PARA PENSAR E PARTILHAR

:

Missão é PAIXÃO! Salvar a África com a África Um Projecto para a vida

Comboni teve a coragem de partir para África para ai anunciar o amor de Deus. Ser missionário é uma aventura bonita de amor própria para grandes heróis.  O que é que mais admiras e mais temes na vida dos missionários? Porquê?

PARA COMUNICAR
 

Escrevei um resumo da vossa partilha. Encontrai um gesto, ou um símbolo que melhor caracterize a vossa personagem.

PARA EXPÔR: Numa cartolina
  

Daniel Comboni nasceu na Itália a 15 de Março de 1831. Em criança, entusiasmado pelo exemplo dos mártires do Japão, começou a sonhar com a missão. Mais tarde, notou que a África era o continente mais abandonado e, em 1849, prometeu a Deus consagrar a sua vida à Evangelização da África. O seu grito de guerra foi: “ÁFRICA OU MORTE”. Partiu pela primeira vez para a África em 1857. Diante de tão imensa tarefa, fundou, em 1867, o Instituto dos Missionários Combonianos. A sua ideia mais forte foi: “SALVAR A ÁFRICA COM A ÁFRICA”, isto é: envolver os africanos na evangelização do seu próprio continente; e teve a felicidade de ordenar sacerdote Daniel Surur, originário do sul do Sudão. Morreu em Kartum, capital do Sudão, a 10 de Outubro de 1881, dizendo: “EU MORRO MAS A MINHA OBRA NÃO MORRERÁ.” Palavras proféticas, porque hoje, mais de 4 mil missionários e missionárias continuam a obra que ele começou. Daniel Comboni foi declarado Santo pelo Papa em Roma no dia 5 de Outubro de2003.

Escrevei a vossa missão Escrevei o resumo da vossa partilha. Ponde o símbolo encontrado, com uma explicação se necessário. Exponde o vosso quadro para ser visto.

PARA ANUNCIAR:

Apresenta brevemente o BI de S. Daniel Comboni. Ide falar com uma ou várias pessoas. Pergunta o que conhecem da vossa personagem? Senão explicai vós. O que é que as pessoas acham da vossa personagem? Porquê? Essas pessoas já fizeram na vida algo semelhante à vossa personagem?

PARA VIVER:

Daniel Comboni elaborou um Plano para Salvar a África há 142 anos. Pelo que ouves falar de África elabora hoje, um plano de felicidade para todos. Denuncia as injustiças do nosso mundo. Faz, nesse plano, propostas para um mundo mais justo. Propostas realizáveis, por exemplo na tua paróquia.

PARA REZAR

Homília: Explicai a importância de ter uma PAIXÃO, um plano para vida. Procurai as diferenças entre uma paixão que “cega” e uma paixão que abre o coração aos outros. Símbolo: Projecto, desenho de uma casa

“NUNCA ALIMENTEI NO MEU CORAÇÃO OUTRA PAIXÃO SENÃO A DA ÁFRICA»”
Daniel Comboni

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful