P. 1
O teorema de Pitágoras

O teorema de Pitágoras

|Views: 24|Likes:
Published by CDuque
Trabalho da autoria de Diogo Zany, no âmbito da disciplina de Matemática, do 8º Ano da escolaridade, onde se estuda o Teorema de Pitágoras como forma de aprofundamento de conhecimentos matemáticos.
Trabalho da autoria de Diogo Zany, no âmbito da disciplina de Matemática, do 8º Ano da escolaridade, onde se estuda o Teorema de Pitágoras como forma de aprofundamento de conhecimentos matemáticos.

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: CDuque on May 16, 2013
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
See more
See less

10/10/2013

ESCOLA SECUNDÁRIA DE …

O Teorema de Pitágoras

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Matemática Professora: Aluno: Diogo Zany

Abril de 2013

ESCOLA SECUNDÁRIA DE …

Pitágoras (569 a.C.–475 a.C.) foi um filósofo e matemático grego nascido na ilha de Samos. Por razões políticas abandonou a ilha, passando alguns anos no Egipto e em Itália. É muito conhecido por este teorema que permite relacionar os lados de um triângulo retângulo. Fundou uma escola de grande rigor ético. É-lhe atribuída a descoberta da tabuada, entre outras coisas. Foi Pitágoras quem apresentou pela primeira vez o enunciado de como se calcula o comprimento da hipotenusa em qualquer triângulo retângulo, dados os comprimentos dos catetos, no entanto, há quem afirme que a fórmula já era conhecida dos antigos matemáticos da Babilónia. O teorema de Pitágoras é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de

qualquer triângulo retângulo. Na geometria euclidiana, o teorema afirma: “Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.”

Figura 1. Triângulo retângulo (em que os catetos são representados por a e b e c é a hipotenusa)

Por definição, a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto, e os catetos são os dois lados que o formam. O enunciado anterior relaciona comprimentos, mas o teorema também pode ser enunciado como uma relação entre áreas: “Em qualquer triângulo retângulo, a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados cujos lados são os catetos.” A fórmula de cálculo é a seguinte: c2 = a2 + b2
Em que c representa o comprimento da hipotenusa, e a e b representam os comprimentos dos outros dois lados.

Porque o teorema de Pitágoras apresenta uma forma simples de cálculo da área de um triângulo, mas também do cálculo dos seus comprimentos, sabendo o comprimento de dois dos lados pode-se saber o comprimento do lado que não foi dado inicialmente, através da fórmula apresentada acima: c2 = a2 + b2 desenvolvendo a fórmula temos: 𝑐 = √a2 + b 2 . Resolvendo em função da a, a fórmula passa a escrever-se da seguinte forma: 𝑏 = √a2 + c 2. © DZany

Disciplina: Matemática

Page1 𝑎

= √b 2 + c 2. Quando se pretende calcular o valor do comprimento do cateto b, a fórmula é:

ESCOLA SECUNDÁRIA DE …

Por exemplo, sabendo que o cateto a mede 3 cm e que o cateto b mede 6 cm facilmente podemos saber qual a medida da sua hipotenusa.
c2 = a2 + b2 𝑐 = √32 + 62 b=6 𝑐 = √9 + 36 a=3

Isto é, 𝑐 = √45, logo, c = 6,708… cm

A hipotenusa (c) mede aproximadamente 6,708 cm ou, arredondando às décimas, tem um comprimento de 6,7 cm. A representação do Teorema de Pitágoras pode ser feita por comparação de área

Figura 2. Representação do Teorema de Pitágoras por comparação de áreas (A = área)

O teorema de Pitágoras: a soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos (a e b) equivale à área do quadrado construído sobre a hipotenusa (c).

1. 2.

© DZany

Disciplina: Matemática

Page2

Desenha-se um quadrado de lado b + a; De modo a subdividir este quadrado em quatro retângulos, sendo dois deles quadrados de lados, respetivamente, a e b: Traçam-se dois segmentos de reta paralelos a dois lados consecutivos do quadrado, sendo cada um deles interno ao quadrado e com o mesmo comprimento que o lado do quadrado;

ESCOLA SECUNDÁRIA DE …
3. 4. 5. 6.
Como

Divide-se cada um destes dois retângulos não quadrados em dois triângulos retângulos, traçando-se as diagonais. Chama-se c ao comprimento de cada diagonal; 2 2 A área da região que resta ao retirar-se os quatro triângulos retângulos é igual a a + b ; Desenha-se agora o mesmo quadrado de lado b + a, mas colocam-se os quatro triângulos retângulos noutra 2 posição dentro do quadrado: a posição que deixa desocupada uma região que é um quadrado de lado c . 2 Assim, a área da região formada quando os quatro triângulos retângulos são retirados é igual a c .

a2 + b2 representa a área do quadrado maior, subtraída da soma das áreas dos triângulos retângulos, 2 2 2 2 e c representa a mesma área, então a + b = c . Ou seja: num triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
O teorema de Pitágoras é um caso particular da lei dos cossenos, do matemático persa Ghiyath al-Kashi (1380-1429), que permite o cálculo do comprimento do terceiro lado de qualquer triângulo, dados os comprimentos de dois lados e a medida de algum dos três ângulos.

3. Conclusões
O cálculo da área de um triângulo é extremamente útil na vida do quotidiano, tal como o seu perímetro. Quando se desconhecem algumas das medidas, o Teorema de Pitágoras traz o auxílio necessário através da fórmula a2 + b2 = c2 é possível determinar a medida de qualquer um dos lados, desde que conhecidos os outros dois. Fiquei a saber que o Teorema de Pitágoras um caso particular dos seus cossenos, no entanto este é um conceito que ainda não foi abordado nas aulas e por isso não desenvolvi até porque não sei ao que se refere, depreendo que tem a ver com os ângulos do triângulo.

4. Referências
Pombo, O. (s.d.). Teorema de Pitágoras. URL: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/ euclides/teoremapitagoras.htm. Wikipédia (2013). Teorema de Pitágoras. URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Pitágoras.

© DZany

Disciplina: Matemática

Page3

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->