www.exatoconcursos.com.

br

Telefone: (19)41411005
Disciplina: Mecânica dos Fluidos Aula 4

Grupos Adimensionais de Importância em Mecânica dos Fluidos:

Número de Reynolds:
Re = ρVD VD = µ ν

Ao longo dos anos, várias centenas de grupos adimensionais diferentes que são importantes na engenharia foram identificados. As forças encontradas nos fluidos em escoamento incluem aquelas devidas à inércia, viscosidade, pressão, gravidade, tensão superficial e compressibilidade. A razão entre duas forças quaisquer será adimensional.

O número de Reynolds é a razão entre as forças de inércia e as forças viscosas.
Número de Euler:

Eu =

∆p 1 ρV 2 2

Podemos expressar cada uma das forças como: Força de Inércia = ρV 2 L2

O número de Euler é a razão entre as forças de pressão e as forças de inércia.

Número de Cavitação:
Ca = p − pv 1 ρV 2 2

Força Viscosa = τA = µ

du V A ∝ µ L2 = µVL dy L

Força de Pressão = ( ∆p ) A ∝ ( ∆p ) L2

O número de Cavitação também é uma razão entre as forças de pressão e as forças de inércia.

Força de gravidade = mg ∝ gρL3 Força de Tensão Superficial = σL

Número de Froude:

Fr =

Força de Compressibilidade = E v A ∝ E v L2
• As forças de inércia são importantes na maioria dos problemas de mecânica dos fluidos. A razão entre as a força de inércia e cada uma das outras listadas, leva a cinco grupos adimensionais fundamentais encontrados na mecânica dos fluidos.
4

V gL

O número de Froude pode ser interpretado como a razão entre as forças de inércia e as forças de gravidade.
Número de Weber:

ρV 2 L We = σ

br Telefone: (19)41411005 Disciplina: Mecânica dos Fluidos Aula 4 O número de Weber é a razão entre as forças de inércia e as forças de tensão superficial.exatoconcursos.com. A igualdade dos números de Froude entre modelo e protótipo requer uma razão entre velocidades de: Vm  L m = Vp   Lp     1 2 Semelhança Geométrica: requer que o modelo e o protótipo tenham a mesma forma e que todas as dimensões lineares do modelo sejam relacionadas às correspondentes dimensões do protótipo por um fator de escala constante. Que condições devem ser atendidas para assegurar a semelhança entre os escoamentos de modelo e protótipo?  ρVD   ρVD  =     µ modelo  µ protótipo Além disso: •  F   F  =  2 2  2 2   ρV D mod elo  ρV D protótipo Em alguns casos. a completa semelhança dinâmica entre modelo e protótipo pode não ser alcançada. A determinação da força de arrasto de um navio é um exemplo dessas situações.www. por meio de transposição de escalas. momentos e cargas dinâmicas que existiriam no protótipo em tamanho real. fornecer as forças. As condições necessárias para garantir a semelhança dinâmica entre os escoamentos do modelo e do protótipo podem ser entendida considerando um escoamento de modelo e um escoamento de protótipo em torno de uma esfera. A semelhança dinâmica completa requer que os números de Froude e de Reynolds sejam produzidos entre modelo e protótipo. Dessa forma: Semelhança de Escoamentos e Estudos de Modelos: • Um teste com modelo deve fornecer dados que possam. Número de Mach: M= V c O número de Mach pode ser interpretado como uma razão entre as forças de inércia e as forças devidas à compressibilidade. . Semelhança Dinâmica: quando dois escoamentos têm distribuições de força tais que tipos idênticos de forças são paralelas e relacionam-se em magnitude por um fator de escala constante em todos os pontos correspondentes. 5 a fim de garantir configurações de ondas de superfície dinamicamente semelhantes. Semelhança Cinemática: dois escoamentos são cinematicamente semelhantes quando as velocidades em pontos correspondentes estão no mesmo sentido e relacionam-se em magnitude por um fator de escala constante. então os dois escoamentos são dinamicamente semelhantes.