You are on page 1of 22

108

Manual de Sistema de Comando de Incidentes

5.3.2 Formulário SCI 202 O Formulário SCI 202, do Plano de Ação do Incidente (PAI), serve para descrever os objetivos para o período operacional, estratégia, recursos e organização. Inclui a previsão do tempo e as considerações de segurança para ser utilizado durante o período operacional. Este formulário é elaborado pela Seção de Planejamento.
Objetivos da resposta 1. Nome do Incidente: 2. Data de Elaboração: 3. Hora de Elaboração:

4. Período Operacional N° _____________ Hora de início: _______________________

Data: ___________________________ Hora de Finalização: ______________

5. Objetivos específicos para o Período Operacional:

6. Previsão do tempo (Anexe a folha de previsão respectiva):

7. Mensagem Geral de Segurança:

SCI 202 1 de 4

8. Preparado por: (Chefe de Seção de Planejamento)

9. Aprovado por: (Comandante do Incidente)

Figura 46 - Formulário SCI 202

109
Instrumentos de Consulta e Registro

Objetivos da resposta

1. Nome do Incidente:

2. Data de Elaboração:

3. Hora de Elaboração:

4. Período Operacional N°.____________ Hora de início: _____________________ 10. Estratégias:

Data: ____________________________ Hora de Finalização: _______________

SCI 202 2 de 4

8. Preparado por: (Chefe de Seção de Planejamento)

9. Aprovado por: (Comandante do Incidente)

Figura 47 - Formulário SCI 202

110 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Objetivos da resposta 1. Recursos Necessários : Data: __________________________ Hora de Finalização: ______________ 13. Designação de Trabalho: SCI 202 3 de 4 8. Hora de Elaboração: 4.Formulário SCI 202 . Data da Elaboração: 3. Período Operacional N° . Localização: 12.___________ Hora de início: ____________________ 11. Preparado por: (Chefe de Seção de Planejamento) 9. Nome do Incidente: 2. Aprovado por: (Comandante do Incidente) Figura 48 .

Aprovado por: (Comandante do Incidente) Figura 49 .Formulário SCI 202 . Nome do incidente: 2. Data da elaboração: 3. Organização: SCI 202 4 de 4 8. Preparado por: (Chefe de Seção de Planejamento) 9.111 Instrumentos de Consulta e Registro Plano de Ação do Incidente 1. Hora da elaboração: 14.

As guarnições devem atuar empregando técnicas e táticas próprias de suas instituições ou atividades.112 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Instruções para preencher o Formulário (SCI 202) N° 1 2 3 4 5 6 Título Nome do Incidente Data de Elaboração Hora de elaboração Período Operacional Objetivos para o Período Operacional Previsão do Tempo para o Período Operacional Mensagem Geral de Segurança Elaborado por Aprovado por Estratégia Recursos Instruções Escreva o nome designado para o incidente. Escreva as informações que se referem aos perigos conhecidos para a segurança e especifique as precauções que devam ser tomadas durante o período operacional. mostrando onde devem atuar. Escreva as estratégias a executar para o período operacional proposto. a hora de finalização e inclua data(s). Escreva de maneira rápida. Anexe o Plano Médico. Anote as designações específicas de trabalho para cada Divisão ou Grupo (Ex. clara e concisa os objetivos de resposta para esse período operacional.3.: remoção de escombros. triagem. deve ser citada e anexada uma mensagem de segurança. sempre informado os contatos com os líderes. Mapa do Incidente. a hora de início.Formulário SCI 202 5. de acordo com objetivo e estratégia e anote o número de recursos que requer para o período operacional proposto. Escreva a informação meteorológica que preveja as condições do tempo para o período operacional específico. Escreva a data (dia. Caso exista. Faça um esboço da estrutura organizacional para o período operacional. Descreva os recursos necessários detalhadamente. etc. . 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Designações de Trabalho Localização Organização Anexos Figura 50 . em relação a cada objetivo definido.) Lugar onde se estabelecerá o recurso. mês. Escreva o nome e posição da pessoa que aprova o formulário (usualmente é o Comandante do Incidente). Escreva o nome e posição da pessoa que prepara o formulário (usualmente é o Chefe da Seção de Planejamento).3 Formulário SCI 204 O formulário SCI 204 mostra a designação de trabalho dos recursos. Distribuição de Canais e Freqüências de rádio. Registre com um número o período operacional. ano) Escreva a hora (24 horas) Escreva e intervalo de tempo para o qual será aplicado o Formulário. avaliação estrutural.

único Líder 2.Formulário SCI 204 113 . Data de Planejamento) Figura 51 . Aprovado por (Chefe da Seção 11. Designação de trabalho 8. Interv.1./Forçatarefa/ Rec. / Sistema / Canal _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ Telefone _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ Celular/Pager _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ 11. Elaborado por (Líder da Unid. Recursos Designados para este Período Eq. Nome do Incidente 3. Pessoal de Operações Chefe de Operações Coordenador de Setor 6. Instruções Especiais 9. Setor 5. de Recursos) Rádio: Freq. Hora 11. Aéreas Nº. Pessoas Contato OBSERVAÇÔES (“X” indica anexo com instruções adicionais) X Instrumentos de Consulta e Registro 7. Sumário de Comunicações Nome/Função _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ 10. Divisão/Grupo/Em espera LISTA DE DESIGNAÇÕES SCI – 204 Supervisor Divisão/Grupo Coordenador de Op. Período Operacional (Data/Hora) De: Até: 4.

sistema e canal tomado do SCI 205. como: quem está falando com quem. Coloque a data e hora do início e término.) Não esqueça de incluir o código de área quando escrever os telefones. ForçaTarefa. beeper. Equipe de Intervenção ou RU. Escreva a Data (dia. Nota: Recorde-se de incluir o código de área nos números de telefones. por que meio. Escreva o nome da pessoa que aprovou o Formulário. Marque com um ”x” caso for ser anexado algum Anexo SCI 204. etc. apoio.Formulário SCI 204 5. ano) e a hora (24 horas). Serve para controlar os meios de comunicações dentro de um evento. .). de quando foi aprovado o Formulário. Escreva qualquer problema de segurança.4 Formulário SCI 205 O SCI 205 (Plano de Comunicações) descreve uma série de condições operacionais e administrativas. Escreva o nome da pessoa que preencheu o formulário. precauções específicas a seguir ou qualquer outra informação importante. Liste o identificador Escreva o nome do líder Significa o ponto de contato primário para essa pessoa. freqüência. escreva qual é sua função (comando. Escreva o número total do pessoal designado para a equipe de intervenção. Escreva as estratégias a atingir durante o período operacional pelo pessoal designado à determinada Divisão. Cada linha neste quadro pode ter um anexo em separado com uma lista de designações (SCI 204).: rádio. mês. Grupo. etc. (ex. telefone.114 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Instruções para preencher o Formulário (SCI 204): Nº 1 2 3 4 5 Título Nome do Incidente Período Operacional Setor Divisão / Grupo/ FT/EI/RS Pessoal de Operações Recursos designados para este período Identificador de Equipe de Intervenção / Força-Tarefa / Recurso Simples Líder Número de contato Número de pessoas Observações Instruções Escreva o nome designado para o incidente. tático.3. quando. etc. Escreva a informação específica de comunicações (incluindo números de emergência) para a Divisão/Grupo. Normalmente é o Chefe da Seção de Planejamento. força-tarefa ou recurso único. Escreva o nome do Chefe de Operações e do Coordenador de Setor e Supervisor de Divisão ou nível correspondente. A necessidade do Anexo SCI 204 será determinada pelos Chefes de Operações e de Planejamento. como. Normalmente é Líder da unidade de recursos. Caso sejam utilizados rádios. Escreva as informações sobre os recursos designados à Divisão ou Grupo para este período. Escreva a identificação do Setor. Escreva o identificador de Divisão/Grupo/FT/EI/RU. Escreva o intervalo de tempo para o qual se aplica o formulário. 6 6 6 6 6 6 7 8 Designações Instruções Especiais para Divisão/Grupo 9 Comunicações 10 Elaborado por Aprovado por Data/Hora 11 Figura 52 .

Data/Hora de Elaboração 3. Período Operacional Data/Hora 4.PLANO DE COMUNICAÇÕES DO INCIDENTE 1. Preparado por (Unidade de Comunicações) Figura 53 . Nome do Incidente 2.Formulário SCI 205 115 . Utilização Básica de Canais de Rádio Tipo de Rádio HT / Nextel / Talk about Canal Função Freqüência/Tone Designação/Observações Instrumentos de Consulta e Registro 5.

ano) e hora (24h).400. Esse formulário permite saber pelo método START qual a gravidade da vítima. Coordenador do Setor. Comandante. UHF). idade e referências sobre transporte: para onde. Escreva a data (dia.5 Formulário SCI 206 Para o controle de vitimas. HT. 153.116 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Instruções para preencher o Formulário Plano de Ação do Incidente (SCI 205) Nº 1 2 3 4 4 4 4 4 4 5 Título Nome do Incidente Data e Hora de Elaboração Período Operacional: Data e Horas Utilização Básica de Canais de Rádio Tipo de Rádio Canal Função Freqüência Designação/Observações Preparado por Instruções Escreva o nome designado ao incidente. Registre a hora de início e a hora de finalização e inclua data(s). Líder de Força-Tarefa. etc. Esta linha deve incluir uma narrativa informando a designação acrescentando situações especiais. mês. freqüência e a função dos equipamento(s) de rádio designados e utilizados no incidente Escreva o tipo de rádio que será utilizado (Exemplos: Nextel. canal. Escreva a data e intervalo de tempo em que é aplicável a Distribuição de Canais de Freqüência no Incidente. Escreva o(s) tipo(s). Escreva a quem foi designado cada número de canal (por exemplo. Supervisor de Divisão. na ACV.). Talk About e Outros) Escreva os números dos canais de rádio designados. Líder da Unidade de Alimentos.3. usa o formulário SCI 206. Chefe de Seção. nome. Escreva o nome do Líder da Unidade de Comunicações que preparou o formulário. Escreva o número da freqüência de rádio designada a cada função especificada (por exemplo.Formulário SCI 205 5. horário e por quem? . Figura 54 . VHF.

horário e por quem) 5. Período Operacional: De: Até: 7. Triagem/Método START Verde Amarelo Vermelho Preto 4. Data e hora da elaboração: e cargo): 5. Elaborado por: (nome 3. Idade 6. Sexo 5. Nome do Incidente: 2. Nome das vítimas Instrumentos de Consulta e Registro Figura 55 .Formulário SCI 206 117 . Transporte (onde.SCI 2006 1.

.3. enquanto o formulário SCI 211 passa controlar somente os recursos de sua área de espera. e por quem? Figura 56 . qual a instituição/pessoa pertence o recurso. sendo subordinados a seção de operações. nas Áreas de Espera e na Seção de Planejamento. os formulários permitem saber data e hora da chegada dos recursos ao local do incidente.6 Formulários SCI 211 e 219 Para controle dos recursos. Esses formulários são preenchidos inicialmente no Posto de Comando. nome e telefone/rádio de contato com a instituição. Descreva o nome das vítimas transportadas para ACV. Escreva a hora (24h). o que permite controlar os recursos envolvidos no evento dentro de sua seção. ou em situações mais complexas. Esses formulários permitem ao comandante do incidente saber quais os recursos estão disponíveis (encontram-se no local do incidente aguardando seu emprego). mês e ano).Formulário SCI 206 5. porém não têm como ser empregados) e os designados (recursos empregados). de acordo com a data e hora. Escreva o nome do Encarregado da ACV Escreva a data (dia. quando estabelecidas. O chefe da Seção de Planejamento utiliza o formulário SCI 219. são utilizados os formulários SCI 211 e SCI 219. quantas pessoas empregadas e o local de trabalho onde foi designado o recurso. indisponíveis (encontram-se no local do incidente.118 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Instruções para preencher o Formulário (SCI 206) Nº 1 2 3 3 4 5 6 7 Elaborado Data da elaboração Hora de elaboração Período Operacional Nome das vítimas Método START de Triagem Transporte Título Nome do Incidente Instruções Escreva o nome designado para o incidente. contendo sexo e idade Procedimento de triagem pelo método START. identificando a prioridade de atendimento Identificar para onde foi transportada a vítima. Escreva o intervalo de tempo para o qual se aplica o Plano. Além dessas informações. que horas.

ou rádio 9. Nome do Incidente: 2.Formulário SCI 211 119 .LISTA DE REGISTRO 1. Local de Registro: INFORMAÇÃO DE REGISTRO 3. Estado dos Recursos Instituição Identificação do Recurso Disponível Não Disponível Designado Lugar Instrumentos de Consulta e Registro SCI 211 PAG ______ de ______ 10. Data/Hora de Registro Prefixo ou Tomb. Lista de pessoal por nome da Instituição e de Recursos pelo seguinte formato: H = Helicóptero L = Embarcação E = Equipamento VTr = Viatura A = Aeronave T = Trabalhadores 5. Data/Hora: 4. 6. Nº de pessoas 8. Contato de tel. Elaborado por (Nome e Posto) use o verso para informações ou comentários Figura 57 . Nome do Chefe 7.

Entre o dia (dia. Escreva o número total de pessoas (em equipes de intervenção. ano) e hora (24 horas) do registro. mês. Escreva data (dia. ano) e hora do preparo (formato 24h). mês. Escreva o telefone/rádio de contato dos líderes durante o incidente. Escreva o nome da pessoa que preencheu o formulário.Formulário SCI 211 . Escreva o nome do local de registro. Estado e localização onde o recurso/indivíduo se encontra. 8 9 10 Contato de telefone/Rádio Estado dos recursos Elaborado por Figura 58 . Escreva o prefixo do recurso ou tombamento. força-tarefas e recurso único Incluindo os Líderes). Escreva o nome do Líder.120 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Instruções para preencher o Formulário Plano de Ação do Incidente (SCI 211) Nº 1 2 3 4 Título Nome do incidente Local de registro Data/Hora Instituição Identificação do recurso Prefixo/Tombamento 5 6 7 Data/hora de registro Nome do chefe Número de pessoas Instruções Escreva o nome do incidente. Escreva o nome da instituição que pertence o recurso. Identifique o recurso conforme a tabela.

Local de designação 8. de Intervenção Força-Tarefa 4.Formulário SCI 219 . Hora estimada de chegada 9. Local do Registro 5. Recurso único Equip. Local designado 11. Nome do Líder/Contato 6. Hora 12.Cartão T . Data e hora de chegada 3.: _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ Figura 59 . Anotações 10.121 Instrumentos de Consulta e Registro Formulário SCI 219 ( Frente ) 1. Nome dos recursos e/ou pessoas ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 7. Situação ( ) designado ( ) disponível ( ) indisponível Obs. Instituição 2.

Hora 12. Local do Registro 11. Situação ( ) designado ( ) disponível ( ) indisponível Obs.: ___________________________________ _________________________________ _________________________________ Figura 60 . Recurso único Equip de Intervenção Força-Tarefa 10. Hora 12.Formulário SCI 219 . Situação ( ) designado ( ) disponível ( ) indisponível Obs.Local designado 11. Local designado 11.: ___________________________________ _________________________________ _________________________________ 10. Situação ( ) designado ( ) disponível ( ) indisponível Obs. Local designado 3.122 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Formulário SCI 219 (Verso) 1. Instituição 2.: ___________________________________ _________________________________ _________________________________ 10. Hora 12.

mecânico. porém não têm como ser empregados) ou designados (recursos empregados). Escreva a hora (24h) estimada de chegada do recurso. de Intervenção /ForçaTarefa Local do registro do recurso Data e hora de chegada Nome do Líder/Contato Título Instruções Escreva o nome da instituição a que pertence o recurso. Escreva o nome dos recursos (equipes de intervenção. Equip. Localização designado. Escreva as condições dos recursos: disponíveis (encontram-se no local do incidente aguardando seu emprego). Escreva outras qualificações das pessoas registradas no formulário.: mergulhador. eletricista. Escreva o nome do Líder e o telefones/rádios de contato. força-tarefa ou recurso único) e/ou nome das pessoas. Escreva data (dia. indisponíveis (encontram-se no local do incidente. Escreva o nível de organização do recurso. mês e ano) e hora da chegada do recurso (formato 24h). Localização onde o recurso/indivíduo poderá ser designado.Formulário SCI 219 .123 Instrumentos de Consulta e Registro Instruções para preencher o Formulário Plano de Ação do Incidente (SCI 219) Nº 1 2 3 4 5 Instituição Recurso único. 12 Situação Figura 61 . onde o recurso/indivíduo foi 6 Nome dos recursos e/ou pessoas 7 8 Local de designação Hora estimada de chegada 9 Anotações 10 11 Local designado Hora Escreva a hora que o recurso foi designado. etc. Ex. Escreva o nome do local de registro.

segurança. etc. o evento estará no caminho certo para ser organizado nos primeiros estágios da resposta. Alguns objetivos podem requerer apoio direto ou indireto da Seção de planejamento. Subdividir o incidente em unidades de trabalho gerenciais (divisões. 1. 5. utilizando a Matriz de Análise de Trabalho (SCI 234). 3.3. é essencial que o CSO siga vários passos básicos ao desenvolver o plano tático para o próximo passo da operação. O Chefe de Operações será capaz de conduzir as reuniões táticas efetivamente e desenvolver o plano tático de uma forma estruturada e disciplinada. .7 Formulário SCI 215 O formulário de Planejamento Operacional SCI-215 é a principal ferramenta que o Chefe da Seção de Operações (CSO) tem a sua disposição. Rever os objetivos dos comandantes do incidente e as prioridades. isolamento. e salvamento e resgate). Analisar a situação como um todo e determinar o grau de complexidade da tarefa que ele tem nas mãos. Esta informação deve ser claramente mostrada em um mapa de trabalho antes do desenvolvimento do SCI-215. Determinar e documentar todas as estratégias e táticas.). Para uma reunião tática ser bem sucedida. Se essas tarefas forem desenvolvidas bem. Identificar as funções (por exemplo. 2.124 Manual de Sistema de Comando de Incidentes 5. combate a incêndio. para isso deve apontar um CSO substituto a quem será atribuída a responsabilidade de supervisionar as operações que estarão em andamento. durante aqueles momentos nos quais o titular estiver envolvido nas tarefas de planejamento. setores. grupos. 4. recuperação de produtos.

NECESSÁRIOS Figura 62 . TOTAL DE REC. PREPARADO POR: SCI 215 (REV 12/02) 12.Formulário SCI 215 125 . PERÍODO OPERACIONAL 7. TOTAL DE REC. REQUERIDOS Instrumentos de Consulta e Registro 14. NOME DO INCIDENTE 6. LOCAL 10. Equip. DATA E HORA DE PREPARO 3. DESIGNAÇÃO DE TRABALHO R E C U R S D O E S 2. Hr. CHEFE 8. TOTAL DE REC. À MÃO 13. Especiais 9. DIVISÃO/ GRUPO/ OUTRO LOCAL 5. Chegada REQ TEM NEC REQ TEM NEC REQ TEM NEC REQ TEM NEC REQ TEM NEC REQ TEM NEC REQ TEM NEC REQ TEM NEC REQ TEM NEC 11.FORMULÁRIO DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL 1. T I P O S 4.

Identifique o trabalho a ser desenvolvido. Informar o número de recursos necessários (REQ). para atingir o plano tático dos Chefes Setoriais de Operações. Escreva data (mês. 5 Designação de trabalho 6 Tipos de Recurso 7 Chefe (Líder) 8 Equipamentos especiais 9 10 11 12 13 14 Local Hora de chegada Total de recursos requerido Total de recursos à mão Total de rec. bombas. rádios. dia. Oficial de Segurança. Informar o número de recursos à mão (TEM). Identifique o equipamento e os suprimentos especializados: aplicadores de espuma. operações aéreas. atuação. Escreva o nome da pessoa que preencheu o formulário (chefe da Seção de Operações). Identifique a localização específica que os recursos devem ser (PC. Encarregados. Informe as horas em que serão necessários os recursos no local informado para atuação. Cada Divisão/Grupo ou outra atividade tem que ter instruções claras sobre o que é seu trabalho. necessários Preparado por Figura 63 . O CSO precisa estar ciente dos diferentes tipos. Escreva o intervalo de tempo para o qual se aplica o Plano. grupo. ano) e hora do preparo (formato 24h). de acordo com a data e hora. Que tipo e quantos recursos serão necessárias para desempenhar as tarefas identificadas. Este é o ponto no qual o conhecimento e a experiência aparecem. Preencha o identificador da unidade de trabalho conforme demonstrado no mapa de trabalho: divisão. produtos químicos especiais.126 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Instruções para preencher o Formulário Plano de Ação do Incidente (SCI 215) Nº 1 2 3 4 Título Nome do incidente Data/hora de preparo Período Operacional Divisão/grupo/outro Instruções Escreva o nome designado para o incidente. Informar o número e tipo de recursos a serem solicitados (NECESSIDADE) para atingir o plano tático dos Chefes Setoriais de Operações. esforços e limitações de todos os recursos que estão disponíveis para eles. base). Especialista ambiental etc. containers . sensores infravermelhos. motor (ou gerador) etc. Coordenador de Setor. coordenação etc. Identifique os recursos apropriados requeridos para completar as designações de trabalho.Formulário SCI 215 . Identifique as necessidades dos supervisores e especialistas técnicos: Supervisores de Divisão/Grupo. Área de Atuação.

8 Formulário SCI 234 Como vimos anteriormente. Nome do Evento 2. os chefes dessas seções preenchem o formulário SCI 234.3. a Matriz de Análise de Trabalho é confeccionada pelo Chefe da Seção de Operações e Planejamento. estabelecendo as estratégias e táticas a serem discutidas na reunião tática. Data/Horário: MATRIZ DE ANALISE DE TRABALHO SCI 234 Pág. Objetivos da Operação/ Resultados desejados 4.Período Operacional De: 3. Elaborado por: (Chefe Seção de Operações) 7. _____ de ______ Figura 64 . Estratégias Opcionais (Como fazer?) Até: 5.Formulário SCI 234 . 6.127 Instrumentos de Consulta e Registro 5. Uma vez estabelecidos os objetivos do incidente. MATRIZ DE ANÁLISE DE TRABALHO – SCI 234 1. Táticas/Trabalhos escritos (Quem/O que/Onde/Quando) .

Em outras situações. o comando é assumido pela pessoa de maior autoridade da primeira unidade que chega ao local onde a situação crítica está se desenrolando. Para nosso emprego. geralmente quando a área geográfica afetada é maior. ano).Formulário SCI 234 5. Informe o período operacional. objetivos. deslocando-se para o Posto de Comando e começando a coordenar as operações. em que o SCI vai ser instalado em campo. já adaptados para o uso no Brasil para atendimento aos incidentes. Informe a hora (formato 24h). Informe o nome e o cargo de quem elabora o formulário. Escreva os objetivos da resposta. 3 (Como fazer) Descreva quem. na cena das operações. informe situações relevantes para as ações futuros. Informe a data (dia. Esses formulários seguem a doutrina do SCI-GC (SCI da Guarda Costeira). Escreva possíveis estratégias para atingir o objetivo determinado no item nº. porém modificados para nossa realidade. Em situações geograficamente restritas. . onde e quando se devem realizar os trabalhos. o que. estratégias e pessoal. Figura 65 . mês.4 Observações Outros formulários podem ser utilizados para o maior controle dos recursos. exemplificaremos somente os formulários acima citados. incluindo a hora.128 Manual de Sistema de Comando de Incidentes Instruções para preencher o Formulário Matriz Análise de Trabalho (SCI 234) Nº 1 2 3 4 5 6 7 7 Títulos Nome do evento Período Operacional Objetivos da Operação Resultados desejados Estratégias Opcionais Táticas/Trabalhos escritos Elaborado por Data Hora Instruções Informe o nome do evento/incidente. bem como os problemas presentes. o Protocolo pode determinar que uma pessoa específica seja comunicada e assuma o Comando.

órgãos de apoio ou outras equipes responderão à situação? ? Quem estará no comando geral da cena? ? Quais são as normas de engajamento? Qual a utilidade da política da força? ? Quais são os recursos necessários e como eles serão obtidos? ? Como a coordenação e a cooperação entre os órgãos envolvidos serão realizadas? .129 Instrumentos de Consulta e Registro O Protocolo acima descrito é um processo de análise de situações operacionais potenciais (cenários) para antecipar e definir todas as áreas de problemas potenciais e desenvolver ações específicas para aliviá-las. Os seguintes fatores precisam ser considerados durante o seu desenvolvimento: ? Que elementos táticos. Aborda problemas potenciais com relação à tática e ao apoio de qualquer operação.