P. 1
Simulado 162 - PCF Área 6 - PF - CESPE

Simulado 162 - PCF Área 6 - PF - CESPE

|Views: 34|Likes:

More info:

Published by: Robson Timoteo Damasceno on Jun 15, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/15/2013

pdf

text

original

Simulado 162 para o concurso da Polícia Federal

Perito Criminal Federal – Área 6 – Química / Engenharia Química
Resoluções

Elaboração das questões: Robson Timoteo Damasceno Resolução das questões: Robson Timoteo Damasceno 5 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à correção gramatical, condição essencial aos documentos da comunicação oficial. 1 – Conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados. Correto Nada a corrigir. 2 – O TCU identificou que aspectos fundamentais relativos a qualidade da prestação de serviços para os usuários não são devidamente tratados por três órgãos públicos. Constatou-se também lacunas na regulamentação, fragilidades nos processos de fiscalização desenvolvidos pelos órgãos e falta de efetividade das sanções impostas às empresas prestadoras de serviços. Segundo a auditoria, também não há priorização de políticas efetivas para educação do usuário. Errado Para começo de conversa, falta crase em “relativos a qualidade”. 3 – Esclarecemos, ainda, que o relatório aprovado pelo Acórdão 1.021/2012, no último dia 18, informam que determinados órgãos não concretizaram a maior parte do próprio plano de ações elaborado para cumprir as deliberações do Tribunal. Quase sete anos após a primeira decisão, apenas 47% das recomendações do TCU foram implementadas. Do acórdão posterior, somente 15% das recomendações foram implementadas e 27% das determinações efetivamente cumpridas. Errado Erro de concordância entre “relatório” e “informam”. 4 – O TCU fixou prazo para que um novo plano de trabalho para implementação das determinações seja elaborado e recomenda aos órgãos que aprimorem a coordenação entre as suas diversas áreas e considerem a possibilidade de sancionar com maior rigor as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria. Correto Nada a mudar nesse caso. 5 – A presidência e o conselho diretor de cada órgão em apreço estão sendo alertados de que as determinações e recomendações ainda não cumpridas ou implementadas dependem fundamentalmente de suas atuações, sendo, portanto, de responsabilidade direta do respectivo corpo dirigente. O TCU continuará a acompanhar as medidas adotadas por esses órgãos para melhoria da prestação dos serviços públicos. Nova fiscalização deverá ser concluída no prazo de um ano. Correto Também adequado.

6 – Vimos informar que o Tribunal de Contas da União (TCU), em sua missão de avaliar o desempenho de vários órgãos públicos, constatou que alguns deles não estão cumprindo totalmente determinações e recomendações expedidas em duas fiscalizações referentes à qualidade dos serviços públicos por eles prestados. Correto Outro texto correto. Julgue os itens abaixo como corretos quando estiverem de acordo com as regras ortográficas. 7 – O homem foi acusado de estuprar várias vítimas. Correto Tudo adequado. 8 – A belesa da duquesa era realmente de se admirar Errado Belesa não está beleza. 9 – Sem exitar, as crianças correram para os brinquedos do parque. Errado O certo é hesitar. 10 – Sem maiores pretenções, o time venceu o jogo e se classificou para a final. Errado O correto é pretensões. Julgue os itens seguintes, relativos à redação de correspondências oficiais. 11 – Com exceção da primeira e da última, as demais páginas do ofício devem ser numeradas. Errado Não existe essa história de não numerar a última página. 12 – Os ministros de Estado comunicam-se com autoridades de mesma hierarquia por meio do documento denominado aviso. Correto Este é um ponto bastante cobrado em concursos. 13 – O caráter informal da comunicação por meio do correio eletrônico opõe-se a requisitos básicos da comunicação oficial como formalidade e padronização, razão por que esse meio não pode ser utilizado pelos órgãos da administração pública para transmissão de mensagens e documentos oficiais. Errado O próprio MRPR cita o e-mail como uma forma importante de comunicação.

14 – As modalidades de comunicação denominadas ofício, aviso e memorando assemelham-se quanto à forma, visto que todas devem ser formatadas conforme o padrão ofício; quanto à finalidade, o memorando distingue-se do ofício e do aviso por destinar-se à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão Correto Exata informação. A respeito dos conceitos de Informática, avalie os próximos itens. 15 – A autoridade reguladora tem a função de emitir certificados digitais, funcionando como um cartório da Internet. Errado A Autoridade Certificadora (AC) é a entidade responsável por emitir certificados digitais. 16 – Gateways são usados para mediar diferenças de arquitetura de enlace, sendo seu emprego restrito à compatibilização de heterogeneidades das camadas inferiores das arquiteturas de redes. Errado São usados para fazer interligação de redes que usa protocolos distintos. Eles fazem a tradução e o controle das informações transmitidas entre redes que usam protocolos de comunicação diferentes. Os gateways podem operar em qualquer camada de rede, ao contrário do que foi mencionado na questão, e trabalham como um intermediário entre as requisições dos hosts de uma rede para a outra. Ele recebe as requisições internas, e faz um novo pedido sob a sua responsabilidade para o servidor de destino. A resposta para o pedido é recebida pelo mesmo proxy e analisada antes de ser entregue para o solicitante original. 17 – Para instalar um aplicativo freeware, o usuário não precisa ter permissão de administrador local da máquina. Errado Uma coisa nada tem a ver com a outra. 18 – Arquivo é a parte física da memória que retém informações com tamanho pré-definido. Errado O arquivo é um bloco de informações relacionadas, que está gravado em uma unidade de armazenamento, e, portanto, não equivale a um dispositivo físico. Tudo o que “salvamos” no computador vira arquivo. Um arquivo tem de ter um nome, para que se possa identificá-lo e diferenciá-lo dos demais arquivos na mesma unidade. 19 – Com o surgimento da WWW (world wide web), o acesso a arquivos de conteúdo apenas textual evoluiu para arquivos que agregam diversos formatos, com destaque para os documentos hipermídia, que são a união de hipertexto com multimídia, ou seja, textos com links, imagens, sons, vídeos, entre outros recursos. Correto Adequadas informações.

20 – A suíte BROffice pode ser adquirida pela Internet, pelo sítio www.broffice.org.br, e sua distribuição é on-line. Correto BrOffice.org é uma suíte de programas de escritório totalmente gratuita, que pode ser adquirida pelo site www.broffice.org.br. Com relação à produção e consumo de petróleo no Brasil, avalie os itens. 21 – Desde 2006, o Brasil é autossuficiente em petróleo. Errado O país deixou de ser autossuficiente, pois cresceu a demanda e a produção caiu. 22 – Apesar de ser um grande produtor de petróleo, o Brasil depende cada vez mais de importação de derivados, como nafta e gasolina. Correto De fato, pois o petróleo brasileiro não é bom para essas frações. 23 – Apesar de as reservas do pré-sal serem estimadas em bilhões de barris, a bacia de Campos ainda é a maior fonte de produção nacional de petróleo. Correto Exato. 24 – A Petrobras anunciou em 2012 a descoberta de novas reservas, em seis estados. Assim, alivia a pressão sobre a empresa, que atua como monopolista, sob o comando de Graça Foster. Errado A Petrobras não é mais monopolista. 25 – Após anos de debates, nos quais ficaram travadas novas licitações de exploração, foi aprovada a nova distribuição de royalties no país. Correto Realmente.

Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não ambos. Uma dedução lógica é uma sequência de proposições, e é considerada correta quando, partindo-se de proposições verdadeiras, denominadas premissas, obtêm-se proposições sempre verdadeiras, sendo a última delas denominada conclusão. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de proposições. 26 – Considere a seguinte sequência de proposições: (1) Se o crime foi perfeito, então o criminoso não foi preso. (2) O criminoso não foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Se (1) e (2) são premissas verdadeiras, então a proposição (3), a conclusão, é verdadeira, e a sequência é uma dedução lógica correta. Errado Temos: C -> ~P ~P _____ C Se ~P é V, então nada pode ser afirmado a respeito de C. Logo, a conclusão não é lógica. 27 – Considere verdadeiras as duas premissas abaixo: O raciocínio de Pedro está correto, ou o julgamento de Paulo foi injusto. O raciocínio de Pedro não está correto. Portanto, se a conclusão for a proposição, O julgamento de Paulo foi injusto, tem-se uma dedução lógica correta. Correto Temos: Cv I ~C ________ I Se ~C é V, C é F. Portanto, para que a primeira proposição seja V, é necessário que I seja V, que é a conclusão. Portanto, temos um argumento válido. Ainda a respeito do Raciocínio Lógico, avalie os próximos itens. 28 – A expressão p  q é equivalente a (p -> q) ^ (q -> p). Correto Esta é uma das equivalências mais importantes. 29 – A expressão (p -> q) v (~p v ~q) é uma tautologia. Correto Ou se monta a Tabela-verdade, ou se usa equivalência: (p -> q) v (~p v ~q) Implicação (~p v q) v ~p v ~q Distributividade ~p v q v ~q Que é uma tautologia, devido a q v ~q.

30 – Um pedreiro construiu um muro ao redor de um terreno retangular que tinha um perímetro de 96 metros. O comprimento desse terreno equivale ao triplo de sua largura. As dimensões desse terreno valem 18 por 36 metros. Errado

Logo, x + x + 3x + 3x = 96. Assim, x = 12 m, e as dimensões são 12 por 36. Acerca do Direito Administrativo, julgue os próximos itens. 31 – O princípio da legalidade no âmbito da administração pública identifica-se com a formulação genérica, fundada em ideais liberais, segundo a qual ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Errado Enquanto há liberdade para os particulares, a Administração Pública somente pode atuar se houver lei que a permita. 32 – No processo de dispensa de licitação, dada a singularidade da prestação, o agente público não precisa justificar o preço contratado. Errado É necessário justificar o preço nas contratações diretas. 33 – O servidor que faltar ao serviço sem motivo justificado perderá o dia de remuneração. Correto Como observado, o servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço ou da parcela diária, proporcional aos atrasos, de acordo como o art. 44, da Lei nº 8.112/90, salvo por motivo de caso fortuito ou força maior que poderão ser compensados, a critério da chefia. 34 – João, servidor público efetivo, ocupa o cargo de presidente da comissão de licitações de um órgão público. No curso de determinado certame, João recebeu, da empresa X, que era uma das empresas licitantes, um pacote de viagem para o exterior com todas as despesas pagas e direito a acompanhante. Ao final do processo, a empresa X sagrou-se vencedora em razão da desclassificação das demais concorrentes, embora o preço dos serviços oferecidos pela empresa X fosse o mais alto. João respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, restando demonstrado, ao final, que o servidor violou os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições. O ordenamento jurídico brasileiro não tem instrumentos legais para punir condutas antiéticas, porém. Errado É evidente que temos instrumentos para verificar as condutas éticas do servidor público, bem como de todo e qualquer agente administrativa, seja em processo administrativo disciplinar, seja em processo por quebra de decoro, por exemplo, em caso de parlamentares, seja no caso de impeachment do Presidente ou outra autoridade pública, seja, em especial, no caso de improbidade administrativa.

Com relação ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 – A Constituição Federal garante a inviolabilidade dos direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, além de outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. Sobre a inviolabilidade dos direitos, é correto afirmar que a igualdade de todos perante a lei foi suficiente, não tendo havido necessidade de a Constituição reforçar o princípio com outras normas sobre a igualdade. Errado A Constituição brasileira deve buscar a igualdade de fato (igualdade material) entre as pessoas e não apenas a igualdade perante a lei (igualdade formal). Dessa forma, com o intuito de fazer as pessoas “competirem em pé de igualdade”, pode haver as chamadas discriminações positivas, ou seja, o Estado “dá uma força para equilibrar a balança”. Dessa forma, o Estado deve promover a “Igualdade para os iguais e desigualdade para os desiguais, na medida de sua desigualdade”. 36 – A lei penal somente poderá retroagir em hipóteses de grave ameaça à segurança do Estado e da sociedade ou para beneficiar o réu. Errado A segunda parte da questão está correta: a lei penal pode retroagir para beneficiar o réu (art. 5º, XL). No entanto, a CF não prevê que a lei poderá retroagir em hipóteses de grave ameaça à segurança do Estado e da sociedade. 37 – Considerando-se as normas constitucionais a respeito da seguridade social, é correto afirmar que a pessoa portadora de deficiência que comprove não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, nos termos da lei, tem direito ao recebimento de um salário mínimo de benefício mensal. Correto Conforme o art. 203, V: “garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.” 38 – Após se sagrar vencedora em procedimento licitatório, empresa privada se vê impedida de celebrar contrato com o Estado para o fornecimento de material de escritório, por se encontrar em débito para com o sistema de seguridade social. No caso, à luz da Constituição Federal, o impedimento é procedente e se estende ao recebimento de benefícios ou incentivos fiscais. Correto Conforme o artigo 195, § 3º ”A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.” No que se refere ao Direito Penal, julgue os próximos itens. 39 – O agente que, por desenvolvimento mental retardado, for, ao tempo da ação delituosa, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato terá sua pena reduzida. Errado Essa alternativa trata do inimputável e exige do candidato o conhecimento do artigo 26 do Código Penal. Este dispositivo legal é constantemente cobrado pelas bancas.

40 – Acerca do homicídio privilegiado, a violenta emoção, para ensejar o privilégio, deve ser dominante da conduta do agente e ocorrer logo após injusta provocação da vítima. Correto O art. 121, §1° preceitua as hipóteses para o reconhecimento do homicídio privilegiado. Uma delas é estar o agente sob violenta emoção, logo em seguida à injusta provocação da vítima. Esta emoção deve ser absorvente, plena, fazendo com que o agente perca sua capacidade de autocontrole. E a expressão logo em seguida aponta um elemento temporal, devendo ser quase que imediatamente após injusta agressão. 41 – As circunstâncias e as condições de caráter pessoal se comunicam entre os coautores e partícipes do crime. Errado As circunstâncias e condições de caráter pessoal não se comunicam, nos termos do art. 30 do CP, salvo se forem elementares do delito. 42 – O critério distintivo entre crime e contravenção é dado pela natureza da pena privativa de liberdade cominada. Correto A Lei de Introdução ao Código Penal e à Lei das Contravenções Penais, em seu artigo 1o, cuja literalidade segue, define crime e contravenção penal. Os conceitos foram estabelecidos levando em conta a pena aplicável em cada uma das infrações penais. Preferiu a lei o critério quantitativo para distinguir uma infração penal da outra. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 – Os fatos axiomáticos dependem de prova. Errado Os fatos axiomáticos, ou evidentes, são fatos que decorrem de um raciocínio lógico, intuitivo, decorrente de alguma situação que gera a lógica conclusão de outro fato. Não dependem de prova. 44 – O inquérito policial é um processo judicial inquisitório em que são assegurados ao acusado os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. Errado No inquérito, justamente pelo seu caráter inquisitivo, não há que se falar em obrigatoriedade de contraditório e ampla defesa. Esta é a regra! 45 – A prisão em flagrante é compulsória em relação às autoridades policiais e seus agentes, desde que constatada a presença das hipóteses legais, mas possuem eles plena discricionariedade para avaliar o cabimento ou não da medida. Errado Com relação à prisão em flagrante quando aplicada por agentes policiais, não há que se falar em discricionariedade, sendo, regra geral, compulsória e vinculada à atuação. 46 – O juiz não ficará adstrito ao laudo, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte. Correto Art. 182 do CPP.

Considerando o que estabelece a Legislação Especial, avalie os itens. 47 – O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando. Correto De acordo com o ECA. 48 – Considere a seguinte situação hipotética. Pedro e Paulo associaram-se, em caráter habitual, organizado e permanente — societas sceleris —, para comercializarem cloreto de etila — lança-perfume — a estudantes de escolas e faculdades particulares. Nessa situação, Pedro e Paulo praticaram o crime de associação para o tráfico de entorpecentes, que é equiparado a crime hediondo. Errado A resposta aqui é simples: tanto o STF quanto o STJ já se manifestaram reiteradamente julgando como não hediondo o crime de associação para o tráfico, previsto no art. 35 da Lei 11.343/06. Tipificados nessa lei, só os crimes previstos nos seus artigos 33 e 36. 49 – As armas e as munições utilizadas pelos instrutores e alunos do curso de formação de vigilantes serão de propriedade do Departamento de Polícia Federal que poderá delegar a responsabilidade pela sua guarda à instituição autorizada a ministrar o curso. Errado As armas e as munições utilizadas pelos instrutores e alunos do curso de formação de vigilantes serão de responsabilidade e propriedade da INSTITUIÇÃO autorizada a ministrar o curso. Essas não são atribuições do Departamento de Polícia Federal. 50 – Segundo entendimento do STF, é inconstitucional a vedação de fiança, legalmente prevista, nos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Correto O crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido está previsto no artigo 14 da Lei 10.826/2003, sendo certo que em seu parágrafo único há a proibida à concessão de fiança.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Um gás segue a equação de estado abaixo. Com relação a isto, avalie os itens.

51 – Caso o valor de B e C seja zero, então esta equação se resume a equação dos gases ideais. Correto Sim. Sem os termos extras a equação se resume a equação dos gases perfeitos. 52 – Esta equação prevê comportamento crítico para o gás. Correto Para ver isso, precisamos achar um ponto que tenha as primeira e segunda derivadas igual a zero no gráfico de pressão por volume. Ou seja:

Ou seja:

O que resulta em

e

.

Que resulta em: Como existem todos os valores críticos, então o comportamento crítico está previsto. 53 – O valor do volume crítico é igual a 3C. Errado Pelo que vimos no item anterior,

.

54 – A temperatura crítica é igual a B/2RC. Errado No item anterior, vimos que 55 – A pressão crítica é igual a . .

Correto Vimos que sim na resolução do item anterior.

56 – O valor do fator de compressibilidade crítico para esse gás é maior do que a para o gás de van der Waals. Errado Para esse gás:

Para o gás de van der Waals esse valor é de 3/8 > 3/9. 57 – Quando a temperatura aumenta, o comportamento do gás se aproxima mais do comportamento ideal. Correto Quando a temperatura aumenta, o primeiro termo, que é o do gás ideal, passa a ser mais importante – e o gás se aproxima do comportamento ideal. 58 – Quando o volume molar aumenta, o comportamento do gás se aproxima do ideal. Errado -2 -3 Quando o termo Vm aumenta, os termos em potência de V e V praticamente desaparecem, deixando o termo do comportamento ideal. 59 – Esta equação é do tipo do virial. Correto 2 Sim, mas o termo tem uma constante negativa no termo em 1/V . 60 – Com esta equação é possível se calcular o valor de G, S, H e A. Errado Não há dados suficientes somente com a equação de estado para calcular tudo isso. Nos próximos itens, avalie como correto quando a figura estiver corretamente descrita pelo item.

61 – Hibdrização sp . Errado Somente um orbital p foi usado. É hibridização sp.

3

62 – Composto hibrizado em sp . Errado 3 Este está hibridizado em sp d.

3

63 – Um ligante monodentado. Errado Está claro pela tabela que é bidentado.

64 – Isômeros fac e mer. Correto Exatamente isto.

65 – Desdobramentos dos orbitais d em complexos tetraédricos. Errado Este é típico de complexos octaédricos.

66 – Série espectroquímica. Correto É exatamente isto que está representado.

67 – Desdobramento dos orbitais d em um campo quadrado planar. Errado Este é tetraédrico.

68 – Desdobramento em campo fraco. Errado Se o campo fosse fraco, haveria elétrons em eg.

69 – Estrutura de Ressonância. Errado Sequer tem o mesmo número de ligantes.

70 – Estrutura pentagonal bipiramidal. Errado Este é trigonal bipiramidal. Com relação aos compostos orgânicos e suas propriedades, avalie os itens. 71 – Haletos orgânicos geralmente são mais reativos do que os hidrocarbonetos. Correto Os átomos de halogênio trazem essa maior reatividade. 72 – Anidridos de ácido tendem a ser menos reativos do que os ácidos carboxílicos. Errado É o contrário que se observa na prática.

73 – Como regra de comparação, os pontos de fusão e ebulição dos ésteres tendem a ser menores do que os dos alcoóis semelhantes. Correto Sim, pois os alcoóis podem formar ligações de hidrogênio. 74 – Sais de ácido carboxílico apresentam interações de ligação iônica e dipolo induzido. Correto È o que se espera para estes compostos. 75 – Quando se efetua a separação dos alcanos por destilação fracionada; destilam-se inicialmente os que têm moléculas maiores. Errado Destilam primeiro os de moléculas menores, que tem menor ponto de ebulição. A respeito das reações dos alcoóis, avalie os itens. 76 – A desidratação de alcoóis forma alcenos. A ligação C-O e a ligação vizinha C-H são rompidas e um ligação p no alceno é formado. Correto Este é o mecanismo da reação. 77 – Apenas os alcoóis terciários são rapidamente desidratados com ácido. Correto Os demais alcoóis necessitam de condições mais drásticas. 78 – As desidratações catalisadas por ácido são reações E2, que ocorrem por um mecanismo que envolve três etapas, a protonação do oxigênio do grupo hidroxila, a perda espontânea de água para formar o intermediário carbocátion e a perda final de um próton + (H ) do átomo de carbono vizinho. Errado Está tudo correto, com exceção de que isto é uma reação E1. 79 – Os alcoóis terciários são rapidamente convertidos em haletos de alquila pelo tratamento com o HCl ou o HBr a 0ºC. Correto Estas são reações de interesse. 80 – Os alcoóis primários e secundários são muito mais resistentes ao tratamento ácido, não sendo convertidos em haletos. Errado Existem reações para essa conversão, como o uso de SOCl2.

Assinale como certo quando a molécula representada for a sugerida.

81 – Errado É o aleno.

Etano

82 –

Benzeno

Correto Esta é uma das formas de representar essa importante molécula.

83 –

Cloroetano

Errado E onde estão os demais hidrogênios? É o cloroetino.

84 – Correto É exatamente este composto.

Neopentano

85 – Correto É exatamente a propanona.

Acetona

86 – Errado Este é o fenaleno.
Ph

Antraceno

Et

87 –

terc-butilbenzeno

Errado É o terc-pentilbenzeno.
Ph

88 – Bu Correto Exato nome.

Et

(R)-(3-metilheptan-3-il)benzeno

Ph

89 – H Errado É R.
H

Et

(S)-sec-butilbenzeno

90 – H Correto Exato.

Et

Butano

A respeito da espectroscopia atômica, julgue os itens. 91 – A função do monocromador nos espectrômetros é isolar totalmente a linha espectral desejada, evitando que outras linhas alcancem o detector. Correto Exato. 92 – Dois parâmetros básicos controlam a capacidade do monocromador em separar as linhas de um espectro: a abertura da fenda de entrada, que é o espaço físico por onde a radiação pode penetrar no sistema monocromador e o poder de resolução do elemento dispersor, que na grande maioria das vezes é uma rede de difração. Correto Também certo. 93 – A absorção atômica é uma técnica pouco específica e com muitas interferências. Errado Ela é específica e apresenta poucas interferências. 94 – Se a amostra na chama pode produzir um composto termicamente estável do analito que se quer analisar e que não se decompõe com a energia da chama, a população de átomos do analito que podem absorver será reduzida. Isto é um exemplo de interferência de matriz. Errado Isto é interferência química. 95 – A interferência de ionização ocorre quando a temperatura da chama é muito alta para o analito e, por isso, tem energia suficiente para levá-lo além do estado atômico neutro e produzir íons. Isto também abaixa a população de átomos que podem absorver. Correto Verdadeira afirmação.

Com respeito aos detectores da cromatografia líquida de alta eficiência, avalie os itens. 96 – É possível montar um conjunto de detectores coulométricos em série o que permite aplicar um potencial crescente em cada cela de forma a oxidar ou reduzir seletivamente cada componente em cada uma das celas. Assim, compostos que eluem juntos podem ser quantificados apesar de não terem sidos separados. É possível o arranjo de 4 a 16 celas eletroquimicas obtendo-se cromatogramas tridimensionais. Correto Exata informação. 97 – A quantidade mínima detectável com detectores eletroquímicos é da escala de microgramas. Errado Chega-se até a detectar fentogramas. 98 – A sensibilidade à temperatura dos detectores de fluorescência é alta. Errado Não são muito sensíveis à mudança de temperatura. 99 – O detector de índice de refração é usado para compostos que absorvem na região UVVIS apenas. Errado São usados para qualquer composto que mude o índice de refração da fase móvel. 100 – Charged Aerossol e Evaporative Light Scaterring são detectores usados em HPLC. Correto São, de fato. A respeito da espectrometria de massas, julgue os itens. 101 – O espectro de massas é um gráfico do número de íons produzidos versus a massa. Errado Isso só vale para íons monocarregados. 102 – Em todas as técnicas espectroscópicas atômicas, devemos atomizar a amostra, convertendo-a em átomos e íons em fase gasosa. Na maioria das vezes, as amostras são apresentadas ao atomizador na forma de solução, embora algumas vezes introduzamos gases e sólidos. Correto Tudo certo. 103 – Nos atomizadores contínuos, as amostras são introduzidas de forma contínua. Correto Isto mesmo.

104 – Nos atomizadores discretos, as amostras são introduzidas de forma discreta com um dispositivo como uma seringa ou um auto-amostrador. O atomizador discreto mais comum é o plasma. Errado O plasma é contínuo. 105 – Um plasma é um gás quente e parcialmente ionizado, que contém uma concentração relativamente alta de elétrons e íons. Correto Certo conceito. A respeito dos conceitos da Química Analítica Qualitativa, avalie os itens. 106 – Os sais de magnésio não proporcionam nenhuma coloração no teste de chama. Correto De fato. 107 – Os cátions Mg básico.
2+

podem ser separados de Ba

2+

e Ca

2+

por reação com amônia em meio

Correto Sim. Somente eles precipitam. 108 – O alumínio forma compostos apenas no estado de oxidação 3+ e seu hidróxido é anfótero. Correto Certas informações. 109 – Ácido nítrico e PbO2 podem ser usados para separar cátion Mn do grupo III. Correto Esta é uma reação seletiva. 110 – A dissolução em sulfetos é uma forma de separar compostos em uma corrida analítica. Correto Realmente. A respeito das notificações de receita A, de acordo com a Portaria MS 344, julgue os itens. 111 – Serve para a prescrição de entorpecentes. Correto Isto mesmo. 112 – Valem somente dentro do estado emitente. Errado Valem em todo território nacional.
2+

dos demais cátions

113 – Sua cor é azul. Errado È amarela. 114 – Sua validade é de 90 dias. Errado É de 30 dias. 115 – O máximo de medicamento que pode ser prescrito é 5 ampolas ou o necessário para tratamento por 6 meses. Errado O prazo é apenas de 30 dias e não 6 meses. A respeito da Lei 6360/76, avalie os itens. 116 – A comprovação de que determinado produto, até então considerado útil, é nocivo à saúde ou não preenche requisitos estabelecidos em lei implica na sua imediata retirada do comércio e na exigência da modificação da fórmula de sua composição e nos dizeres dos rótulos, das bulas e embalagens, sob pena de cancelamento do registro e da apreensão do produto, em todo o território nacional. Correto De acordo com a lei. 117 – É atribuição exclusiva do Ministério da Saúde o registro e a permissão do uso dos medicamentos, bem como a aprovação ou exigência de modificação dos seus componentes. Correto Art 6º. 118 – Como medida de segurança sanitária e a vista de razões fundamentadas do órgão competente, poderá o Ministério da Saúde, a qualquer momento, suspender a fabricação e venda de qualquer dos produtos de que trata esta Lei, que, embora registrado, se torne suspeito de ter efeitos nocivos à saúde humana. Correto Art 7º. 119 – Nenhum estabelecimento que fabrique ou industrialize produto abrangido por esta Lei poderá funcionar sem a assistência e responsabilidade efetivas de técnico legalmente habilitado. Correto Art. 8º. 120 – Independem de licença para funcionamento os estabelecimentos abrangidos por esta Lei integrantes da Administração Pública ou por ela instituídos, ficando sujeitos, porém às exigências pertinentes às instalações, aos equipamentos e à aparelhagem adequados e à assistência e responsabilidade técnicas. Correto Art. 9º.

Para acessar mais provas e participar de discussões, só entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->