjunto de fonemas (sons) pronunciados numa só emissão de voz. · Quanto ao número de sílabas, podemos classificar as palavras em: Monossílabos Dissílabos Trissílabos Polissílabos · Translineação: divisão silábica em fim de linha. Quando escrevemos, por vezes, temos necessidade de dividir a palavra que não cabe, inteira, numa linha. Por isso é necessário identificar as sílabas dessa palavra e dividi-las, marcando a mudança de linha com um hífen (-).

· Classificação de palavras quanto à posição da sílaba tónica. Numa palavra formada por duas ou mais sílabas, distinguimos:

- A sílaba tónica: que se pronuncia com mais intensidade (mais força); - A (s) sílaba (s) átona (s): a (s) que se prenuncia (m) com menor intensidade.

.Conforme a posição da sílaba tónica, as palavras podem classificar-se em: · Aguda – a sílaba tónica é a ultima. Ex. avó. · Graves - a sílaba tónica é a penúltima. Ex. lápis. . Esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima. Ex. consciência.

Prof. Dulcineia Silva

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->