Índice: 0.1 - Campo Magnético 1.1 - Definição de Campo Magnético e Força sobre a Carga.......02 1.2 - Trabalho sobre a carga........................................................02 1.3 – Potência...........................................................

..................02 1.4 - Fluxo de campo magnético B..............................................02 1.5 - Força magnética sobre uma corrente.................................03 1.6 - Torque sobre uma espira...................................................04 1.7 - Movimento de Partículas em um Campo Magnético..........05 0.2 - Fontes de Campo Magnético 2.1 - O campo Magnético de Cargas pontuais em Movimento...06 2.2 - Campo Magnético de Correntes: Lei de Biot-Savart...........06 2.3 - Lei de Gauss.......................................................................07 2.4 - Lei de Ampère....................................................................07 0.3 - Indução Eletromagnética 3.1 - Lei de Faraday......................................................................08 3.2 - Lei de Lenz...........................................................................08

Blog Physics ACT!

O campo magnético exerce força sobre uma carga em movimento. Assim a energia cinética da partícula num campo magnético é constante. temos ݈݀ ൌ ࢂ݀‫ ݐ‬e o trabalho realizado pela força de Lorentz é: ܹ݀ ൌ ࡲ݈݀ ൌ ࡲࢂ݀‫ ݐ‬ൌ ‫ݍ‬ሺࡱ ൅ ࢂ ൈ ࡮ሻࢂ݀‫ ݐ‬ൌ ‫ݍ‬ሾࢂࡱ ൅ ࢂሺࢂ ൈ ࡮ሻሿ݀‫ ݐ‬ൌ ‫ݐ݀ࢂࡱݍ‬ Pois ࢂሺࢂ ൈ ࡮ሻ ൌ 0 Então ሬሬԦࢂ ሬԦ݀‫ݐ‬ ܹ݀ ൌ ‫ࡱݍ‬ ܹ݀ ሬሬԦࢂ ሬԦ ൌ ‫ࡱݍ‬ ݀‫ݐ‬ 1.4 .3 .Trabalho sobre a carga Se a carga ‫ ݍ‬sofre um deslocamento ݈݀ durante um intervalo de tempo infinitesimal ݀‫ݐ‬. O fluxo do campo magnético ࡮ através de uma superfície ܵ. e essa força é dada por: ࡲ é perpendicular ás direções da velocidade ࢂ e ao campo magnético ࡮. e Gauss (‫) ܩ‬.Potência A potencia deve-se exclusivamente ao campo elétrico ࡱ. 1‫ ܩ‬ൌ 10ିସ ܶ ሬԦ ൌ ݇‫ࢂݍ‬ ሬԦ ൈ ࡮ ሬሬԦ ࡲ Se existem um campo elétrico e um magnético atuando sobre uma partícula carregada.1 . é definido por 1. no SI.Definição de Campo Magnético e Força sobre a Carga O campo magnético é um campo produzido pelo movimento de cargas elétricas ou por um imã (causado pelos spins das partículas subatômicas).Campo Magnético 1. B V O campo magnético B é dado em Tesla (ܶ).1 . no CGS.Fluxo de campo magnético ࡮ Blog Physics ACT! . O campo magnético ࡮ não realiza trabalho porque a força magnética é sempre perpendicular a ࢂ. a força que atua sobre ela recebe o nome de força de Lorentz e é dada por: F ሬ Ԧ ൌ ‫ݍ‬ሺࡱ ሬሬԦ ൅ ࢂ ሬԦ ൈ ࡮ ሬሬԦሻ ࡲ 1. com um vetor unitário ࢔.2 .

Blog Physics ACT! . A força resultante sobre um circuito fechado onde passa uma corrente estacionária é Ԧ ൌ ݅ ර ሬሬሬሬԦ ሬ ሬሬԦ ࡲ ࢊ࢒ ൈ ࡮ Se o campo é uniforme.Força magnética sobre uma corrente dl j Seja ࢐ a densidade de corrente elétrica.5 . temos ଴ ஼ ଴ ሬ Ԧ ൌ ݅ ቆර ሬሬሬሬԦ ሬሬԦ ൌ 0 ࡲ ࢊ࢒ቇ ൈ ࡮ ஼ A força resultante sobre qualquer circuito percorrido por uma corrente estacionária é nula. o análogo magnético da lei de Gauss é ሬԦ࢔ ෝ ݀‫ ݏ‬ൌ 0 ර ሬ ࡮ Para qualquer superfície fechada ࢙ ૙ 1. ࢊࡲ é a força exercida pelo campo magnético sobre o trecho ݈݀ do fio condutor.ሬԦ࢔ ෝ ݀‫ݏ‬ Φൌන ሬ ࡮ ௦ ଴ Como não existem monopolos magnéticos. A densidade de força exercida pelo campo magnético é A Sendo ࢐ ൌ െ݊݁ࢂ ሬԦ ሬሬԦ Ԧൈ ࡮ ࢌൌଚ ሬԦ ሬԦ ൈ ࡮ ሬሬԦ ࢌ ൌ െ݊݁ࢂ A força total ݀ࡲ exercida sobre os elétrons livres contidos no volume ‫ ݈݀ܣ‬do condutor será: Sendo ࢐‫ ܣ‬ൌ ݅ ࢊࡲ ൌ ࢌ‫ ݈݀ܣ‬ൌ ࢐‫ ݈݀ܣ‬ൈ ࡮ ሬሬሬሬሬԦ ൌ ݅ࢊ࢒ ሬሬሬሬԦ ൈ ࡮ ሬሬԦ ࢊࡲ Onde ݅ࢊ࢒ é o elemento de corrente.

A força ‫ܨ‬ଶ é igual e contrária a ‫ܨ‬ସ e dado por Como ‫ܨ‬ଶ é igual e contrária a ‫ܨ‬ସ temos um torque. Z B 3 4 0 ሬሬԦ ሬԦ ൈ ࡮ ࣎ ൌ ሺ݅‫ܾܤ‬ሻܽࢠ ൌ ݅‫ ࢠܤܣ‬ൌ ࣆ n ߮ 2 1 Y X Sendo o plano do circuito rotacionado.Torque sobre uma espira Z B 3 4 ‫ܨ‬ସ O b 2 n a 1 ‫ܨ‬ଶ X Y Considere um circuito retangular de lados ܽ e ܾ percorrido por uma corrente estacionária i e situado num campo uniforme que é paralelo ao lado ܽ.6 . dado por: ࡲ૛ ൌ ܾ݅ࢠ ൈ ሺ‫࢟ܤ‬ሻ ൌ െ݅‫ܾ࢞ܤ‬ Em que ‫ ܣ‬ൌ ܾܽ e ࣆ ൌ ݅‫ ܣ‬é o momento de dipolo magnético. temos: O braço do torque é agora ܽ‫߮݊݁ݏ‬ ࡲ૚ ൌ ݅ሺܽܿ‫ ࢞߮ݏ݋‬൅ ܽ‫࢟߮݊݁ݏ‬ሻ ൈ ‫ ࢟ܤ‬ൌ ݅ܽ‫ࢠ߮ݏ݋ܿܤ‬ Blog Physics ACT! .1. Os lados 1 e 3 são paralelos a B por isso não contribuem para as forças.

com ࢔ ൌ ‫ ࢞߮݊݁ݏ‬െ ܿ‫ ࢟ݏ݊݋‬então ࣎ ൌ ሺ݅‫ܾܤ‬ሻܽ‫ ࢠ߮݊݁ݏ‬ൌ ݅‫ ࢠ߮݊݁ݏܤܣ‬ൌ ݅‫ܣ‬ሺ‫ ݔ߮݊݁ݏ‬െ ܿ‫ݕ߮ݏ݋‬ሻ ൈ ሺ‫ݕܤ‬ሻ ൌ ݅‫ ݊ܣ‬ൈ ‫ ܤ‬ൌ ࣆ ൈ ࡮ 1. cuja direção forma sempre um ângulo reto com a direção da velocidade da partícula. A partícula se move sob a ação de uma força de módulo constante. o módulo de sua velocidade permanece sempre constante. Assim vemos que a trajetória da partícula é circular. A força magnética que atua sobre a partícula é Então o raio da trajetória é ࡲ ൌ ݉ܽ ൌ |‫࡮ࢂ|ݍ‬ ݉ ࢂ² ൌ |‫࡮ࢂ|ݍ‬ ܴ ܴൌ A velocidade angular é dada por ݉ࢂ ‫݌‬ ൌ |‫࡮|ݍ| ࡮|ݍ‬ ߱ൌ ܸ ܴ E a freqüência é dada por ߱ൌ |‫࡮|ݍ‬ ݉ ߱ 2ߨ ݂ൌ Blog Physics ACT! .Movimento de Partículas em um Campo Magnético Quando uma partícula carregada se move em uma região onde só existe campo magnético.De modo que.7 . Os módulos dos vetores F e V permanecem constantes.

1 .2 .2 . dado por: ሬԦ ܸ q ሬ ሬԦ ൌ ࡮ ‫ݎ‬ Ԧ ‫̂ݎ‬ P ሬ ሬԦ ࡮ ሬԦ ൈ ࢘ ො ߤ଴ ‫ࢂݍ‬ 4ߨ ‫ݎ‬² ߤ଴ é a constante de permeabilidade do espaço livre. que tem valor exato de: ߤ଴ ൌ 4ߨ ൈ 10ି଻ ܰ/‫ܣ‬ 2.O campo Magnético de Cargas pontuais em Movimento Quando uma carga pontual q se move com velocidade não relativística ࢂ produz um campo magnético ࡮ no espaço.Campo Magnético de Correntes: Lei de Biot-Savart ሬሬሬሬሬԦ produzido por um elemento de corrente ‫݈݀ܫ‬ ሬሬሬԦ é dado por O campo magnético ݀‫ܤ‬ ሬሬሬԦ ሬԦ por ‫݈݀ܫ‬ Substituindo ‫ܸݍ‬ ሬԦ ൌ ሬ ࡮ ሬሬԦ ൌ ࡮ ሬԦ ൈ ࢘ ො ߤ଴ ‫ࢂݍ‬ 4ߨ ‫ݎ‬² ሬሬሬሬԦ ൈ ࢘ ො ߤ଴ ‫࢒ࢊܫ‬ 4ߨ ‫ݎ‬² A equação acima é conhecida como lei de Biot-Savart O campo magnético em uma espira com corrente: ࢊሬሬሬԦ ࡮ൌ ሬሬሬሬሬԦ‫߮݊݁ݏ‬ ߤ0 ‫࢒ࢊܫ‬ 4ߨ ‫ݎ‬² Pela figura ‫ ߮݊݁ݏ‬ൌ 1 ‫ ܤ‬ൌ න ݀‫ ܤ‬ൌ ‫ܤ‬ൌ ߤ଴ ‫ܫ‬ ߤ଴ ‫ܫ‬ 2ߨ‫ݎ‬ ൌ 4ߨ ‫ ݎ‬ଶ 2‫ݎ‬ ߤ଴ ‫ܫ‬ ර ݈݀ 4ߨ ‫ ݎ‬ଶ Blog Physics ACT! .Fontes de Campo Magnético 2.

Lei de Gauss ߤ଴ ܰ ‫ܫ‬ 2 ‫ݎ‬ O fluxo líquido do campo magnético através de qualquer superfície fechada é sempre ZERO.4 . e cada volta transporta uma corrente ‫ ܫ‬. O eixo do solenóide é o eixo x e sua extremidade esquerda está em ‫ ݔ‬ൌ ‫ݔ‬ଵ e sua extremidade direita está em ‫ ݔ‬ൌ ‫ݔ‬ଶ Se ݊ ൌ ܰ/‫ ܮ‬é o número de espira por unidade de comprimento e em cada espira. Blog Physics ACT! . A lei de Ampère relaciona a componente tangencial ‫ܤ‬௧ do campo magnético integrada em torno de uma curva fechada ‫ܥ‬ com uma corrente ‫ܫ‬஼ que passa través de qualquer superfície limitada por ‫ ܥ‬.3 . O campo Magnético em ponto sobre o eixo x causado pela espira da origem transportando uma corrente ݊‫ ݔ݀ܫ‬é dado por: ‫ܤ‬ൌ 2. O elemento é equivalente a uma única espira transportando um elemento de corrente ݀‫ ܫ‬ൌ ݊‫ݔ݀ܫ‬. Se pegarmos um elemento ݀‫ ݔ‬do solenóide a uma distância ‫ ݔ‬da origem teremos ݊݀‫ ݔ‬espiras nesse elemento. que consiste em N voltas de fio transportando uma corrente I.O campo magnético devido à corrente em um Solenóide: Considerando um solenóide de comprimento L.Lei de Ampère ௌ ଴ A lei de Ampère é um análogo magnético da lei de Gauss. Φ ൌ ර ‫ܤ‬௡ ݀‫ ܣ‬ൌ 0 2.

O sentido vago na lei é proposital para que ela possa cobrir uma variedade de condições Consideramos o sistema visto na figura abaixo composto com por uma espira plana condutora e um imã permanente.Essa lei é de grande utilidade quando precisamos obter uma expressão do campo magnético em uma situação onde há elevado nível de simetria. Então se aproxima da espira o pólo norte do imã permanente. Alei de Faraday.Indução Eletromagnética O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto simultaneamente por Faraday e por Henry. com o sinal negativo. Existe um fluxo através da espira dado por Φ ൌ ර ‫ ܵ݀ܤ‬ൌ ර ‫݊ܤ‬ ො݀ܵ ௌ ௌ ଴ ଴ Seja R a resistência da espira C e então podemos usar enunciar a lei de Faraday através da corrente i induzida na espira quando o fluxo vária com o tempo: ݅ൌെ ݀Φ ܴ݀‫ݐ‬ A fem Induzida em uma espira é devida a existência dessa corrente e pode ser dada pela taxa de variação do fluxo. porém possui sentidos oposto.Lei de Lenz A fem induzida está em uma direção que se opõe. 3. O campo magnético ‫ ܤ‬do imã tem mesma direção de ݊ ො . ሬሬሬԦ ൌ ර ‫ܤ‬௧ ݈݀ ൌ ‫ܤ‬௧ ර ݈݀ ൌ ሬԦ · ݈݀ ර ‫ܤ‬ ஼ ஼ ஼ ߤ଴ ‫ܫ‬஼ ሺ2ߨ‫ݎ‬ሻ ൌ ߤ଴ ‫ܫ‬஼ 2ߨ‫ݎ‬ 3 .2 . ou tende a se opor.1 . pode ser escrita pode ser escrita como: ࣟൌെ ݀Φ ݀‫ݐ‬ O sinal negativo na expressão acima é discutido abaixo na lei de Lenz 3. então Blog Physics ACT! . através da área delimitada pela espira. à variação que a produz.Lei de Faraday (É interessante voltar um pouco e rever “fluxo magnético” antes de continuar) Seja uma única espira C imersa em um campo magnético B e orientada como na figura abaixo.

Blog Physics ACT! . Quando o imã vai se aproximando de espira o fluxo aumenta em módulo e temos: ሬሬሬԦ ൐ 0. pois a fem induzida na espira pela ሬԦ · ݈݀ O campo elétrico dentro da espira é tal que ‫ܧ‬ variação do fluxo é positiva devido ao sinal negativo na lei da indução: ݀Φ ൏0 ݀‫ݐ‬ ሬሬሬԦ ൐ 0 ሬԦ · ݈݀ ࣟൌර ‫ܧ‬ ஼ A corrente induzida i terá a mesma orientação dl. sendo o norte da espira apontado para o norte do imã criando uma força de repulsão entre eles opondo-se ao movimento inicial de aproximar o imã da espira. Considerando o que foi visto podemos enunciar de uma forma alternativa a lei de Lenz: Quando o fluxo magnético através de uma superfície varia. Assim temos a criação de um dipolo na espira. o campo magnético devido a qualquer corrente induzida produz um fluxo sobre ela mesma – através da mesma superfície e em oposição à variação. essa interpretação da lei de Lenz justifica o sinal negativo que citamos na seção anterior.‫݊·ܤ‬ ො ൏ 0 então o fluxo magnético do imã através da espira é ൏ 0. O sentido da corrente induzida tende a se opor à variação de fluxo através da espira.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful