Casca o Cambio: células meristemáticas. Se divide pra dentro forma madeira, e pra fora forma madeira o Células vivas: floema (circula a seiva elaborada) (casca interna) o Células mortas: floema obliterado/ retinoma o Existem células latitudinais, radiais e tangenciais  Floema (condução)  Madeiras moles o Células condutoras : sive cells  São células vazadas mas de extremidades fechadas  Madeiras duras: o Ceulas condutoras: sivel tubes  São células de extremidade abertas  Celulas tangenciais --> bast fibers  Celulas de parênquima  Celulas epiteliais  Stone cells: semelhantes as células de parênquima mas com paredes muito grossas o Todos os componentes presentes na lamela media da madeira estão presentes na casca. Os mesmo componentes, mas tirando a celulose, composições diferentes. Tem celulose, hemicelulose e lignina. E há um componente extra, a suberina.  Suberina da a característica borrachenta da rolha. o Ordenamento das células na casca é diferente do do lenho. o Formam células multicamadas, s1-s2-s1-s2 o Quantidade de compostos inorgânicos nas cascas é muito maior que na madeira o Composição química muda quando floema e retidoma são comparados o Qdo vai de dentro da casca pra fora diminuem a qtd de compostos polares o Polimerizaçãoblablabla o Grau de cristalinidade da celulose na casca é menor q na madeira. Grau de celulose amorfa na casca é maior q na madeira. Algo de extração da celulose e tamanho das cadeias

Distribuicao entre roles na parede celular   Lamela media tem maior concentração de lignina 8-1 o É mais escuro pq tem maior concentração de lignina, sei la mais oq. Figura 8-1 Lamela media composta: lamela media + parede 1aria.

**Madeirasmole(lig g um poucode h), madeiras duras (ligninas g e s)   Importante saber o tipode lignina e onde pra saber oq atacar, qto, deondevai tirar.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful