Princípios da Animação

Parte 2

Renata Machado
reusmachado@gmail.com

www.reusmachado.com

Princípios da Animação 1 - Timing 2 - Slow In Slow Out 3 - Squash e Stretch 4 - Follow through e Overlapping 5 - Exagero 6 - Staging

Appeal .Antecipação 11 .Princípios da Animação 7 .Personalidade 12 .Arcos 8 – Ação Secundária 9 – Straight ahead e pose to pose 10 .

geralmente se apresentam duros e sem graça. .Movimentos em Arcos A maioria dos movimentos seguem a trajetória de um arco. Movimento circulares suaves dão uma sensação mais natural aos movimentos. Movimentos que não seguem essa regra.

Movimentos em Arcos .

Movimentos em Arcos .

Movimentos em Arcos .

Movimentos em Arcos Vídeo http://www.3dworldmag.com .

o realismo e o interesse em uma cena. Ela pode ser usada para aumentar a complexidade. vídeo .Ação Secundária É uma ação que resulta diretamente de uma outra ação. A ação secundaria deve permanecer subordinada. não deve ser tão importante quanto à ação primária.

Originalmente pensadas para animação desenhada 2D. podendo incorporar novas idéias que surgem no processo.Straight ahead e pose to pose São duas técnicas diferentes de animação. até alcançar o final da cena. Na animação seguida. o animador desenha / posiciona a figura um quadro após o outro. elas também funcionam para processos de trabalho em 3D. .

vídeo .Straight ahead e pose to pose No modo de animação pose a pose. que fazem a transição fluida de um extremo ao outro do movimento. primeiro são criados os desenhos que contém as poses-chave (key poses) dos personagens ao longo de uma determinada sequencia. são criados os desenhos intermediários (inbetweens). em seguida. vc anima "blocando" a sua animação em um número definido de frames. No processo 3D.

.A preparação para ação.A ação propriamente dita. .O encerramento da ação. .Antecipação Uma animação pode ser dividida em três partes: .

A antecipação também pode aumentar a ênfase dramática do movimento. vídeo . Isso significa que você deve informar e antecipar quando fará algum movimento importante com seu personagem. também.Antecipação Uma das finalidades da antecipação é. aumentar o aspecto didático do seu trabalho. para que o cérebro do receptor de sua mensagem consiga entender.

Personalidade / Solid Draw Solid Draw é o que se chama de um bom design de personagem. Isso serve tanto p animação 2D quanto 3D. Um personagem precisa Se distinguir dos outros. Ninguém é igual a ninguém. . Com os personagens deve ser assim ao ponto em que fique bem claro quem ele é e qual é a dele.

Personalidade Poses e Linhas de ação .

Personalidade Poses e Linhas de ação .

Personalidade Poses e Linhas de ação .

Personalidade Inversão de Linha de ação .

Personalidade Silhueta .

Personalidade Silhueta .

Personalidade Silhueta .

Personalidade Silhueta .

uma qualidade de charme. comunicação e magnetismo” (THOMAS. design agradável. 1981. simplicidade. JOHNSTON. . 68) Os personagens não precisam de ser lindos e simpáticos. p. de acordo com o “ estilo Disney”. mas têm de ser interessantes. de alguma forma atraentes.Appeal O apelo é característica bastante subjetiva. é “àquilo que uma pessoa gosta de olhar.

br .faesa. Inscrições em: cursos.Curso Criação de Personagens 3D para Jogos – Modelagem e Texturização Avançada Período: De 22/9/2012 a 27/10/2012 Aos sábados de 8h às 17h.

Obrigada! reusmachado@gmail.com .com www.reusmachado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful