COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE

REQUERIMENTO Nº
Senhor Presidente,

, de 2013

Requeiro, nos termos do inciso V, do artigo 90 do Regimento Interno do Senado Federal, c/c artigo 58, § 2º, inciso V, da Constituição Federal, o comparecimento do Sr. JORGE FONTES HEREDA, Presidente da Caixa Econômica Federal, para prestar os devidos esclarecimentos acerca das declarações contraditórias apresentadas pela diretoria do banco sobre a liberação dos benefícios do programa Bolsa Família no mês de maio deste ano.

JUSTIFICATIVA

A Caixa Econômica Federal divulgou nota no último final de semana para admitir que antecipou o pagamento de benefícios do Bolsa Família em maio.

Ocorre que essa nota contradiz o que a instituição havia informado há uma semana quando boatos sobre o fim do programa causaram tumulto e quebra-quebra em agências bancárias de diversas cidades do país.

Na última segunda-feira, 20 de maio, o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte, afirmara que o banco havia decidido liberar todos os benefícios durante o final de semana para minimizar os efeitos do boato.

No entanto, a imprensa mostrou que a Caixa Econômica Federal liberou todos os benefícios na sexta-feira, dia 17 de maio, véspera da disseminação do boato.

A medida alterou, sem aviso prédio, o calendário de pagamento, que é escalonado e segue a ordem do último número do cartão do Bolsa Família.

Diante dos fatos acima relatados é que proponho que o Sr. Jorge Hereda compareça a esta Comissão para prestar os devidos

esclarecimentos.

Sala das Comissões, 27 de maio de 2013.

Senador ALOYSIO NUNES FERREIRA

Senador ALVARO DIAS