You are on page 1of 3

Escola E.B. 2,3/ S São sebastião de Mértola Nome: _____________________________________________________________ n.

º _________ Turma: _____

Expressões Idiomáticas
As expressões idiomáticas existem em todas as línguas e variam de país para país, região para região, cultura para cultura, entre outras variações de tempo e espaço. Segue-se uma lista com expressões com origem em Portugal e com o seu possível significado. Acordar com os pés de fora estar mal disposto logo pela manhã. Abrir o coração Abrir o jogo Abrir os olhos a alguém À sombra da bananeira Água pela barba Aperto no coração Aproveitar a boleia Armado até aos dentes Arrancar cabelos Arregaçar as mangas Balde de água fria Barata tonta Bater as botas Bater na mesma tecla Baixar a bola Cabeça de alho chocho Calinada Cara de caso Cartas na mesa Cabeça nas nuvens Coisas do arco da velha Comprar gato por lebre Cortar as vazas Chatear o Camões Chorar sobre o leite derramado Com a corda no pescoço Com a faca e o queijo na mão Com uma perna às costas Dar com o nariz na porta Dados lançados Desabafar; declarar-se sinceramente. Denunciar; revelar detalhes. Convencer, alertar. Despreocupado. Situação desesperante. Estar angustiado. ir junto, já que vais, eu também vou. Estar preparado para uma qualquer situação. Desespero. Iniciar algo. Desilusão. Distraído/a. Morrer, falecer. Insistir. Acalmar-se; ser mais comedido. distraído, esquecido. Pontapé na gramática, gafe, forma jocosa de se referir a erro ortográfico. estar preocupado. Factos expostos. Distraído. Coisas insólitas. Ser enganado. Impedir algo ou alguém. Ir chatear outra pessoa. Lamentar-se por algo que não tem solução/volta ou fato passado. Ameaçado, sob pressão ou com problemas financeiros. Com poder ou condições para resolver algo. Sem dificuldade nenhuma. Decepcionar-se, procurar e não encontrar. Factos expostos.

Agarrar com unhas e dentes Não desistir de algo ou alguém facilmente.

Português- 6º ano

Página 1

extinguir a paciência. Má cara. Ir chatear outra pessoa. negligenciar. pão. Aposentar-se. Estar aborrecido / chateado com algo. d’água Ficar a dizer: – Ó tio! Ó tio! Ficar numa grande confusão que exige pedir a ajuda de alguém. Estar para morrer. Inveja. Sem dificuldade alguma. Diz-se daquilo que é muito simples. Bater em alguém. queijo Pés para a cova Pendurar as botas Pentear macacos Pedra no sapato Pior que uma lesma Pôr a cabeça em água Gritar com toda a força. irritar-se Discutir em público. Gritar a plenos pulmões Ir desta para melhor Ir aos arames Lavar roupa suja Levar a peito Macaquinhos na cabeça Meter os pés pelas mãos Meter o rabo entre as pernas Onde Judas perdeu as botas O 1º milho é dos pardais O gato comeu a língua Pão. Não poder fazer nada. Dar conversa. Português. Lugar remoto. ser indiferente. Enervar-se. Contar um segredo. desistir. Pensar na morte da bezerra Estar distraído/a.6º ano Página 2 . Cansar. relevar. Enfurecido/a. Fazer tempestade em copo Transformar banalidade em tragédia. transpor para o plano pessoal. Agir desajeitadamente ou com pressa. ignorar deliberadamente. Muitos anos a virar frangos Muita experiência. Não querer saber. Ir chatear outra pessoa… Resolver um problema. Diz-se a pessoa impaciente. Estar aborrecido / chateado com algo. Problema por resolver. Diz-se de pessoa calada. Estar em risco de ser tramado. Não conseguir o que pretendia. Tomar para si. Submeter-se. ser alvo de insultos/injustiças/contrariedades sem reagir/revidar. confundir-se no raciocínio. falecer. Morrer. acumulando ressentimento.Dar o braço a torcer Dar com a língua nos dentes Dar uma mãozinha Dar troco Dar a volta ao bilhar grande Descalçar a bota Dor de cotovelo De olhos fechados Engolir sapos Estar com os azeites Estar de mãos a abanar Estar de mãos atadas Estar de trombas Estar-se nas tintas Encostar a roupa ao pelo Estar feito ao bife Fazer vista grossa Voltar atrás numa decisão ou opinião. Dar ou ter motivos para a desconfiança. Fazer algo contrariado. ofender-se. Fingir que não viu. queijo. Ajudar. Fazer um negócio da China Aproveitar de grande oportunidade.

Sem lógica. trabalhar em equipa ou para o mesmo fim. Confundir factos e/ou histórias. por motivo de força maior ou Uma mão lava a outra (e as Entreajuda.Pôr a pata na poça Pôr as barbas de molho Pôr mãos à obra Pôr os pontos nos ís Pôr pulga atrás da orelha Pôr-se a pau Procurar uma agulha num palheiro Riscar do mapa Sem pés nem cabeça Segurar a vela Ser um troca-tintas Ter macacos (ou macaquinhos) no sótão Tirar o cavalo (ou cavalinho) da chuva Trepar paredes Trocar alhos por bogalhos Ter lata Fazer asneira. Estar desesperado. duas lavam as orelhas) Virar casacas Voltar à vaca fria Mudar de ideias facilmente. Ficar desconfiado. Tentar algo impossível. achar que algo muito improvável de acontecer é bastante possível. pardais ao ninho Grande alvoroço. traidor. Ter ilusões. sem sentido. Ser descarado. Fazer desaparecer. Esclarecer a situação detalhadamente. Português. Voltar ao assunto com que se iniciou uma conversa. Estar atento. Precaver-se. Trabalhar com afinco. Desistir com relutância impedimento hierárquico. Estar sozinho/a com um casal. traidor.6º ano Página 3 . Prometer mundos e fundos Fazer promessas infundadas ou exageradas. Mudar de ideias facilmente. Rebeubéu.