 Utilização

de uma fina membrana porosa para separar água e microsolutos de macromoléculas e coloides.  O diâmetro médio da membrana varia entre 10 e 1000 Å.

polietersulfona.Bechhold.acetato de celulose. 1907: primeira membrana de ultrafiltração sintética (collodion)  Década de 60: membranas polimerizadas.polisulfona e CA . PP polipropileno  . aplicações na indústria: PES . PS .

um substrato microporoso muito mais aberto e que serve como suporte à pele fina. que é responsável pela separação. responsável pela força mecânica da membrana. As  membranas caracterizam por de ultrafiltração se  uma pele bastante fina e porosa. .

 As membranas de ultrafiltração poderiam ser especificadas através do seu peso molecular de cut-off. sendo o valor do peso molecular para o qual a membrana apresenta um coeficiente de rejeição de 90%.  O coeficiente de rejeição R pode ser definido a partir da relação que segue: Onde: cjl = concentração do sal no permeado cjo = concentração do sal na alimentação .

Ultrafiltration membrane Permeate Flow Concentrate Flow Water Molecules Dirt Particles Oil Particles .

Produção de queijo. . Recuperação da goma na indústria têxtil. Algumas aplicações da ultrafiltração:        Recuperações de tintas coloidais usadas na pintura de veículos. Concentração da gelatina. Alternativa mais viável à Microfiltração em casos específicos. Recuperação de proteínas do soro do queijo. Recuperação de Óleos.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful