UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Dinâmica – ME572 / Profs.

César Salhua/José Maria - 2012.2 Primeiro Exercício Escolar – 01/03/2013
1) A catapulta de lançamento do porta-aviões dá ao avião a jato de 7 ton uma aceleração constante e lança-o em uma distância de 100m medidos ao longo da rampa de decolagem obliqua. O porta-aviões está se movendo com velocidade constante de 16 m/s. Determine a força efetiva F fornecida pela catapulta e motores da aeronave para que ela tenha uma velocidade absoluta de 90 m/s na decolagem.

2)

Um homem pode atingir num bote uma velocidade de 5m/s em águas calmas. Ele deseja atravessar o rio de 50m de largura desde o ponto A até o ponto B que encontra-se 50m rio abaixo. Se a velocidade da correnteza do rio é de 2m/s, determinar a velocidade da embarcação e o tempo necessário para cruzar o rio e o ângulo θ.

3)

O cilindro C de 1,5kg viaja ao longo da trajetória descrita por r = (0,6 senθ)m. Se o braço AO se encontra rotacionando no sentido anti-horário com uma velocidade angular de 3rad/s e aceleração angular de 0,3rad/s 2. Determinar a força de reação exercida pela barra AO sobre o cilindro, assim como todas as forças envolvidas no instante θ=60 o. A mola tem uma rigidez de 100N/m e se encontra sem deformação no instante θ=30 o. Determinar também as forças no sistema após o cilindro ter percorrido uma trajetória sobre de 0,2m a partir do instante θ=30 o e o tempo requerido para isto.

4)

Num jogo de sinuca, a bola oito tem que ser golpeada pela bola branca A para que esta receba um impulso para entrar na esquina direita B. Especificar a distância x onde a bola branca golpeara o costado da mesa a partir da esquina C após golpear a bola 8. As bolas tem massas iguais e 50mm de diâmetro e o coeficiente de restituição é 0,8.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful