You are on page 1of 20

saborosas e econômicas

14 RECEITAS

Doceria
1

Biscoito de Casca de Limão Bolo de Casca de Abacaxi Bolo de Casca de Abóbora com Coco Bolo de Casca de Laranja Bolo de Talos e Folhas de Beterraba Bolo Mármore de Talos e Folhas de Brócolis com Chocolate Casca de Melancia em Calda Creme de Casca de Manga Creme de Casca e Sementes de Goiaba Cuca de Casca de Berinjela Doce de Casca e Miolo de Maçã Geleia de Casca de Legumes Pão Doce de Casca de Batata com Maçã Torta de Casca de Banana

2

RECEITAS SABOROSAS E SUPER ECONÔMICAS Guarani. Pensando sempre em você. energia. É cada vez mais importante que todos tenham a conscientização do uso correto dos recursos naturais. Aproveite! 3 . como transformar o que antes não seria consumido – como talos. cascas e sementes – em deliciosos doces e sobremesas. através de receitas simples e deliciosas. folhas. água e papel são hábitos essenciais para garantir um futuro limpo e sustentável para o nosso planeta. Economizar combustível. Pensando nisso. São 14 receitas para você economizar e aprender novas e saborosas maneiras de reutilizar os alimentos. a nova edição do livro Doceria Guarani ensina.

Em uma tigela coloque o açúcar refinado GUARANI restante. 4 .5 cm) sobre a mesa enfarinhada. Preaqueça o forno em temperatura média (180˚ C). Deixe amornar e retire. DICA: A casca deverá ser cortada em tiras bem finas e curtas.BISCOITO DE CASCA DE LIMÃO Rendimento: 60 unidades (500 g) Ingredientes 1 xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI Meia xícara (chá) de água Casca picada de 1 limão 1 xícara (chá) de margarina (200 g) 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo Modo de preparo Em uma panela pequena. Junte a farinha. a casca de limão reservada e misture até obter uma bola homogênea. e corte em quadrados de 3cm de lado. Junte a casca de limão e mexa sempre até açucarar (cerca de 3 minutos). Coloque em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos. a margarina e bata bem. leve ao fogo meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI com a água e deixe ferver por 10 minutos. Estenda a massa com o rolo formando um retângulo (na espessura de 0. Conserve em recipiente fechado. Reserve.

com a panela tampada. 5 . Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.BOLO DE CASCA DE ABACAXI Rendimento: 20 fatias Ingredientes Casca de 1 abacaxi (400 g) 1 xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de margarina (200 g) 1 e meia xícara (chá) de açúcar GUARANI 2 ovos 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 3 colheres (sopa) de açúcar GUARANI. Em uma tigela. Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). Coloque na fôrma e leve ao forno por 30 minutos. Polvilhe com o açúcar refinado GUARANI e deixe esfriar. Bata no liquidificador e passe na peneira. leve ao fogo a casca de abacaxi com a água. Acrescente o caldo reservado. DICA: Lave o abacaxi com uma escova limpa antes de descascar. Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo inglês (23 x 9 cm). Junte os ovos e bata até obter um creme. misture a margarina com o açúcar GUARANI. para polvilhar Modo de preparo Em uma panela. a farinha e o fermento. Reserve o líquido (cerca de 1 e meia xícara).

BOLO DE CASCA DE ABÓBORA COM COCO Rendimento: 12 fatias Ingredientes 1 e meia xícara (chá) de casca de abóbora picada (150 g) 3 ovos Meia xícara (chá) de óleo 1 e meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo Meia xícara (chá) de amido de milho Meia xícara (chá) de coco ralado 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de preparo Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo média. Coloque na fôrma e leve ao forno por 40 minutos. o amido e misture bem. Deixe amornar e desenforme. Coloque em uma tigela. Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). DICA: Bata no liquidificador meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI e polvilhe sobre o bolo. os ovos e o óleo. a farinha. Bata no liquidificador a casca de abóbora. Acrescente o coco e o fermento. 6 . junte o açúcar refinado GUARANI.

Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). a farinha. 7 . Coloque na fôrma e leve ao forno por 40 minutos. os ovos. Deixe amornar e desenforme. Coloque em uma tigela. junte o açúcar GUARANI. Bata no liquidificador a casca de laranja. a água e o óleo. DICA: Misture meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI com 2 colheres (sopa de suco de laranja e espalhe sobre o bolo desenformado. o fermento e misture até ficar homogêneo.BOLO DE CASCA DE LARANJA Rendimento: 12 fatias Ingredientes Casca picada de 2 laranjas 3 ovos Meia xícara (chá) de água Meia xícara (chá) de óleo 1 e meia xícara (chá) de açúcar GUARANI 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de preparo Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo média.

a baunilha e misture bem. Acrescente delicadamente as claras e coloque na fôrma. as gemas e bata até obter um creme. mexendo até dissolver bem. coloque o açúcar GUARANI. 8 . leve ao fogo o açúcar refinado GUARANI com o suco de limão. Leve ao forno por 45 minutos. Espalhe quente sobre o bolo desenformado. Bata no liquidificador os talos e folhas de beterraba com o leite. a margarina. Em uma tigela. o fermento. Deixe amornar e desenforme. Junte o sal. Deixe esfriar. Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). Reserve. glacê Em uma panela pequena.BOLO DE TALOS E FOLHAS DE BETERRABA Rendimento: 12 fatias Ingredientes 2 xícaras (chá) de talos e folhas de beterraba picadas (150 g ) 1 xícara (chá) de leite 1 e meia xícara (chá) de açúcar GUARANI Meia xícara (chá) de margarina (100 g) 2 gemas 1 pitada de sal 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 colher (chá) de essência de baunilha 2 claras em neve glacê 1 xícara (chá) de açúcar GUARANI 4 colheres (sopa) de suco de limão Modo de preparo Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo média. a farinha.

Reserve. a farinha e o fermento. Leve ao forno por 40 minutos. Junte a mistura reservada. Coloque a metade da massa na fôrma. cobertura Em uma panela pequena. o leite e o chocolate. Em uma tigela. a margarina e misture bem. Bata no liquidificador os talos e folhas de brócolis com o leite e os ovos. 9 .BOLO MÁRMORE DE TALOS E FOLHAS DE BRÓCOLIS COM CHOCOLATE Rendimento: 12 fatias Ingredientes massa 2 xícaras (chá) de talos e folhas de brócolis picados (200 g) Meia xícara (chá) de leite 2 ovos 1 e meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI Meia xícara (chá) de margarina (100 g) 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 colher (sopa) de chocolate em pó cobertura 1 xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI 3 colheres (sopa) de leite 1 colher (sopa) de chocolate em pó Modo de preparo Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo com furo central (22 cm de diâmetro). coloque o açúcar refinado GUARANI. Deixe amornar e desenforme. Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). mexendo até dissolver bem Espalhe quente sobre o bolo desenformado. Coloque em cima da outra massa e com um garfo faça movimentos giratórios para mesclar. leve ao fogo o açúcar refinado GUARANI. Junte o chocolate à massa restante e misture bem.

Junte a melancia reservada e cozinhe em fogo baixo. Conserve na geladeira. DICA: Se preferir rale a casca de melancia na parte grossa do ralador. com a panela tampada.CASCA DE MELANCIA EM CALDA Rendimento: 400 g Ingredientes 500g de casca de melancia (com a parte branca) 2 xícaras (chá) de açúcar cristal GUARANI 2 xícaras (chá) de água 2 cravos-da-índia Modo de preparo Corte a casca de melancia em fatias bem finas. por cerca de 1 hora. 10 . Em uma panela média coloque o açúcar cristal GUARANI. ao invés de cortar em fatias. Reserve. os cravos e leve ao fogo até ferver. a água. Deixe esfriar e coloque em uma compoteira.

11 . Sirva gelado. Distribua em taças individuais e leve à geladeira até endurecer. Passe na peneira e coloque em uma panela média. o leite de coco. utilize a casca de 2 mangas. DICA: Para obter 2 xícaras (chá). Retire do fogo.CREME DE CASCA DE MANGA Rendimento: 5 porções Ingredientes 1 envelope de gelatina incolor em pó (12 g) Meia xícara (chá) de água 2 xícaras (chá) de casca de manga picada (150 g) 2 xícaras (chá) de leite 1 e meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI Meia xícara (chá) de leite de coco Meia xícara (chá) de amido de milho Modo de preparo Dissolva a gelatina na água. Bata no liquidificador a casca de manga com o leite. o amido e leve ao fogo. Junte o açúcar refinado GUARANI. junte a gelatina reservada e misture até dissolver por completo. Reserve. mexendo sempre até engrossar.

