Google

SketchUp
Este material tem por base conteúdo do site oficial do produto (http://sketchup.google.com) e o capítulo de demonstração do livro “Google SketchUp Pro 8 passo a passo”, de João Alberto da Motta Gaspar, disponível em: http://www.livrosketchup.com.br/areaexclusiva/LivroSketchUp-8-capitulo-1.pdf.

para a renderização de modelos 3D do SketchUp http://sketchup.com.com/intl/pt-BR/product/stylebuilder.google. Atualmente.com/3dwarehouse/ Google Earth: Para completar o conjunto de ferramentas.com/intl/pt-BR/product/3dwh. pontes.google. desenhados à mão.html Armazém 3D: contém uma coleção completa de modelos 3D como construções. http://sketchup.O que é o Google SketchUp? Google SketchUp é uma ferramenta para criação de modelos 3D de forma simples e intuitiva.html Style Builder: uma ferramenta que permite criar estilos exclusivos. carros e espaçonaves. a versão mais recente é a 8.google.google. Há duas versões: uma gratuita e outra paga. o SketchUp Pro.com/intl/pt-BR/product/layout.html .google.html http://sketchup. o Google Earth permite acesso rápido a informações geográficas do mundo inteiro http://www. Além do SketchUp estão disponíveis outras ferramentas: LayOut: uma ferramenta que auxilia na criação de documentos e apresentações 3D http://sketchup.br/intl/pt-BR/earth/index.

Em 2006. . como CAD (representado pelo AutoCAD) e softwares 3D tradicionais (como o 3D Studio).blogspot. Embora seja um software de modelagem e visualização 3D. o Armazém 3D e o Google Earth. De forma gratuita. e o software passou a fazer parte do conjunto de ferramentas do Google. a empresa que o desenvolvia foi adquirida pela Google. como parte da estratégia que envolvia o uso de informações geográficas e incluía o Google Earth. Criado em 2000 pela @Last Software.com/. foi inicialmente utilizado para “rascunhos” em 3D (daí a origem do seu nome). estão disponíveis apenas o próprio SketchUp. Além destas ferramentas. outro recurso interessante é o SketchUp Blog (em inglês): http://sketchupdate. e como um software de modelagem 3D para todas as pessoas (por causa da simplicidade das suas ferramentas).O Google SketchUp pode ser utilizado separadamente ou em conjunto com estas ferramentas. Ele contém informações atualizadas e inspirações para seus projetos. o SketchUp não se encaixa em categorias de software que talvez você já conheça.

o SketchUp procura ser versátil e simples de utilizar.Utilizando o SketchUp pela primeira vez Desde a abertura. na parte inferior da janela). Selecione o “Modelo simples – Metros”. Na parte superior vemos a barra de menus (que é semelhante a qualquer programa do Windows) e a barra de ferramentas. características que podem ser modificadas posteriormente. Clique em “Começar a usar o SketchUp”. À direita da tela aparece o painel “Instrutor”. pré-definidos para serem utilizados. A seguir é a presentada a tela principal (Figura 3). cujas funções veremos mais detalhadamente. A figura a seguir demonstra a tela de abertura (que pode não aparecer mais. Praticamente. . Figura 1: Tela de abertura do SketchUp Clique na seta ao lado de “Modelo” e você verá uma lista de modelos padrão. cores e fundo. Você poderá ver que mesmo usuários iniciantes terão à disposição dicas e ajuda constante. que funciona como um assistente conforme a ferramenta que estiver selecionada. bastando desmarcar a opção “Mostrar sempre ao iniciar”. como mostra a Figura 2. o que muda de um modelo para outro são a unidade de medida.

demonstrando o painel Instrutor.Figura 2: Tela de abertura apresentando modelos padrão para trabalho A B C D E Figura 3: Tela principal. menus e barra de ferramentas .

digite “Palmas. é possível adicionar informações ao modelo 3D que está sendo criado. Figura 4: Janela informações do modelo.Na tela principal podemos ver as seguintes seções:      A: barra de menus B: barra de ferramentas C: área de desenho (modelagem e visualização) D: barra de status. que apresenta informações sobre a ferramenta utilizada no momento E: Caixa de medidas e valores. escolha Geolocalização. localização e modelo do desenho Como vimos antes. (para encontrar Palmas) procure no mapa o campus do CEULP/ULBRA. que apresenta informações de dimensão de um desenho Unidades. Brasil”. Para realizar estas alterações acesse o menu Janela escolha Informações do Modelo. Na janela Informações do Modelo. como alterar unidade de medida e informar a localização geográfica. com opção de Geolocalização Na janela Adicionar localização. Tocantins. .

Figura 5: Janela Adicionar localização Clique em “Selecione a região” e faça uma seleção sobre o campus. selecionando campus do CEULP . Figura 6: Janela Adicionar localização.

o modelo apresenta a imagem plana do Google Earth da região escolhida. com geolocalização Se desejar. clique “Captar”. configurando unidades de medida Ao fazer esta configuração. você também pode configurar as unidades de medida. selecionando a opção Unidades. Figura 8: Janela Informações do modelo.Para finalizar. do lado esquerdo da janela Informações do modelo. A janela Informações do modelo apresenta a geolocalização do modelo. . Figura 7: Janela informações do modelo.

Figura 9: Modelo 3D com geolocalização Além de trazer a imagem plana do Google Earth é possível também utilizar as informações topográficas. Para fazer isso. na barra de ferramentas clique em “Ativar/desativar terreno”: .

No centro do plano de coordenadas 3D está a origem. que são chamadas eixos. bastando. para isso. selecionar o que se deseja e aplicar a modificação. para ilustrar o centro do modelo 3D. vemos as linhas-guias. marcados por A e B. A B Na figura. Para facilitar. Na figura também temos dois sólidos 3D. Algumas modificações só podem ser feitas . na coordenada (0. Podemos selecionar e manipular tanto arestas quanto faces. A composição de qualquer objeto (entidade) 3D é a seguinte:   Arestas Faces As arestas formam as bordas do modelo 3D.0. coloridas. São 3 eixos (e daí a visualização em 3D):    Eixo vermelho = Eixo X Eixo azul = Eixo Y Eixo verde = Eixo Z Daí temos que a visualização em 3D considera pontos no espaço 3D nos eixos X.Básico de modelagem 3D Para compreender as ferramentas que veremos a seguir. Embora o sólido A não pareça 3D. é importante considerar alguns fundamentos de modelagem 3D no SketchUp. As faces formam a “casca”.0). já que tudo no SketchUp é modelado e visualizado em 3D. Y e Z. ele é 3D. o SketchUp apresenta também a figura de uma pessoa. a malha do modelo 3D.

Utilizando a ferramenta de seleção. clique sobre a borda (aresta) indicada na figura a seguir: Perceba que a aresta selecionada ficou com a cor azul.em faces. como mover. . Para demonstrar seleção de faces e arestas no sólido B. clique sobre a face frontal. da figura anterior faça o seguinte: 1. como a extrusão. Utilizando a ferramenta de seleção. como indicado na figura a seguir: Perceba que a face ficou com um preenchimento de pontilhados. Para fazer seleções a ferramenta mais básica é a padrão . outras podem ser feitas em ambas. 2.

Modelo centralizado: centraliza a visualização/câmera. Uma delas é a opção Exibições padrão. para esquerda. que contém as ferramentas a seguir: Orbitar: permite rotacionar a visualização/câmera ao redor do centro do modelo. A qualquer momento. esta ferramenta pode ser ativada segurando o terceiro botão do mouse em conjunto com a tecla SHIFT. Esquerda. esta ferramenta pode ser ativada clicando e segurando o terceiro botão do mouse (a “rodinha” – scroll wheel). Basta clicar o mouse e mover para cima (para aproximar) e para baixo (para afastar). Panorâmica: move a visualização/câmera nas quatro direções: para cima. Além destas ferramentas básicas de visualização. que permite visualizações básicas: Alto. . Zoom: permite afastar e aproximar do modelo. para direita. para baixo. Inferior.Visualização A barra de ferramentas contém a paleta Câmera. A qualquer momento. também podemos trabalhar outras opções de câmera. Posterior. Frontal. Direita e Isso. Você também pode utilizar a “rodinha” do mouse (scroll wheel) para ativar o Zoom. Segure a tecla SHIFT para mover de forma panorâmica. O menu Câmera possui várias ferramentas de configuração.

3. digite um valor e pressione ENTER. chamada Caixa de Controle de Valores (ou Medidas): . Vá no menu Câmera. Ative a barra de ferramentas Visita: vá no menu Visualizar.Para colocar o observador dentro do projeto faça o seguinte: 1. 2. Use o mouse para posicionar a visualização 5. Você verá este valor na parte inferior da janela. escolha Barras de ferramentas e depois Visita. Clique na ferramenta Posicionar a câmera e posicione o observador onde deseja 4. escolha Exibições padrão e Alto. Para definir a altura dos olhos.

soltar o botão e mover para o segundo ponto da linha.Desenho O desenho é feito diretamente em 3D. Por isso. Nela você verá as dimensões exatas de um desenho e sempre pode digitar valores para que o desenho tenha a dimensão que se deseja. Estas ferramentas estão acessíveis através da barra de ferramentas Desenho: Dica: Para trabalhar com desenho. formando um polígono. Trabalhando com volumes A partir de um desenho simples. Círculo: basta clicar para definir o centro do círculo e arrastar o mouse para definir o raio da circunferência. que também é usada para criação de outras formas. que o SketchUp fornece formas fáceis de ajustar o desenho. é mais simples não fazer geolocalização desde o início. Extrusão: para criar uma extrusão (uma elevação) basta manter o mouse sobre uma face e clicar para definir a dimensão da extrusão (você também pode utilizar a Caixa de Controle de Valores). crie um novo arquivo e deixe para fazer a geolocalização posteriormente. A barra de ferramentas Modificação-Editar contém as ferramentas que precisamos para esta tarefa. Para todas as operações de desenho. . bem como “soldá-lo” ao já existente. Outra opção é clicar. o SketchUp fornece ferramentas para a criação de sólidos 3D com bastante facilidade. esteja sempre atento à Caixa de Controle de Valores. Linha: basta clicar e arrastar para desenhar uma linha. como polígonos e retângulos. a forma continuará sendo desenhada. formando uma só forma. Neste último caso. Arco: clique para definir o ponto inicial. Retângulo: basta clicar para definir o primeiro canto do retângulo e arrastar o mouse até a posição desejada para definir o segundo canto. ou na direção de uma linha. arraste o mouse para definir o segundo ponto e arraste o mouse novamente para definir a curvatura do arco. porque as ferramentas de desenho tentarão se ajustar às geometria e topografia já inseridas no modelo 3D. A ferramenta básica para construção de qualquer forma são é a linha. Para fechar o polígono (a forma) basta provocar uma interseção de linhas. Todas estas ferramentas de desenho pode ser utilizadas em conjunto para criar desenhos e formas mais complexas. Lembre-se que basta posicionar o mouse próximo a uma linha já existente.

utilize sua imaginação para criar o exterior de uma casa. Exercício prático 1. Rotacionar: permite rotacionar faces e arestas. Utilizando as ferramentas de desenho e de volumes.Mover: permite mover uma faces e arestas. Muito útil na criação de paredes. . Utilizando a ferramenta de equidistância. 2. Equidistância: permite criar um offset. por exemplo. crie as paredes da casa. um afastamento da aresta inicial.