A MACRO-ORGANIZAÇÃO DO CAPITAL

Edmilson Costa

A macro-organização do capital caracteriza-se por um processo de concentração e centralização do capital.

FENÔMENOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS DA MACRO-ORGANIZAÇÃO DA CAPITAL.
1) Formação e consolidação dos blocos econômicos que em termos econômicos correspondem a uma nova partilha econômica do mundo por parte das nações capitalistas centrais.  2) Um processo de fusões e aquisições nos países centrais e, por extensão, nos países periféricos, movimento que expressa, do ponto de vista da propriedade, a remonopolização da burguesia.  3) Esses movimentos têm como conseqüência uma redefinição geoeconômica do mundo, condensada na tentativa dos Estados Unidos se transformarem na única potência mundial, fato que vem se intensificando depois da queda da União soviética e dos países do Leste Europeu.

MOVIMENTAÇÕES NA POLÍTICA
INTERNACIONAL Ofensiva estadunidense no sentido de enquadrar países do G7 na sua estratégia hegemônica. Para isso a ONU e Conselho de Segurança e os principais organismos multilaterais vem sendo colocados a serviço dos seus interesses.  Tentativa de recolonização sofisticada do continente americano, através da implementação da ALCA que tem como tarefa dominar os mercados do continente e afastar os concorrentes europeus e asiáticos da região.

A ACUMULAÇÃO DO CAPITAL

Sobre a Produção de mais-valia

“durante um período, o trabalhador produz apenas um valor igual ao valor de sua força de trabalho. No período de mais trabalho, ao contrário, o usufruto da força de trabalho gera o valor para o capitalista, sem custar a ele nenhum substituto de valor”. (Marx,1983)

Processo de acumulação: Dinheiro – Mercadoria – Dinheiro “O processo de concentração de capital, que para Marx é apenas outra expressão para a reprodução ampliada do capital, proporciona um salto de qualidade quando os capitais maiores ou mais bem sucedidos no mercado começam a exercer força de atração sobre outros capitais menores, resultando saí um processo de centralização do capital ou a junção de capitais já constituídos em capitais maiores.”

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful