You are on page 1of 23

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2012

ORIENTAÇÕES

A 2
2º ANO

CASA DE ALFABETIZAÇÃO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 2º ANO Prezado(a) Professor(a), Este é um momento importante para a escola, a turma e, principalmente, para você. Trata-se de um momento privilegiado, cujos objetivos são a avaliação diagnóstica do processo de alfabetização no 2º Ano e o planejamento do trabalho pedagógico, visando à aprendizagem de todos os alunos no tempo esperado. Sugerimos os seguintes passos: a) Com antecedência, converse com seus alunos sobre esse momento, explicando que cada um deve mostrar o que sabe. É importante dizer-lhes que é um exercício especial, que servirá para você ajudá-los a aprender ainda mais. b) Avise aos responsáveis sobre esse momento, estimulando-os a que os alunos não faltem à escola. c) Acolha-os com o carinho de sempre e procure manter um clima de tranquilidade para o bom desenvolvimento dos trabalhos. d) Antes de iniciar a aplicação, explique-lhes o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem atenção às instruções que você lhes dará a cada questão. Estimule-os a responderem o que souberem e diga-lhes para não se preocuparem, se não conseguirem responder a alguma questão. e) É de fundamental importância que você siga as instruções de cada questão. O que vem precedido de PROFESSOR são os comandos, que devem ser lidos pausadamente por você – exceto o que está entre parênteses, pois estes contêm instruções de procedimentos. Importante salientar que o professor NÃO fará a leitura dos textos e das opções de resposta para o aluno, apenas lerá o enunciado (comando para a execução) das tarefas, presentes neste documento.

Ler frases com palavras que contêm sílabas canônicas. . .Reconhecer letras escritas de diferentes formas.Ler palavras com sílabas canônicas e não canônicas. desenvolvidas pelos alunos que ingressam no 2º ano do Ensino Fundamental. .    COMO ESTÁ ORGANIZADO O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 2º ANO:  As 19 atividades atendem à Matriz de Referência definida pela de Educação. .Ler frases com palavras que contêm sílabas canônicas e não canônicas. .Localizar informações explícitas em um texto. visando nortear o trabalho a ser realizado pelo professor durante o ano. Caracterizar o perfil pedagógico da turma.Identificar a finalidade do texto pelo reconhecimento do suporte. Secretaria Municipal . . Qual seja: LEITURA .Reconhecer que textos não verbais são formas de expressão.Identificar o assunto do texto pelo reconhecimento do suporte. . do gênero e das características gráficas. do gênero e das características gráficas. Identificar as necessidades de aprendizagem específicas de cada aluno. permitindo uma ação educativa em consonância com as demandas e possibilidades de cada aluno/turma. Estabelecer relações entre a proposta de ensino e as possibilidades e necessidades da turma.Inferir informação. .Ler palavras com sílabas canônicas.OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:  Identificar as habilidades relacionadas à leitura e à escrita. .

de forma que se possa recorrer a eles.ESCRITA     Escrever palavra de cor. da avaliação diagnóstica.  O Professor poderá fazer os registros de observação da realização das atividades pelo aluno. Escrever frases ditadas pelo professor.  É importante que sejam guardados os registros. Nesse sentido. poderá utilizar um suporte de registro definido pela escola. 4 atividades de escrita. SEGUEM ALGUMAS RECOMENDAÇÕES.  O professor deverá ser cuidadoso e atentar para que cada aluno realize as atividades que conseguir.   Constam ainda.  As atividades foram selecionadas e adaptadas a partir da proposta contida no material pedagógico do PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem. PROVINHA BRASIL e PROVAS BIMESTRAIS. . As atividades de 1 a 15 referem-se às habilidades de leitura. Escrever palavras com apoio de imagem. durante o processo de alfabetização. JUNTO A CADA ATIVIDADE. Escrever frases.

a fim de que a criança se sinta confiante e segura em relação aos seus saberes. também. Se você tiver alguma dúvida ou quiser apresentar sugestões para as próximas avaliações. 2976. pelo telefone: 2976.2302. borracha limpa.  Disponibilizar o material a ser usado com antecedência: lápis com ponta.net.2294. Lembramos que toda a equipe da escola deverá envidar esforços para que a ação seja realizada com sucesso. orientar sua execução. pode contatar-nos pelo e-mail: gefsme@rioeduca. Ao apresentar cada atividade. Agradecemos sua colaboração e esperamos que este momento constitua um significativo apoio ao seu trabalho em sala de aula. é fundamental que o aplicador da avaliação diagnóstica seja o professor regente da turma. tenha a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e em seu empenho na alfabetização das crianças.1410.2301 ou 2976.ASPECTOS IMPORTANTES RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA METAS DE ENSINO E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA ORIENTAÇÕES DE APLICAÇÃO PARA O PROFESSOR REGENTE DA TURMA:  Tendo em vista a natureza desta avaliação. No dia da prova. de forma tranquila. atenderemos. 2976. lápis com as cores solicitadas no material.   Preencher os dados do aluno na capa. Atenciosamente Equipe E/SUBE/CED . Professor(a) Alfabetizador(a).

QUESTÃO 1 Observe o nome escrito no mural: Professor . JOSÉLIA JÚLIA JULIANA JOANA .Faça um X no quadrinho onde está escrito o nome que você leu no crachá.

Marque X onde está escrito o nome do desenho.com BOLA MOLA MALA MOTO . meninoeduardo.Marque X onde está escrito o nome do desenho.blogspot. BOLO PICOLÉ BALA Arquivo E/SUBE/CED PIRULITO QUESTÃO 3 Professor .QUESTÃO 2 Professor .

Marque X onde está escrito o que você vê na figura mundodastribos. O GATO É MUITO BONITO.com BALA JUJUBA BOLA DE GUDE BOTA AMARELA BOLO DE FUBÁ . QUESTÃO 5 Professor . O GALO CAI NA ÁGUA. A PATA COME MILHO.Marque x na frase (O PATO NADA NO LAGO) O PATO NADA NO LAGO.QUESTÃO 4 Professor .

blogspot. CAMILA JOGA BOLA.QUESTÃO 6 Professor . DANIELE PULA CORDA. PEDRO JOGA PIÃO. sementinhasparacriancas. . .com JOÃO SOLTA PIPA.Marque x onde está escrito o que você vê na imagem.

Marque X no nome da boneca. RITA É UMA BONECA DE PANO. Professor . BONITA RITA BONECA PANO . O NOME DA BONECA É RITA.QUESTÃO 7 JULIANA TEM UMA BONECA BONITA.

O cartaz informa sobre a vacinação contra DENGUE GRIPE SARAMPO ALERGIA .QUESTÃO 8 OBSERVE O CARTAZ.br Professor . seropedica.gov.rj.

UMA RECEITA. Professor – Este texto é UM AVISO.QUESTÃO 9 BOLINHA DE SABÃO INGREDIENTES: .SABÃO . UM CONVITE. PEGUE O CANUDINHO E SOPRE.1 CANUDINHO MODO DE FAZER: COLOQUE UMA COLHER DE SABÃO PICADINHO NUM COPO DE ÁGUA E MEXA BEM COM O CANUDINHO.1 COPO DE ÁGUA . . VOCÊ FARÁ MUITAS BOLINHAS. UMA NOTÍCIA.

Marque x na frase (MARIA FOI PARA A ESCOLA) MARTA FOI AO CINEMA. MARCOS JOGA BOLA. . MARIA FOI PARA A ESCOLA. MÔNICA FOI PARA O MERCADO.QUESTÃO 10 Professor .

adaptada.QUESTÃO 11 Professor .Marque x onde está escrito o que você vê na imagem. PAPAI VARRE O CHÃO. O MENINO JOGA O PAPEL NO LIXO. VOVÓ VARRE O LIXO.) . A MENINA JOGA O PAPEL NO CHÃO. (Provinha Brasil 1 – 2010.

ELA IA TER UM BEBÊ. ALGUM TEMPO DEPOIS.Nesse texto. adaptada. (Provinha Brasil 2008. ) . moqueca é UM BEBÊ. QUER DIZER. APARECE GORDUCHA E FELIZ. Professor . UMA VACA SAPECA. GALERA! QUE FOME! MOQUECA É UMA VACA MUITO SAPECA QUE VIVE NUMA FAZENDA DE MINAS GERAIS. MOQUECA.QUESTÃO 12 FALA. ELA CONHECE UM CHARMOSO TOURO LOURO E ELES SE APAIXONAM. QUE SEMPRE FOI MAGRINHA E ELEGANTE. UMA COMIDA GOSTOSA. UM BELO DIA. UM LINDO BEZERRINHO. UM BEZERRO.

FAZER UM CONVITE. DAR UM RECADO.O texto serve para CONTAR UMA PIADA. . ENSINAR UM JOGO.QUESTÃO 13 Professor .

• PROTEGER OS ANIMAIS. • CUIDAR DE SUA CASA E DE SUA ESCOLA. Professor – O texto fala sobre A ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS. A PINTURA DA CASA.QUESTÃO 14 DICAS PARA SALVAR NOSSO PLANETA! • MANTER A CIDADE LIMPA. ALUMÍNIO E PLÁSTICO. • ECONOMIZAR ÁGUA E ENERGIA. A SALVAÇÃO DO PLANETA. • PLANTAR ÁRVORES.2) . A ECONOMIA DE ALUMÍNIO. • RECICLAR PAPEL. VIDRO. (Provinha Brasil 2009.

REUNIÃO DE PAIS. FORMATURA. .QUESTÃO 15 Professor – O convite é para uma FESTA DE ANIVERSÁRIO. FESTA JUNINA.

.

tendo em vista que este será um critério de avaliação.blogspot. 0. 2.AVALIAÇÃO DE ESCRITA 1.5: O nome foi escrito completo e grafado com erro(s) ortográfico(s). ou seja. . PARÂMETROS DE CORREÇÃO QUESTÃO 1: Proposta de análise da escrita do NOME DO ALUNO.com ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR Professor.NOME: ______________________________________________________ michelypedagoga. com violação de regra ortográfica.5: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado com erro(s) ortográfico(s). oriente seu aluno a escrever o seu nome completo. ou seja. 1. 0: Não conseguiu escrever corretamente sequer o primeiro nome. 1.0: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado sem erro(s) ortográfico(s).5: O nome foi escrito completo e grafado SEM ERROS ortográficos. com violação de regra ortográfica.

com violação de regra ortográfica. 0: Não realizou a atividade. O aluno poderá escrever nomes de brinquedos (ou brincadeiras) que não apareçam na imagem. Ou a escrita é apresentada com omissões. ____________________________ ________________________ ____________________________ ________________________ ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR Professor. PARÂMETROS DE CORREÇÃO QUESTÃO 2: Proposta de análise da escrita das palavras: 2. de antemão. a partir dos critérios estabelecidos.5: As palavras foram grafadas com erro(s) ortográfico(s). sendo difícil entender o que o aluno escreveu. Ex.: OA. acréscimos ou trocas de letras nas sílabas. a correção poderá ser realizada. _______________________________________________________________ . ou seja. há um comprometimento maior na decifração das palavras. Neste caso.2- OBSERVE A IMAGEM E ESCREVA O NOME DE QUATRO BRINQUEDOS. 1. senão se souber. Nesse sentido. 3. 0.5: As palavras foram grafadas SEM ERROS ortográficos. espera-se que nesta atividade o aluno escreva o nome de quatro brinquedos. Antes de iniciar a avaliação. 1. de modo muito diferente da palavra. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons muito próximos. acréscimos ou trocas de letras nas sílabas. RD. de forma a ajudá-lo a identificar todos os elementos da imagem. como “t” e “d”. ESCREVA SOBRE UMA DAS BRINCADEIRAS DA IMAGEM. apresentando uma letra para cada sílaba. explore com os alunos a imagem. o que ele intencionava escrever. de modo aproximado ou de modo muito diferente das palavras.0: A escrita é apresentada com omissões.5: A escrita é silábica.

Nesse caso. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ . 0. 4. como “c” . senão se souber. de modo aproximado ou de modo muito diferente da palavra. a partir dos critérios estabelecidos. Entretanto. com violação de regra ortográfica. Neste caso. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons muito próximos. oriente os alunos para que escrevam frases sobre uma das brincadeiras contidas na imagem. ou seja. Neste caso. Neste caso.5: Escreve frases grafadas com erro(s) ortográfico(s).0: A escrita é apresentada com omissões.5: A escrita apresenta falta. a correção poderá ser realizada. há um comprometimento maior na decifração da palavra. 1. ESCREVA FRASES DITADAS PELO SEU PROFESSOR. é possível entender. sendo difícil entender o que o aluno escreveu. o que ele intencionava escrever. PARÂMETROS DE CORREÇÃO QUESTÃO 3: Proposta de análise da escrita a partir da imagem: 2. de modo aproximado das palavras. 0: Não realizou a atividade. de antemão._______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR Professor. é possível entender o que o aluno escreveu. o aluno poderá escrever frases sobre mais de uma brincadeira (ou brinquedo). acréscimos ou trocas de letras nas sílabas. acréscimos ou trocas de letras nas sílabas. parcialmente. o que o aluno escreveu.5: Escreve frases SEM ERROS ortográficos. 1. “q” e “k”.

0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras).: A menina adora ponecas. PARÂMETROS DE CORREÇÃO 2. Ex.0: Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com mais de três erros ortográficos._______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR O professor deverá ditar duas vezes as frases que seguem: 1 – O pião de Paulo gira no chão.5: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras. 1.5: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos.5: Escreve parcialmente a frase. . O aluno não realizou a atividade. Ex.: A menina dora bonecass – ameninado rabonecas 0.: gato menina (palavras chave). contudo. Ex. com um ou dois erros ortográficos. 1. 2 – A menina ganhou uma boneca de pano.

Related Interests