You are on page 1of 12

www.jurisway.org.

br

Direito Internacional

assinale a opção correta à luz da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados. A) Ainda que a existência de relações diplomáticas ou consulares seja indispensável à aplicação de um tratado. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 1 . em virtude de atividade nociva ao Estado. 02 . de 1969. o rompimento dessas relações.No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira. A) Eventual pedido de reaquisição de nacionalidade feito por brasileiro naturalizado será processado no Ministério das Relações Exteriores.br/provasOAB Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 01 . D) Apenas o chefe de Estado pode celebrar tratado internacional.Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www. em um mesmo tratado. brasileiro nato perde a nacionalidade brasileira.Com relação aos tratados internacionais. assinale a opção correta. não afetará as relações jurídicas estabelecidas entre as partes.jurisway. C) Reserva constitui uma declaração bilateral feita pelos Estados ao assinarem um tratado. D) Brasileiro naturalizado que. B) Uma parte não pode invocar as disposições de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado.org. tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória. B) A reaquisição de nacionalidade brasileira é conferida por lei de iniciativa do presidente da República. C) Em nenhuma hipótese.

B) independência nacional.jurisway. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 2 .br/concursos 03 . resguardados os interesses nacionais. C) valorização do trabalho e da livre iniciativa. EXCETO: A) de cientista. D) de artista ou desportista. poderá ser o mesmo concedido ao estrangeiro que pretenda vir ao Brasil nas seguintes condições.Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www. B) de proprietário de bens localizados no Brasil.Diz a lei que: em tempo de paz. entrar e permanecer no Brasil e dele sair.org. sob regime de contrato ou a serviço do Governo brasileiro. EXCETO: A) concessão de asilo político. C) de ministro de confissão religiosa ou membro de instituto de vida consagrada e de congregação ou ordem religiosa. D) cooperação entre os povos para o progresso da humanidade. Quanto ao visto temporário. 04 . A admissão de estrangeiros no território nacional se faz mediante a concessão de visto. satisfeitas as condições previstas na Lei nº 6.São princípios fundamentais que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil. qualquer estrangeiro poderá.815/80 (Estatuto do Estrangeiro).

B) se a controvérsia for submetida ao Grupo Mercado Comum pelos Estados partes na controvérsia. tenha ou não o tratado entrado em vigor.br/provasOAB 05 . ratificar. celebrada em 22 de maio de 1969. ou a ele aderir. este formulará recomendações que. D) "Estado contratante" significa um Estado que consentiu em se obrigar pelo tratado.jurisway. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 3 . C) "plenos poderes" significa um documento expedido pela autoridade competente de um Estado e pelo qual são designadas uma ou várias pessoas para representar o Estado na negociação. 06 . mediante negociações diretas.Para fins da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados. EXCETO: A) os Estados Partes numa controvérsia procurarão resolvê-la. aceitar ou aprovar um tratado. EXCETO: A) "ratificação" significa uma declaração unilateral. D) o Grupo Mercado Comum poderá estabelecer procedimentos especiais para atender casos excepcionais de urgência que possam ocasionar danos irreparáveis às Partes. com o objetivo de excluir ou modificar o efeito jurídico de certas disposições do tratado em sua aplicação a esse Estado. quer conste de um instrumento único. antes de tudo. visando à solução da divergência. B) "tratado" significa um acordo internacional concluído por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional.org. C) o procedimento arbitral tramitará ante um Tribunal “ad hoc” composto por (03) árbitros. quanto às seguintes expressões empregadas é correto afirmar. qualquer que seja a sua redação ou denominação. deverão ser expressas e detalhadas. quer de dois ou mais instrumentos conexos.Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www. se possível. adoção ou autenticação do texto de um tratado. para manifestar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado ou para praticar qualquer outro ato relativo a um tratado. feita por um Estado ao assinar.Quanto aos mecanismos de solução de controvérsias no âmbito do “Mercosul” previstos pelo “Protocolo de Olivos” é correto afirmar que. qualquer que seja sua denominação específica.

jurisway. C) o procedimento tem duas fases: uma escrita e outra oral. D) do país em que se constituírem. entre presentes. Sua sede é o Palácio da Paz. B) do domicílio do proponente. segundo a Lei de Introdução ao Código Civil (Lei nº 4. Tem sede em Haia. nos Países Baixos.br/concursos 07 . B) as partes estarão representadas por agentes. D) da sentença cabe recurso ao pleno do Tribunal/Corte Internacional de Justiça.O Tribunal Internacional de Justiça ou Corte Internacional de Justiça é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas. EXCETO: A) os idiomas oficiais são o francês e o inglês. Os agentes. Se as partes concordarem o procedimento será realizado em francês e a sentença será pronunciada neste idioma. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 4 . neste idioma a sentença será pronunciada. Fundado em 1945.Para qualificar e reger as obrigações.Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www. Se concordarem que o procedimento prossiga em inglês. os conselheiros e aos advogados das partes diante da Corte gozarão dos privilégios e imunidades necessários para o livre desempenho de suas funções. 08 . Por isso. é CORRETO afirmar.org. que deverá ser aplicada a lei A) da residência do proponente. no âmbito do Direito Internacional Privado brasileiro.657/42). Quanto aos procedimentos do Tribunal/Corte Internacional de Justiça é correto afirmar que. assim como por agências especializadas autorizadas pela Assembléia da ONU. Poderão ter diante da Corte conselheiros ou advogados. sua principal função é de deliberar sobre disputas a ele submetidas por Estados e dar conselhos sobre assuntos legais a ele submetidos pela Assembléia Geral ou pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. C) do local do cumprimento da obrigação. também costuma ser denominada como “Corte da Haia” ou “Tribunal da Haia”.

B) do Chile. liberdades que podem ser exercidas em alto mar. C) de colocar cabos e dutos submarinos. que a liberdade do alto mar é exercida nas condições nela estabelecidas e nas demais normas de direito internacional. também. Segundo a lei brasileira. D) do Brasil. quer costeiros quer sem litoral.org. D) de pesca. EXCETO: A) de exercício de atividades militares. B) de sobrevôo. o fim da personalidade jurídica de Germana será determinado pelas regras de direito material A) da Alemanha.br/provasOAB 09 . domiciliada no Chile. 10 . C) de Portugal. onde residem seus filhos e únicos herdeiros legítimos. nos termos da citada Convenção Internacional.A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 .Germana. vindo a ser enterrada em Portugal. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 5 . Afirma. portanto. Amanda e Paloma. viajando em aeronave de bandeira francesa. São.jurisway.Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www. alemã.Montego Bay (Jamaica) afirma que o alto mar está aberto a todos os Estados. morre em um acidente aéreo no Brasil.

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www. que possui soberania sobre todas as nações.Comparando-se as instituições do direito internacional público com as típicas do direito interno de determinado país. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 6 .br/concursos 11 . C) facilitar o empréstimo monetário internacional. no direito internacional. D) há um governo central. B) permitir a criação de zonas francas de comércio. percebe-se que. B) há órgão central legislativo para todo o planeta.jurisway.org. C) há cortes judiciais com jurisdição transnacional. D) solucionar controvérsias sobre tarifas do comércio internacional.Constitui objetivo da Organização Mundial do Comércio A) fornecer recursos monetários para incentivar o desenvolvimento econômico. A) há uma norma suprema como no direito interno. 12 .

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. tem competência para julgar originariamente as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Município ou pessoa domiciliada ou residente no País: A) Juízes Federais de 1ª Instância. 14 . B) às Leis Complementares Federais. D) Supremo Tribunal Federal. tem competência exclusiva para resolver definitivamente sobre tratados internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional: A) Presidente da República. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 7 . os tratados internacionais e convenções internacionais sobre direitos humanos. 15 . C) Superior Tribunal de Justiça. D) aos Decretos Legislativos.Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www. C) às Emendas Constitucionais. uma vez aprovados na forma devida no Brasil serão equivalentes: A) às Leis Ordinárias Federais. B) Tribunais Regionais Federais.Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.br/provasOAB 13 . D) Supremo Tribunal Federal.Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.org. B) Presidente do Senado Federal. C) Congresso Nacional.jurisway.

B) Chefes de Governo. B) Quanto aos gastos e honorários dos árbitros.org. confiabilidade e bom senso. no Protocolo de Ouro Preto. D) Chefes de missão diplomática. deverão os árbitros dos Tribunais Arbitrais “Ad hoc” e os do Tribunal Permanente de Revisão ser juristas de reconhecida competência nas matérias que possam ser objeto das controvérsias e ter conhecimento do conjunto normativo do MERCOSUL. nos protocolos e acordos celebrados no marco do Tratado de Assunção.br/concursos 16 . pelos Estados partes na controvérsia.jurisway. deverão os mesmos observar a necessária imparcialidade e independência funcional da Administração Pública Central ou direta dos Estados Partes e não ter interesses de índole alguma na controvérsia.Nos termos da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados (1969). nas Resoluções do Grupo Mercado Comum e nas Diretrizes da Comissão de Comércio do MERCOSUL. EXCETO: A) Quanto à qualificação dos árbitros. EXCETO os: A) Chefes de Estado. não podendo o referido Tribunal fixar outra proporção.É correto afirmar quanto aos mecanismos de solução de controvérsias no âmbito do “Mercosul” previstos pelo “Protocolo de Olivos”. 17 . em partes iguais. Serão designados em função de sua objetividade.Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www. C) Quanto à competência para sua atuação. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 8 . nas Decisões do Conselho do Mercado Comum. em virtude de suas funções e independentemente da apresentação de plenos poderes. D) Quanto ao direito aplicável. ocasionados pela atividade dos mesmos quando junto ao Tribunal Permanente de Revisão serão custeados. C) Ministros das Relações Exteriores. os Tribunais Arbitrais “Ad hoc” e o Tribunal Permanente de Revisão decidirão a controvérsia com base no Tratado de Assunção. são considerados representantes do seu Estado para a realização de todos os atos relativos à conclusão de um tratado. bem como nos princípios e disposições de Direito Internacional aplicáveis à matéria.

é CORRETO afirmar que compete à autoridade judiciária brasileira. Submetida ao processo de homologação de sentença estrangeira perante o Poder Judiciário brasileiro. C) Expulso. 20 . B) Extraditado. definido pelo Código de Processo Civil Brasileiro. bairro dos Atleticanos. D) Banido. A sentença que pôs fim ao processo foi totalmente favorável à empresa alemã e transitou livremente em julgado no dia 05/10/2006.Empresa alemã “Mariana Beguilu S.O estrangeiro. B) STF. através de Carta Rogatória. 19 . Neste contexto.org.” estão vivenciando uma controvérsia que tem por objeto o imóvel situado na rua da Saudade.No campo da competência internacional.Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.” e a empresa brasileira “Villa Germânica Ltda. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 9 . B) houver que proceder a inventário e partilha de bens. que deverá homologar a sentença alemã. nos termos do Estatuto do Estrangeiro (Lei Federal nº 6.Departamento de Polícia Federal) é passível de ser: A) deportado. é CORRETO afirmar que o mesmo se dá perante o: A) STF. a empresa alemã recorreu ao Poder Judiciário alemão que promoveu a regular citação da empresa brasileira. D) STJ. que ingressar de forma irregular no domínio territorial brasileiro e dele não se retirar voluntariamente no prazo que lhe for concedido pelo Poder Executivo Federal (Ministério da Justiça.jurisway.A. D) a ação se originar de fato ocorrido ou de ato praticado no Brasil. ainda que o autor da herança seja estrangeiro e tenha residido fora do território nacional. que não deverá homologar a sentença alemã. MG. na cidade de Belo Horizonte. Brasil. que deverá homologar a sentença alemã. nº 13. estiver domiciliado no Brasil. qualquer que seja a sua nacionalidade. C) no Brasil tiver de ser cumprida a obrigação.br/provasOAB 18 . C) STJ. situados no Brasil. conhecer das questões que lhe forem trazidas quando: A) o réu.815/80). que não deverá homologar a sentença alemã. exclusivamente.

jurisway. Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 10 . a soberania. importante característica do palco internacional.No âmbito do direito internacional. B) em único turno. C) um Estado impor-se sobre outro. D) em dois turnos. por maioria absoluta dos votos dos respectivos membros. D) a Organização da Nações Unidas dominar a legislação dos Estados participantes. se forem aprovados.org. independentemente de sua dimensão ou importância econômica mundial.br/concursos 21. por três quintos dos votos dos respectivos membros.Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www. por maioria absoluta dos votos dos respectivos membros. por três quintos dos votos dos respectivos membros.Os tratados internacionais sobre direitos humanos firmados pela República Federativa do Brasil serão equivalentes às emendas constitucionais. A) em único turno. em cada Casa do Congresso Nacional. C) em dois turnos. significa a possibilidade de A) celebração de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente. 22. B) igualdade entre os países.

org.2 que ocorreu dia 13/09/2009 As questões de 13 a 20 são do Exame de Minas Gerais 2009.br/provasOAB Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 Respostas: 01 – D 02 – B 03 – B 04 – C 05 – A 06 – D 07 – D 08 – D 09 – A 10 – B 11 – C 12 – D 13 – C 14 – A 15 – C 16 – D 17 – B 18 – B 19 – D 20 – A 21 – C 22 – B As questões 01 e 02 são do Exame Unificado 2009.1 que ocorreu dia 26/04/2009 As questões 11 e 12 são do Exame Unificado 2009.1 que ocorreu dia 17/05/2009 As questões de 03 a 10 são do Exame de Minas Gerais 2009.2 que ocorreu dia 30/08/2009 As questões 21 e 22 são do Exame Unificado 2009.3 que ocorreu dia 17/01/2010 Coletânea de questões de Direito Internacional 2009 11 .jurisway.Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.