You are on page 1of 10

Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria

Denomina-se estilo Pradaria, ou Praire, aquele desenvolvido por Frank Lloyd Wright em Chicago, entre 1900 e 1910, aproximadamente, para o projeto de residências com uma proposta diferente da chamada Escola de Chicago. Em detrimento do edifício, Wright prezava por um naturalismo, ou organicismo, como ele chamava, partindo do pressuposto de que o indivíduo deve “viver bem” para ser feliz. Há certo consenso em afirmar que a Casa Robie é o melhor exemplo das obras de Frank Lloyd Wright neste período. Contexto Histórico A cidade de Chicago vivia um forte movimento urbanístico, na área da Engenharia e da Arquitetura, devido a diversos fatores, tais como: • o Grande Incêndio de Chicago (1871); • o caráter logístico estratégico da cidade; • a reestruturação da cidade para sanar os problemas de esgoto e higiene pública, surgidos com o seu crescimento rápido e intenso; • o movimento da Escola de Chicago.

tendo recebido o título de “Doutor Honorário em Artes”. • Envolvido em escândalos. • Mesmo trabalhando com Sullivan. desenvolve projetos residenciais próprios. estilo no qual foram construídos diversos edifícios). absorve o conceito de organicismo e o design interior dos projetos. perde sua clientela.Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria Cronologia • Frank Lloyd Wright estudou um ano do curso de engenharia. • Recebe a parte residencial do escritório. também não concluiu o curso de Arquitetura. considerada uma obra de transição. • Aos 16 anos tem contato com a arquitetura japonesa. o pé direito baixo e integração com a natureza. • De Sullivan. • Aos 18 anos começa a trabalhar como aprendiz de Louis Sullivan (um dos criadores da Escola de Chicago. . o que se agrava com a Crise Americana da década de 20. • Aperfeiçoa o estilo Praire. que abandonou para dedicar-se à Arquitetura. chegando a construir mais de 50 residências nos 10 anos deste período. que marcariam toda a sua obra. de onde herdaria a planta em cruz. Considerado um dos maiores arquitetos do século XX. • Inicia trabalho independente com a construção da Casa Winslow.

com estilo já mais desenvolvido. considerada o auge do estilo Praire. 1911 . e uma das obras mais importantes do século XX. 1909 . .Responde pelos projetos residenciais do estúdio de Sullivan. Estados Unidos. 1959 .Construída a Casa Kaufmann (considerada sua obra prima). 1883 . que lhe devolve o prestígio.Tem início um longo período de dificuldades. 1890 .Casa Isabel Roberts.Projeta a Casa Willits. 1886 . 1901 .Projeta a Casa Winslow. 1903 .Começa a trabalhar com Louis Sullivan. 1908 .Frank Lloyd Wright nasce em Richland Center. 1936 .Ingressa aos 15 anos na Universidade de Wisconsin. aumenta a demanda por seus serviços.Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria Histórico 1867 .Projeta a Casa William Martin.Morre em Phoenix.Projeta a Casa Robie. com maior integração e telhados quase horizontais. obra de transição para o estilo Praire. devido a escândalos e à Depressão Americana. onde cursa Engenharia durante 1 ano.Enumera os “Seis Pilares da Arquitetura Orgânica”. 1908 . 1893 .

3) Subordinação da arquitetura à natureza.files.wordpress. 4) Harmonização das cores com as formas naturais. para identificar o mais apropriado a cada pessoa. Fonte: http:teturaarqui.Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria Os 6 pilares da arquitetura orgânica de Wright 1) Simplicidade. expressando sua função. 2) Conhecimento de estilos arquitetônicos.com Fonte: http:teturaarqui.wordpress.files. 6) Caracterização da casa. 5) Naturalidade do aspecto dos materiais.com Casa Robie Residência Brandes .

Seu interesse era a casa e sua inserção geométrica no território. e por isso acreditava que a América deveria ser livre de estilos históricos.br/2012/09/robie-house. Casa Robie Fonte: http://sergiobastosarquitetura.blogspot.com.html .Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria Características do estilo Praire Frank Lloyd Wright considerava o verticalismo dos arranha-céus era a expressão do poder político.

com. Através dessa liberdade sorveu. as mais variadas fontes. impune. com a qual teve contato provavelmente na Exposição Mundial Colombiana de Chicago de 1893.Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria A seu ver a democracia americana estava livre do peso da cultura européia. a arquitetura vernacular inglesa (li-gada ao movimento Arts & Crafts europeu) e até mesmo a arquitetura japonesa. Casa Robie Fonte: http://arktetonix. como o classicismo. os padrões decorativos de Louis Sullivan.br/2011/07/ ark-inspiration-142-%E2%80%93-robie-house Casa Barnes . seu "amado mestre" e co-criador da escola de Chicago.

primava pelo conforto e elegância. O mobiliário. A lareira marcava o centro da casa e os espaços giravam ao seu redor. O uso de materiais também era racionalizado. As janelas eram filtros de luz. Os vastos telhados se esparramavam em direção ao entorno e amarravam as varandas e os principais volumes em uma unidade assimétrica e dinâmica. o que criava uma ligação com o ambiente externo. se cruzando em eixos imaginários. Casa Robie Casa Isabel Roberts .Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria As Prairie Houses eram constituídas por longas linhas horizontais baixas que se desenvolviam paralelamente ao lado plano do terreno. incorporado aos elementos construtivos. havia poucas paredes e os espaços internos eram interligados. constituído basicamente de tijolos e pedras.

Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria Redução das paredes internas ao mínimo necessário. manufatura artesanal e o uso de materiais rústicos.br/2011/07/ark-inspiration-142-%E2%80%93-robie-house Corte esquemático . harmonização entre exterior e interior.com.com. associação da construção com o sítio. ênfase com os planos paralelos do terreno. Fonte: http://arktetonix.Casa Robie Interior .br/2011/07/ark-inspiration-142-%E2%80%93-robie-house .Casa Robie Fonte: http://arktetonix.

Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria A Casa Robie Foi projetada e construída entre 1908 e 1909. Uma composição de espaços públicos e privados distancia discretamente a casa da rua. Uma lareira separa a sala de estar da sala de jantar. e é reconhecida como o melhor exemplo se suas obras do período da Prairie School. quatro dormitórios e ala de serviço. cozinha. Foi designada como marco histórico americano em 1963. A entrada da residência não é claramente definida. . que é aberta para a sala de bilhar e de jogos acima. sob uma série de planos horizontais. O programa inclui uma sala de estar.

tratou de obter dela o que havia de melhor. NB7 (noturno) Agnaldo Pereira Caroline Barbosa Everton Augusto . de satisfazer cada cliente.Frank Lloyd Wright – Casas de Pradaria Conclusão: Observa-se nas casas de pradaria uma revisitação de conceitos que sempre existiram. e criando a liberdade conquistada do modo de vida americano. por outro sabemos que o Arquiteto nunca escondeu esta influência. São claras as influências como é clara a proposta. rompendo os vãos das paredes. Arq. sem que . Não por indecisão mas por considerar obrigação do arquiteto se apropriar do máximo de ferramentas possíveis para seu uso cotidiano. isso possa diminuir os méritos devidos a Frank Lloyd Wright. Antes. assim como o fez com todos os demais estilos. livre dos rótulos a que estavam condicionados os trabalhos europeus. Cada obra se integra ao entorno. contudo. Se por um lado notamos uma evidente influência da arquitetura japonesa. e etc. que dominava com maestria. do classicismo.