P. 1
João Paulo II

João Paulo II

|Views: 11|Likes:
Published by CVJ-Maia
Projectos de vida de quem deu a vida
Projectos de vida de quem deu a vida

More info:

Published by: CVJ-Maia on Apr 24, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/16/2009

pdf

text

original

Missão é Perseverar

Amar até ao fim. A coragem de permanecer fiel

PARA PENSAR E PARTILHAR:

Cada vez mais ouvimos notícias de infidelidades, de pessoas que abandonam o ideal que tinham. Porque será que há tanta gente a viver em “part time”? “Amar e servir até ao fim!” Missão possível ou impossível? Comentai.

PARA COMUNICAR
 

Escrevei um resumo da vossa partilha. Encontrai um gesto, ou um símbolo que melhor caracterize a vossa personagem.

PARA EXPÔR: Numa cartolina
  

João Paulo II, era Polaco de nascimento e recebeu no baptismo o nome de Karol Josef Wojtyla. Filho de um oficial do exército e de uma professora primária, teve de interromper os estudos, em 1939, para trabalhar numa pedreira e depois numa fábrica de produtos químicos até entrar no seminário em 1941. Foi ordenado sacerdote no dia 1 de Novembro de 1946. Foi para Roma estudar e lá fez o doutoramento. Regressando à pátria, trabalhou como coadjutor e pároco em várias paróquias. Ensinou nas universidades de Lublin e Cracóvia. Foi bispo-auxiliar de Carcóvia a 4 de Julho de 1958 e passou a seu arcebispo a 13 de Junho de 1967. Sempre foi um homem desportista apesar das suas várias actividades pastorais. Foi eleito Papa em 16 de Outubro de 1978. É o primeiro Papa Polaco e o primeiro não Italiano desde 1522. Na sua velhice, e na evidente precariedade das suas condições de saúde, João Paulo II deu-nos um importante testemunho da dignidade humana, que não diminui, ao contrário é ressaltada na velhice. Parece ser este, de fato, a maior motivação do próprio Papa, de continuar a exercer a sua função, e nunca ter renunciado, mesmo nas precárias condições em que se encontrava.

Escrevei a vossa missão Escrevei o resumo da vossa partilha. Ponde o símbolo encontrado, com uma explicação se necessário.

PARA ANUNCIAR:

Apresenta brevemente o BI de João Paulo II Vai falar com uma ou várias pessoas. Pergunta o que conhecem da vossa personagem? Senão explicai vós. O que é que as pessoas acham da vossa personagem? Porquê? Essas pessoas já fizeram na vida algo semelhante à vossa personagem?

PARA VIVER

Imaginem que o Papa vos tinha encarregado de preparar uma mensagem para dia mundial da juventude. O tema é: Amar e servir até ao fim! Prepara esta mensagem (breve mas que questione os jovens)

“"Eu sou velho, mas sou jovem como vós..." “É que o Papa rejuvenesce em contacto com os jovens, e estes amadurecem quando se encontram com o Papa...!”
J.P.II

PARA REZAR:
 

Preparai pequeninas frases de envio. Ex: Ide e ensinai… Distribuir no fim da eucaristia pelas pessoas

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->