You are on page 1of 32

MÓDULO III O padrão ofício: partes do documento e forma de diagramação.

Padrão ofício O que é? É uma diagramação única com o objetivo de uniformizar os expedientes oficiais.

1

PARTES DO DOCUMENTO NO PADRÃO OFÍCIO a) Título b) Local e data c) Destinatário d) Assunto e) Vocativo f) Texto g) fecho h) assinatura do autor da comunicação i) identificação do signatário.

ESTRUTURA DO PADRÃO OFÍCIO
Tipo, número, órgão, departamento (título) Destinatário Assunto Vocativo Texto Fecho Identificação do signatário Local e data

2

Partes do documento no padrão ofício O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: a) tipo e número de expediente, seguido da sigla do órgão que o expede; Exemplos: Aviso 123/2011-SG Mem.123/2011-MF

b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita; Exemplo: Brasília, 27 de maio de 1991. Observação: A data deve estar abaixo da identificação (título) do documento.

3

se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto. f) texto. o que confere maior clareza ao documento. d) assunto: resumo do teor do documento.c) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem a comunicação é dirigida. devem ser tratadas em parágrafos distintos. Nos casos em que NÃO for de mero encaminhamento de documentos. o expediente deve conter a seguinte estrutura: INTRODUÇÃO – é o parágrafo de abertura. e) vocativo. também deve ser incluído o endereço. DESENVOLVIMENTO – parte do documento em que o assunto é detalhado. OBSERVAÇÃO: COMPOSIÇÃO DO TEXTO I. 4 . em que é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Assunto: Necessidade de aquisição de novos computadores. Dica: No caso do OFÍCIO.

No AVISO. a estrutura será a seguinte: INTRODUÇÃO . Quando se tratar de MERO ENCAMINHAMENTO de documentos. títulos e subtítulos. parágrafos NÃO são II. exceto nos casos em que estes estiverem organizados em itens.deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Dicas: Os parágrafos do texto devem ser enumerados. 5 . os enumerados.OBSERVAÇÃO: COMPOSIÇÃO (continuação) DO TEXTO CONCLUSÃO – parte em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.

Porém. a cópia do Ofício nº 42.Exemplo: “Em resposta ao Aviso nº 12. que trata da requisição do servidor Fulano de Tal”. indicando. os dados completos do documento encaminhado (tipo. data. deve iniciar com a informação do motivo da comunicação. segundo a seguinte fórmula: 6 . e assunto) e a razão pela qual está sendo encaminhado. encaminho. se a remessa do documento NÃO tiver sido solicitada. de 16 de junho de 2010. do Departamento Geral de Administração. a seguir. origem ou signatário. de 15 de setembro de 2011. anexa. que é encaminhar.

Exemplo: “Encaminho. caso contrário. do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura. a respeito do projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste”. a anexa cópia do telegrama nº 12. para exame e pronunciamento. não haverá parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento. 7 . DESENVOLVIMENTO podem ser acrescentados parágrafos de desenvolvimento. se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha. de 15 de setembro de 2011.

8 .

(CESPE/UnB-2011/TCU) 9 .

10 . 61. com alinhamento à direita. Considerando que o documento acima. seja uma comunicação oficial do Tribunal de Contas da União (TCU) a ser encaminhada ao destinatário. seja uma comunicação oficial do Tribunal de Contas da União (TCU) a ser encaminhada ao destinatário. O documento em questão não está adequado às normas de redação oficial. O documento em questão não está adequado às normas de redação oficial.Considerando que o documento acima. adaptado. documentos oficiais em forma de memorando devem apresentar obrigatoriamente o local e a data em que são assinados. no que se refere à sua adequação às normas da redação oficial. Gabarito: Certo. no que se refere à sua adequação às normas da redação oficial. julgue os itens subsequentes. na parte superior. 61. julgue os itens subsequentes. com alinhamento à direita. adaptado. na parte superior. documentos oficiais em forma de memorando devem apresentar obrigatoriamente o local e a data em que são assinados.

além do órgão que o expede. conforme o exemplo “Mem.62. Assim como o aviso e o ofício. Gabarito: Certo. 123/2011SEGECEX”. 11 . 123/2011SEGECEX”. o memorando deve conter uma parte em que se apresentam o tipo e o número do documento. conforme o exemplo “Mem. além do órgão que o expede. Assim como o aviso e o ofício. o memorando deve conter uma parte em que se apresentam o tipo e o número do documento. 62.

63. No memorando apresentado.63. uma vez que a numeração de parágrafos deve-se restringir aos textos de documentos oficiais que se subdividam em títulos e subtítulos. Gabarito: Errado. No memorando apresentado. uma vez que a numeração de parágrafos deve-se restringir aos textos de documentos oficiais que se subdividam em títulos e subtítulos. 12 . infringese a estrutura do expediente oficial. infringese a estrutura do expediente oficial.

a par da identificação do documento. e tomando como exemplo o modelo de ofício abaixo. a respeito da redação de correspondência oficial. Para atender às normas do padrão ofício. 64.(CESPE/UnB-2007/TCU) Com base na normatização de redação de documentos oficiais. 13 . a data deve ser deslocada para a direita da primeira linha. julgue o item a seguir.

desenvolvimento e conclusão. (CESPE/UnB-2012/Polícia Federal) Com relação ao formato e à linguagem das comunicações oficiais. 14 . Gabarito: Errado. a par da identificação do documento. o texto de comunicações como aviso. ofício e memorando.64. julgue o item seguinte com base no Manual de Redação da Presidência da República. A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos. que seguem o padrão ofício. deve conter três partes: introdução. Para atender às normas do padrão ofício. a data deve ser deslocada para a direita da primeira linha. 65.

que seguem o padrão ofício. 15 . desenvolvimento e conclusão. (FCC-2010/DPE-SP) A afirmativa INCORRETA.(CESPE/UnB-2012/Polícia Federal) Com relação ao formato e à linguagem das comunicações oficiais. considerando-se a redação de um ofício. deve conter três partes: introdução. com alinhamento à direita da página. julgue o item seguinte com base no Manual de Redação da Presidência da República. ofício e memorando. Gabarito: CERTO. exceto se for o Presidente da República. (C) Deve haver identificação do signatário. 66. o texto de comunicações como aviso. constando nome e cargo abaixo da assinatura. seguido da sigla do órgão que o expede. é: (A) O local e a data devem aparecer por extenso. 65. (B) Devem constar o tipo e o número do expediente. A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos.

(D) O fecho deve conter as expressões Respeitosamente ou Atenciosamente. ou seja. pois ele vem expresso no corpo do ofício. 16 . o assunto. pois ele vem expresso no corpo do ofício. de acordo com a autoridade a que se destina o documento. (E) É facultativa a indicação do teor do documento. o assunto. Gabarito: E. ou seja. (E) É facultativa a indicação do teor do documento.(D) O fecho deve conter as expressões Respeitosamente ou Atenciosamente. de acordo com a autoridade a que se destina o documento.

é INCORRETO afirmar que: (A) Deverá constar. seguido da sigla do órgão que o expede. no início. o local de onde é expedido e a data em que foi assinado. (D) Deve conter o número do expediente. (B) O texto deve ser redigido em linguagem clara e direta. respeitando-se a formalidade que deve haver nos expedientes oficiais. 17 . a atenção dispensada. com alinhamento à direita. o teor do assunto do documento. (FCC-2010/Banco do Brasil) A respeito dos padrões de redação de um ofício.67. como por exemplo: Agradeço a V. (C) O fecho deverá caracterizar-se pela polidez. Sa. (E) Deve conter. resumidamente.

o local de onde é expedido e a data em que foi assinado. (Cesgranrio-2005/ANP) Os documentos redigidos em Padrão Ofício devem conter as partes apresentadas a seguir. (D) identificação do signatário. (B) objetivo. 18 . 68.(D) Deve conter o número do expediente. no início. seguido da sigla do órgão que o expede. EXCETO: (A) assunto. com alinhamento à direita. (E) Deve conter. (E) tipo e número do expediente. Gabarito: C. (C) local e data.

(B) objetivo. Gabarito: B.68. é opcional a(o): (A) introdução feita por quem está encaminhando. (E) tipo e número do expediente. (D) identificação do signatário. 19 . (C) local e data. (B) referência ao número do documento que está sendo encaminhado. (E) acréscimo de comentários finais da pessoa que encaminha o documento. (Cesgranrio-2005/ANP) Os documentos redigidos em Padrão Ofício devem conter as partes apresentadas a seguir. (Cesgranrio-2011/FINEP) Ao ser feito o encaminhamento de um documento oficial. EXCETO: (A) assunto. (D) identificação do remetente do documento original. (C) data do documento original. 69.

(B) referência ao número do documento que está sendo encaminhado. é opcional a(o): (A) introdução feita por quem está encaminhando.69. Gabarito: E. (C) data do documento original. (E) acréscimo de comentários finais da pessoa que encaminha o documento. (Cesgranrio-2011/FINEP) Ao ser feito o encaminhamento de um documento oficial. FORMA DE DIAGRAMAÇÃO 20 . (D) identificação do remetente do documento original.

21 . Ofício e Memorando) devem obedecer à seguinte forma de apresentação: (também aplicável à Exposição de Motivos e à Mensagem) a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral. c) é obrigatório constar a partir da segunda página o número da página. b) para símbolos não existentes na fonte Times New Roman pode-se utilizar as fontes Symbol e Wingdings.Os documentos do Padrão Ofício (Aviso. 11 nas citações. e 10 nas notas de rodapé.

22 . Neste caso. f) o campo destinado à margem lateral esquerda terá. no mínimo.d) os ofícios.0 cm de largura. as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (“margem espelho”). 3.5 cm. e) o início de cada parágrafo do texto deve ter 2.5 cm de distância da margem esquerda. memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. g) o campo destinado à margem lateral direita terá 1.

ou. k) todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4 (não significa tamanho/papel ofício!). A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações. sublinhado. de uma linha em branco. sombreado. j) a impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. sombra. relevo.h) deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo. 29. i) não deve haver abuso no uso de negrito. 23 .0 cm. bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento. ou seja. se.7 x 21. letras maiúsculas. itálico. o editor de texto utilizado não comportar tal recurso.

o formato de arquivo Rich Text nos documentos de texto. 123 . os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chaves do conteúdo Exemplo: “Of. m) dentro do possível.relatório produtividade ano 2012” 24 .l) deve ser utilizado. e o) para facilitar a localização. preferencialmente. todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos.

analise a afirmativa a seguir. os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo. (FGV-2008/Senado-Adaptada) A respeito do Padrão Ofício. 70. Para facilitar a localização. os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo. Para facilitar a localização. conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República. 25 . (FGV-2008/Senado-Adaptada) A respeito do Padrão Ofício.70. Gabarito: Correta. analise a afirmativa a seguir. conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República.

conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República.71. (FGV-2008/Senado-Adaptada) A respeito do Padrão Ofício. 11 nas citações. 26 . Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral. e 10 nas notas de rodapé. (FGV-2008/Senado-Adaptada) A respeito do Padrão Ofício. e 10 nas notas de rodapé. analise a afirmativa a seguir. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral. Gabarito: Correta. 11 nas citações. conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República. analise a afirmativa a seguir. 71.

(B) Para facilitar a localização. assinale a afirmativa INCORRETA. o editor de texto utilizado não comportar tal recurso. (C) É obrigatório constar a partir da segunda página o número da página. se. de uma linha em branco. (E) Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho ofício. ou. os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo. (A) Os ofícios e memorandos poderão ser impressos em ambas as faces do papel. (D) Deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo. (FGV-2010/CODEBA) A respeito do Padrão Ofício. 27 .72.

III. o editor de texto utilizado não comportar tal recurso. conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República. 11 nas citações. Para facilitar a localização. Gabarito: E. 73. Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel ofício. e 10 nas notas de rodapé. I. (E) Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho ofício. os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo. analise as afirmativas a seguir. 28 . se. ou. II. de uma linha em branco. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral. (FGV-2008/Senado) A respeito do Padrão Ofício.(D) Deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo.

29 . (B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. Gabarito: D. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.Assinale: (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. Assinale: (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

poder-se-ão utilizar as fontes Symbol e Wingdings.74. EXCETO: (A) Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral. (B) As citações e notas de rodapé deverão vir igualmente em fonte Times New Roman de corpo 12 (C) Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman. (E) Os ofícios. a partir da segunda página. 30 . memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. o número da página. (D) É obrigatório constar. (Cesgranrio-2011/FINEP) Estão corretas as seguintes normas de diagramação dos documentos do padrão ofício.

(E) Os ofícios. memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Os ofícios poderão ser impressos em ambas as faces do papel e deverão ter as margens esquerda e direita com as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho). (Cesgranrio-2006/PETROBRAS-Adaptada) Com relação às características estabelecidas para correspondências oficiais. a partir da segunda página. o número da página.(D) É obrigatório constar. 31 . 75. Gabarito: B. julgue o item a seguir. I.

(Cesgranrio-2006/PETROBRAS-Adaptada) Com relação às características estabelecidas para correspondências oficiais. I. julgue o item a seguir. Os ofícios poderão ser impressos em ambas as faces do papel e deverão ter as margens esquerda e direita com as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho). 32 .75. Gabarito: Correto.