You are on page 1of 10

REPRESENTAÇAO DESCRITIVA II

PROFESSORA MONICA MARQUES CARVALHO

.  Pode ser encontrada em diversos tipos de suportes. .  INFORMAÇÃO  A Informação é um conjunto de dados que inter-relacionado produzem significado..TUDO COMEÇA COM A .

O registro possibilita romper os limites de espaço e tempo. Este registro se deu graças a evolução da linguagem. o registro físico do conhecimento. .O CONHECIMENTO Conjunto de informações assimiladas e internalizadas. O DOCUMENTO O documento é o meio.

PARA QUE HAJA A PERPETUAÇÃO DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS E A CONSEQUENTE EVOLUÇAO DO HOMEM ELA PRECISA SER REPRESENTADA. CODIFICADA PARA SER RECUPERADA .

 A partir do momento em que houve a primeira e a segunda explosão da informação foi necessário a criação de ESTRATÉGIAS DE CONDENSAÇAO DA INFORMAÇAO .NECESSIDADE DE REPRESENTAR  O homem sempre sentiu a necessidade de representar a informação.

. Essas estratégias existem uma vez que a informação gerada e produzida pela humanidade é muito volumosa e se torna necessário existir formas de registrar a informação para a futura produção de conhecimento pelo homem.

 O tratamento da informação com vistas a sua recuperação se modifica de acordo com as necessidades dos usuários e com o formato que essa informação se apresenta. . Além de grandes quantidades a informação hoje apresenta-se em diversos formatos.  São várias as fontes de informação existentes.

.DE QUALQUER FORMA  Torna-se imprescindível REPRESENTAR A INFORMAÇAO ENTÃO.. .

REPRESENTAÇÃO  “ Representação daquilo que se pensa ou como substituição. tornar algo presente. 1990). interpretar” (FERREIRA. descrever. visam a DESCRIÇÃO DO ITEM criando REPRESENTAÇÕES do mesmo. descrição é representar como ato de reproduzir.  Todos os atos são denominados ATOS DOCUMENTÁRIOS. .  A REPRESENTAÇÃO objetiva desconstruir para construir.

REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA IDENTIFICA E CONDENSA O CONTEÚDO TEMÁTICO (ASSUNTO) DO ITEM DE INFORMAÇÃO. FORMULANDO PONTOS DE ACESSO VISANDO SUA RECUPERAÇÃO EM UM SITEMA DE INFORMAÇÃO . VISANDO SUA RECUPERAÇÃO EM UM SITEMA DE INFORMAÇÃO DESCRITIVA REALIZA A DESCRIÇÃO DO ITEM DE INFORMAÇÃO.