Junte ao amido dissolvido no leite e o açúcar refinado GUARANI. DICA: Para servir. Distribua em taças individuais e conserve na geladeira. decore com 1 colher (sopa) de queijo frescal cremoso. mexendo sempre até engrossar. Passe na peneira e coloque em uma panela. Sirva gelado.CREME DE CASCA E SEMENTES DE GOIABA Rendimento: 6 porções Ingredientes 2 xícaras (chá) de casca e sementes de goiaba (300 g) Meia xícara (chá) de água 3 colheres (sopa) de amido de milho 1 e meia xícara (chá) de leite 1 e meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI Modo de preparo Bata no liquidificador a casca e sementes de goiaba com a água. 12 . Leve ao fogo.

DICA: Antes de esfriar. Bata a margarina com o açúcar refinado GUARANI restante e as gemas. Deixe esfriar. leve ao fogo a casca de berinjela com meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI. polvilhe com meiaxícara (chá) de açúcar cristal GUARANI. Junte a farinha. o sal. Deixe esfriar e corte em quadrados. o leite e misture bem.CUCA DE CASCA DE BERINJELA Rendimento: 16 pedaços Ingredientes Casca picada de 2 berinjelas médias 1 e meia xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI 1 xícara (chá) de água Meia xícara (chá) de margarina (100 g) 3 gemas 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo 1 pitada de sal Meia xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de fermento em pó 3 claras em neve Modo de preparo Em uma panela média. 13 . Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). Incorpore delicadamente o fermento e as claras. Unte e enfarinhe uma assadeira pequena (18 x 28 cm). a água e cozinhe por 20 minutos. Leve ao forno por 30 minutos. Coloque na assadeira e distribua a berinjela reservada sobre a massa.

até ferver. depois de batida no liquidificador e passada na peneira deverá render cerca de 2 xícaras (chá). com a panela parcialmente tampada. por 30 minutos. junte o açúcar cristal GUARANI e volte ao fogo por 10 minutos. Bata no liquidificador e passe na peneira. 14 . Deixe esfriar e coloque em um recipiente fechado. leve ao fogo a casca e miolo de maçã com a água e o suco de limão. Cozinhe em fogo baixo.DOCE DE CASCA E MIOLO DE MAÇÃ Rendimento: 250 g Ingredientes 4 xícaras (chá) de casca e miolo de maçã (400 g) 2 xícaras (chá) de água 1 colher (chá) de suco de limão 1 e meia xícara (chá) de açúcar cristal GUARANI Modo de preparo Em uma panela média. DICA: A casca cozida. mexendo de vez em quando. Coloque na mesma panela.

GELEIA DE CASCA DE LEGUMES Rendimento: 250 g Ingredientes 2 xícaras (chá) de casca picada de legumes (cenoura. batata. junte o açúcar cristal GUARANI. pepino) Meia xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de açúcar cristal GUARANI 1 pedaço de canela em pau Modo de preparo Bata no liquidificador a casca de legumes e a água. chuchu. abobrinha. mandioquinha. mexendo sempre. a canela e leve ao fogo por 10 minutos. 15 . Coloque em uma panela média. DICA: Utilize a casca de outros legumes como berinjela. Deixe esfriar e coloque em recipiente fechado.

dissolva o fermento com 2 colheres (sopa) de açúcar refinado GUARANI. massa Unte e enfarinhe uma assadeira média (33 x 22 cm). Acrescente a farinha. o açúcar refinado GUARANI restante. Bata no liquidificador a casca de batata com o leite.PÃO DOCE DE CASCA DE BATATA COM MAÇÃ Rendimento: 24 pedaços Ingredientes cobertura 2 maçãs descascadas picadas Meia xícara (chá) de açúcar cristal GUARANI massa 2 xícaras (chá) de casca de batata (200 g) Meia xícara (chá) de leite morno 2 tabletes de fermento biológico (30 g) 1 xícara (chá) de açúcar refinado GUARANI Meia xícara (chá) de margarina (100 g) 1 ovo 3 xícaras (chá) de farinha de trigo Meia colher (chá) de sal Modo de preparo cobertura Em uma panela média. o ovo e misture bem. leve ao fogo as maçãs com açúcar cristal GUARANI e cozinhe por 5 minutos. a margarina. Leve ao forno por 40 minutos. Junte a mistura reservada. Reserve. Reserve. Em uma tigela grande. Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). 16 . Espalhe a massa na assadeira e cubra com a maçã reservada. DICA: Polvilhe o pão com açúcar refinado GUARANI misturado com canela em pó. o sal e bata bem.

Reserve. massa Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). leve ao fogo o açúcar cristal GUARANI. Junte a mistura reservada. Coloque o recheio reservado e leve ao forno por 40 minutos. a farinha. Bata no liquidificador os ovos. Em uma tigela. bata a margarina com o açúcar GUARANI. a água. Reserve. DICA: Sirva com sorvete sabor creme.TORTA DE CASCA DE BANANA Rendimento: 12 pedaços Ingredientes recheio 1 xícara (chá) de açúcar cristal GUARANI Meia xícara (chá) de água Casca picada de 4 bananas 3 ovos 2 colheres (sopa) de farinha de trigo Meia xícara (chá) de leite Meia colher (chá) de canela em pó massa Meia xícara (chá) de margarina (100 g) 4 colheres (sopa) de açúcar GUARANI 1 xícara (chá) de farinha de trigo Modo de preparo recheio Em uma panela. Junte a farinha e misture até ficar homogêneo. a casca de banana e cozinhe por 10 minutos. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma desmontável média. Deixe esfriar. 17 . o leite e a canela.

ANOTAÇÕES 18 .

através da reutilização consciente de resíduos e substâncias que antes seriam desperdiçadas.A. culinária / food designer Margarete Steigleder | impressão Gráfica Solução Impressa A Guarani adota processos sustentáveis durante a fabricação de todos os produtos. A natureza agradece! 19 . • cinza resultante da queima do bagaço como fertilizante nos campos de cana. | fotos Herick Mem (www. Obrigado por consumir os produtos Guarani. inclusive do açúcar que você consome. • palha de cana-de-açúcar para reter a umidade do solo nas plantações. Rede Múltipla e A10 17 3215 3555 ass.com. • resíduo líquido do processo (vinhaça) como fertilizante.br) | produção Stella Maris Pitelli | utensílios PSK Presentes 17 3229 4520 Hotelaria Express 17 3223 0326 | Projeto Gráfico.mempix.DOCERIA GUARANI nº 14 Impressão Novembro de 2011 | 50. Isso é possível utilizando: • bagaço de cana para produzir toda a energia usada na indústria.000 exemplares | concepção Depto de Marketing Guarani S.

que tem capacidade para reflorestar uma área de 72. Barretos. Ibitiúva. Tanabi. Pedranópolis e Colina. além de preservar 743 hectares (7. Colina. Hoje existem brinquedotecas Guarani em Olímpia. AÇÚCAR • ETANOL • ENERGIA 20 . E a fim de aumentar os índices de educação e combater o analfabetismo. transmitem este conhecimento a alunos entre 9 e 11 anos em oficinas didáticas.Reflorestar Através do Projeto Reflorestar a Guarani apóia a preservação da biodiversidade distribuindo “kits viveiro” com 10.000 saquinhos para mudas. preservar e institucionalizar o patrimônio arqueológico encontrado em pesquisas científicas nas cidades de Olímpia. Brinquedoteca A Guarani mantém brinquedotecas em escolas.4 milhões de metros quadrados) de mata ciliar ao longo de 31 quilômetros do rio Turvo. 12. promove a qualificação de professores que. um dos mais importantes da região Noroeste do Estado de São Paulo. que oferecem brinquedos. creches e centros de referência.000 m². São José do Rio Preto. Educação para o Trabalho A Guarani acredita que a Educação é fundamental para o desenvolvimento e a valorização humana.000 sementes e outros materiais necessários para montar e manter um viveiro. incentiva seus colaboradores a ingressar ou retomar os estudos através do Programa Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Barretos. Patrimônio Arqueológico É um projeto da Guarani que tem como objetivo recuperar. Parisi. por sua vez. Tanabi. Jaborandi e Pitangueiras. Além disso. Cardoso. jogos e material educativo para estimular a educação e ajudar as crianças a desenvolverem habilidades específicas. Fomento Florestal A Guarani mantém seis viveiros que produzem em média 480 mil mudas de árvores nativas.