You are on page 1of 2

Programa

O colóquio reunirá durante três dias participantes oriundos dos domínios da sociologia, crítica, história, economia, estética, filosofia, antropologia, direito, política e psicanálise. Ele será composto de seis conferências de uma hora e meia, seguidas de uma exposição de um conferencista discutindo durante quarenta minutos no período da manhã, e a tarde, o que promoverá um debate mais aprofundado. O colóquio terá um formato pequeno, com um número reduzido de participantes e de público para facilitar a comunicação.

Programa: 02 de setembro de 2013: Manhã:

09ooh Conferêncista Profa. Jacy Alves Seixas (UFU)

10ooh Conferencista Prof Yves Déloye (Univ. de Bordeaux) – “Semântica histórica da arrogância” 11ooh Conferencista-debatedora: Profa Maria Stella Martins Brescianni (UNICAMP)

11ooh Debate com os participantes do evento

Tarde:

14ooh Conferencista: Profa Claudine Haroche (EHESS/CNRS) “O medo e a insegurança psíquica e a origem da arrogância.”

15ooh Conferencista-debatedora: Profa Myriam Bahia Lopes (MACPS/EA/UFMG)

16ooh Debate

03 de setembro Manhã:

09ooh Conferencista: Profa Geneviève Koubi

(Université Paris VIII, CERSA, CNRS) “A apropriação do direito de dizer o direito”
10ooh Conferencista-debatedora: Profa Marion Brehpol (UFPAR)

11ooh Debate

Tarde: 14ooh Conferencista Prof Hélio Lemos Solha “A informação e a mídia: elementos da dinâmica de uma forma de arrogância contemporânea” (Midialogia/IA/UNICAMP) Conferencista. Debate Tarde: 15ooh Conferencista: Teodoro Rennó Assunção “Uma paródia da arrogância produtivista: „o ranking do lazer‟ (um ensaio ficcional)” (FALE/UFMG) 16ooh Conferencista-debatedora Profa Dra Olgária Matos (UNIFESP) Encerramento .debatedora Regina Helena Alves Silva “A cidade é para quem?” (FAFICH/UFMG) Debate 04 de setembro Manhâ: 0900h Conferencista: Eugène Enriquez “A questão da arrogância nos grupos: repensar as relações entre “comunidade” e “sociedade”.