Batata gratinada

Ingredientes · 5 batatas grandes · 2 dentes de alho · 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente · 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite · 1 xícara (chá) de creme de leite · Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Modo de preparo Corte um dente de alho ao meio e outro em cubinhos. Reserve. Esfregue as metades do dente de alho em um refratário e unte-o com uma colher (sopa) de manteiga. Reserve. Em uma tigela, misture o leite, o creme, o alho picado, o sal, a pimenta, a noz-moscada e a manteiga restante. Descasque as batatas e corte-as em fatias finas. Junte-as à mistura de leite e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando. Cozinhe por três minutos. Com uma escumadeira, transfira as batatas para o refratário preparado, dispondo-as em camadas. Regue com o leite e cubra com papel-alumínio. Asse em forno médio por 30 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe dourar a superfície.

uma caixinha de creme de leite (200ml).Misturei sem ir ao fogo uma caixinha (200ml) de molho 4 queijos (comprado pronto). Untei um refratário com manteiga e coloquei as batatas.Cobri com queijo ralado (mussarela e parmesão) e levei ao forno coberto com papel alumínio por 20 minutos só para aquecer e por mais alguns minutinhos sem o papel para dourar. Como ficou muito grosso fui juntado leite até ficar mais ralinho.Batata Gratinada ao Creme de Queijo 1. 4 colheres de queijo parmesão ralado. . 2. Acertei o sal e cobri as batatas.Cozinhei em água e sal 6 batatas grandes cortadas em rodelas. 3.

1 gema.sal e noz moscada à gosto.2 colheres (sopa) de creme de ricota (ou requeijão). Retire o papel e volte ao forno para gratinar (o meu fica bonitão assim porque o forno tem grill). . mas o bocal dele é estreito e só dava para fatiar batatas pequenas). * Se você preferir. depois creme (também em pouca quantidade) e vá intercalando. Unte um refratário com manteiga ou margarina e comece com uma fina camada de batatas. Leve ao forno médio preaquecido coberto com papel alumínio por 35 minutos. . . Ao final.100ml de creme de leite sem soro. misturando: . pode fazer o molho branco (ou béchamel) e misturar uma gema (a gema serve para deixar firme feito torta. . Usei esse fatiador de legumes que a Keita me mandou e é excelente (antes eu usava o processador.Laminado de Batatas Comece pelo creme. Fatie 6 batatas em lâminas bem finas. Esta receita rende 6 porções. * É importante que o creme fique bem salgadinho porque não vai sal nas batatas. senão na hora de cortar desmancha). termine com creme e queijo parmesão ralado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful