P. 1
apresentação ec tc 2009

apresentação ec tc 2009

|Views: 30|Likes:
Published by Diego D. C. Isaac

More info:

Published by: Diego D. C. Isaac on Apr 03, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/01/2013

pdf

text

original

Orientação das Atividades de Estágio Curricular e do Trabalho de Curso

Lenira Stringhetti, Coordenadora

2009

Objetivo
s

Consolidar o perfil desejado do egresso.

“ Os alunos dos Cursos de Administração da UNIP deverão ser capazes de identificar ou definir com clareza a razão de ser” (missão) dos trabalhos e organizações em que estiverem envolvidos e os fatores e meios necessários para que eles possam contribuir para o elevado desempenho do cumprimento de tais missões, sob a ótica do desenvolvimento sustentado.”
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Administração/UNIP

Orientação das Atividades de Estágio Curricular

Lenira Stringhetti, Coordenadora

2009

Estágio Curricular - EC
s

Realizado por meio do exercício de, no mínimo, 300 horas de atividades práticas no âmbito de organizações reais, compatíveis com os conhecimentos de Administração, seguidas de reflexões que sirvam para evidenciar a capacidade dos alunos de “identificar/definir com clareza a ‘razão de ser’ dos trabalhos e organizações em que estiverem envolvidos” Individual e pode ser realizado com ou sem vínculo empregatício.

s

Atenção:

E S T Á G I O

ESTAGIO ATIVIDADES CURRICULAR PRÁTICAS (OBRIGATÓRIO) E REFLEXÕES RELACIONADAS

Atividades
•Estágio Contratado (Lei 11.788/08)

Validação
•Termo de realização do estágio + “Termo de convalidação de Estágio Contratado” (apêndice 1) + mapeamento dos processos •“Termo de validação de estágio curricular – atividades equivalentes” (apêndice 2) + mapeamento dos processos •Termo de validação das atividades alternativas de estágio curricular (apêndice 3) + relatórios das atividades

•Atividades práticas equivalentes:  Empregado formal  Empresário  Voluntário  Empresa Júnior  Trabalhador autônomo ATIVIDADES ALTERNATIVAS EQUIVALENTES •Relatório de gestão •Monitoria de matérias do núcleo profissionalizante •Atividades de extensão •Iniciação científica •Outras atividades práticas

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Estágio contratado, nos moldes da lei 11.788/08 e em consonância com as normas da universidade, que exceda ao mínimo exigido de 300 horas de estágio curricular obrigatório. As horas realizadas de estágio não obrigatório contratado constarão da parte de observações do histórico escolar do aluno.

Como será validado o EC
Comprovação de no mínimo 300 horas de atividades práticas Elaboração do Mapa Geral do Negócio da organização em que o aluno atua

Elaboração do mapeamento do processo do setor de trabalho em que o aluno esteja inserido

Realizar o curso gratuito, disponível no site www.fnq.org.br, sobre Modelo de Excelência da Gestão e apresentar certificado ao professor orientador

www.fnq.org.br

Responsabilidades e atividades do EC
Responsável Coordenador local do curso Coordenador de estágio Atividades Prazo Define equipes de orientação do Fev/08 Estágio Curricular - Apresenta orientações gerais aos estudantes - Acompanha cumprimento do Fev/08 cronograma - Preenche formulário “Validação das horas de estágio curricular” - Elabora o Mapeamento do Processo 20 de 15/03 março do setor de trabalho - Elabora o Mapa Geral do Negócio Valida as horas Valida as horas-atividades Valida os mapeamentos Aprova o processo todo Apêndice Apêndice 1 Apêndice 2 Apêndice 3 Apêndice 1 Apêndice 1 Apêndice 1

Aluno Organização Orientador Coordenador de estágio

Mapeamento do processo do setor de trabalho
s

s

Um processo transforma entrada em saída, utilizando mecanismos (recursos) regulamentados por controles, conforme ilustrado na Figura 1. A entrada, o controle (procedimento) e a saída podem ser tangíveis ou intangíveis. Um sistema de medição pode ser utilizado para coletar informações e dados, a fim de analisar o desempenho do processo e/ou as características de entrada e saída.
Controles (exemplo: procedimento) Entrada Atividades de processo + Recursos
- Figura 1 -

Saída

Mapeamento do processo do setor de trabalho
s

É solicitado ao aluno identificar:

– o objetivo do processo do seu setor de trabalho; – as entradas desse processo; – as saídas pretendidas desse processo; – o cliente do seu processo; – o fluxo (seqüência) de atividades; – os recursos utilizados; – os controles existentes (procedimentos, instruções, especificações, legislação etc.).

Mapeamento geral do negócio
s

s s

Os processos de uma organização podem ser combinados em uma rede para coletivamente atingir um objetivo planejado. A Figura 2 mostra um exemplo de uma rede. Uma saída de um processo pode ser uma entrada para um outro processo. Desta maneira, os processos podem ser combinados numa cadeia de processos.
Num sistema de gestão da qualidade eficaz, os processos e as responsabilidades, os procedimentos e os recursos associados são estabelecidos e mantidos de uma maneira consistente. O sistema de gestão da qualidade requer coordenação e compatibilidade de seus processos e a definição de suas interfaces.

Processo A

Processo C

Entrada Saída Controle

Processo B

Processo D

- Figura 2 -

Mapeamento geral do negócio
s

s

s

É importante destacar a cadeia principal do processo de agregar valor e como cada processo influencia a capacidade de atender aos requisitos do cliente para o produto. Para esclarecer as interfaces, responsabilidades e autoridades, bem como para facilitar a melhoria contínua, é importante designar a responsabilidade por gerenciar cada processo. É solicitado ao aluno identificar: – a seqüência e a interação entre os diferentes processos da organização; – os critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes; – a disponibilidade de recursos e informações necessárias para apoiar a operação e o monitoramento desses processos; – como esses processos são monitorados, medidos e analisados; – a implementação de ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.

Orientação das Atividades de Trabalho de Curso

Lenira Stringhetti, Coordenadora

2009

Trabalho de Curso - TC
s

s

s

s s

s

Realizado em grupo de 4 a 6 participantes com o objetivo de se fortalecer a capacidade de trabalhar em equipe. Segue orientações “Diretrizes para elaboração da monografia de TC” Concilia conhecimentos teóricos com práticas reais. O tema é validado pelo Orientador. Apresentação de relatório final de acordo com as normas de trabalho científico (normas ABNT). Defesa do trabalho desenvolvido para a Banca Examinadora (todos os alunos deverão falar).

Trabalho de Curso - TC
SEMESTRE Semestre 08.1 2009/1 ETAPAS PRAZO a) Formação dos grupos, escolha do líder e 20/fev definição do Professor Orientador 29/03 b) Definição do tema com justificativa 03/abr c) Validação do tema pelo Orientador 05/04 d) Desenvolvimento do trabalho (encontros quinzenais com o Orientador) e) Continuação do desenvolvimento do trabalho f) Apresentação da monografia final, de acordo com as normas de trabalho científico, contendo 16/out 15/10 todas as etapas do estágio g) Defesa do trabalho desenvolvido para a Banca Examinadora h) Avaliação do Orientador pelo Aluno REGISTRO Apêndice 1 Apêndice 1 Apêndice 1 Apêndice 2 Apêndice 3 Apêndice 3 Apêndice 4 Apêndice 5 Apêndice 6

Semestre 08.2 2009/2

Trabalho de Curso - TC
LEMBRETE: s TCs deverão ter foco em temas que contribuam para melhorar o desempenho das organizações e, de preferência, que atendam às necessidades de uma das organizações estagiadas pelos alunos de cada grupo de trabalho.

Indispensável
Adquirir os Critérios de Excelência 2008 Disponível para compra e downloud no site www.fnq.org.br veja em publicações / Critérios de excelência. Realizar o Curso gratuito disponível no mesmo Site sobre o Modelo de Excelência da Gestão – apresentar certificado junto com a declaração de estágio.

Modelo de Excelência do PNQ® Uma visão sistêmica da organização

Mais informações www.fnq.org.br

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->